2024-05-19

 


Operação em Santa Cruz

 

Um coração novo

 

 

Antunes Ferreira

Ao fim de quase meio ano de ausência desta nossa casa, estou (estive) aqui no domingo último _ o que hoje repito a passar estes (esses) momentos com a minha querida família – o que é uma enormíssima felicidade!!!! Foi – tem sigo – uma saga – “complicadíssima” que passou por cerca de 50 dias acamado no Hospital de Santa Maria, onde me colocaram um pacemaker e me tolheram quaisquer possibilidades de locomoção autómata. Dali segui (para onde deveria ter sido encaminhadas) – porque não podia continuar a ocupar uma cama, por elas estarem híper ocupadas, não haver válvulas, sendo necessário a sua importação, não existir anestesista disponível, etc.  – para as Residências Montepio (cerca da «módica» quantia de € 3. 598, 90 mensais) aguardando que me fosse marcada a intervenção de que já vos tinha dado conta no último texto publicado no meu blogue.

 

Andarilho

Entretanto aguardava se a operação se realizaria nos Hospitais de Santa Maria ou de Santa Cruz, o que resultou em quase cinco quatro meses durante os quais trabalhei em fisioterapia (a melhor coisa que há nas Residências) com o Fábio Pinheiro encarregado de me acompanhar; resultados: no primeiro dia senti-me enraivecido comigo próprio só conseguindo uns escassos movimentos no espaldar, depois comecei com um andarilho, uma bengala de três pés, uma bengala simples e finamente andar sozinho sempre acompanhado pelo Fábio. Falando livremente, é um «malandro» pachola; mas, no melhor pano cai a nódoa: é do Benfica. Diz o povo na sua eterna sabedoria – não se pode ter tudo… De resto, toda a equipa da fisioterapia, a Mafalda, a Rita, a Juliana (que eu «rebaptizei» de Tânia e a Vera = 5 estrelas.

 

Com o passar dos dias, semanas e meses fui adaptando-me ao novo modo de vida, tentando, como é meu feitio e hábito, dar-me bem com todo o pessoal que aqui trabalha: administrativos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares ocupacionais, orientadores, dietistas, pessoal das cozinhas, serventes e outros. Bom senso, boa educação, sensibilidade, noção extrema da igualdade, tudo incutido pelos meus pais, pela escola primária (quão grato lhes fiquei!) e pela escola da vida, conjugadas com a vivência universitária resultaram no «produto» em vias de extinção… mas dentro do prazo de validade. Aqui tenho de sublinhar a minha mesa no refeitório, que considero a melhor do «mundo gastronómico» e que é constituída pelos srs. Carlos Leal, 98 anos, António Lagoa, 92 anos, Joaquim Mourão, tal como eu, 82 anos. Entre anedota (sou o principal fornecedor sem IVA) comentários, apartes bem-dispostos é um fartote. Mais do que uma seita somos um gangue gargalhante.

Hospital de Santa Cruz - Bloco operatório

 Finalmente na segunda-feira, 30 de Março fui operado no Magnifico Hospital de Santa Cruz onde nem sequer fui anestesiado, apenas sedado; a válvula foi colocada por cateter – doeu-me um bocado, mas aguentei-me. A anestesista ia-me animando com a sua cabeça encostada à minha.  A intervenção correu tão bem que o cateter foi-me retirado logo após ter sido terminada a cirurgia – o que não parece ser habitual pois o normal é sê-lo passados dois ou três dias. Resumindo: estive internado em Santa Cruz UM DIA E MEIO!!!!

Residências Montepio Entrecampos

 Uma nota obrigatória para as Residências Montepio, obviamente uma instituição destinada ao apoio e tratamento sobretudo a pessoas da terceira idade, mas em última análise uma máquina de fazer dinheiro! Naturalmente que são um negócio e como todos eles destinam-se a obter lucros. Mas – para mim, talvez demasiado sensível – os utentes são indivíduos diminuídos, alguns com graves deficiências, babando-se, adormecendo nas adeiras de rodas, tendo de ser alimentados pelas/os assistentes/auxiliares, etc. o que já de si portador (controlado felizmente) de bipolar é extremamente deprimente.

 Porém, como  em tudo o resto da vida há o «bom» e o «menos bom» para não sublinhar o «mau»; os dias que vão correndo não se podem, nem devem, dividir-se entre o branco e preto; tal dicotomia não existe e se a queremos adoptar cometemos um erro crasso. No entanto, sem menosprezo para quantos nas Residências trabalham, sinto-me apto a referir a enfermeira Andreia Ferreira, uma profissional de mão cheia, que se tornou minha amiga e até tem o nome duma «namoradinha, paixão» quando eu tinha 14 aninhos bem como o auxiliar António Correia, meu cúmplice e companheiro nas saídas para consultas e exames no exterior e, sobretudo, um compincha a verde e branco, ou seja, um Leão não da Estrela, mas das Residências Montepio Entrecampos. E para terminar pelo começo tenho de apontar a equipa capilo-unhal constituída pela Manuela (que nunca me quis fazer madeixas…) e a Noélia (que trata dos meus cascos).

 Como fui católico, mas curei-me, in fine, ite, missa est. Ámen. 


NR Este texto pode sair repetido por mor das diabruras do Blogger!!!!! Se assim for, aqui ficam as desculpas do autor.  

 

 Es


17 comentários:

  1. Que bom saber notícias tuas e várias peripécias, mas enfim, estás bem. Imagino a mesa com oa amigos e tuas piadas,rs Bom humor sempre! Deixo um abração e torço pra que tudo continue bem! chica

    ResponderEliminar
  2. Querida Chiquitamiga
    Muito e muito obrigado; tudo continua a seguir bem.
    Beijo & queijo
    Henrique

    ResponderEliminar
  3. Muito bom saber de ti!|

    Que a recuperação corra bem e seja o mais rápida possível, meu amigo.

    Estreito e solidário abraço .

    ResponderEliminar
  4. Querida Sãozitamiga
    Muitíssimo obrigadíssimo. Estou a tentar voltar para casa no final este mês....
    Beijo & queijo
    Henrique

    ResponderEliminar
  5. É bom saber que aos poucos a saúde vai melhorando!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tintinainamigo
      Muito obrigado marujo!
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  6. É reconfortante saber que o pior haja passado e que o futuro apenas nos deixa abertos estes caminhos.
    Boa recuperação.

    Abraço,
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Solamigo
      Com as idas e vindas, bisturis e válvulas não respondi quando devia a todos que me dirigiram o seu apoio e a sua solidariedade. Embora com atraso o muito obrigado sincero aqui fica.
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  7. hahahahaha, nosso querido amigo está de volta, maravilha, amanhã estaremos Pedro e eu aqui para ver o que você andou "aprontando!"
    Aqui muito frio e chuva, muito desagradável, querido amigo! E a tal enchente que já sabes, tomou conta do Rio Grande do Sul.
    Aguarda mais umas horinhas Henrique, voltaremos.
    Beijos e queijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taisamiga
      A resposta que dei ao Sol da Esteva é aplicável a todos os que me acompanham neste momento difícil que aos poucos vou ultrapassando.
      Quanto à tragédia enorme que acontece no teu Rio Grande do Sul, as imagens que passam nas televisões dizem (quase) tudo!!!
      Boa sorte e a minha solidariedade!
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  8. Saúdo o seu regresso. Oxalá seja duradouro. Rápidas melhoras
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ryk@rdamigo
      O agradecimento que bem mereces remeto-o para a resposta mais completa que dei ao Sol da Esteva.
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  9. Me alegro de que todo haya ido bien.
    Ahora a seguir adelante con mucho ánimo y deseo que con muchísima salud.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Toramigo
      ¡Muchas gracias por tus palabras que me ayudaron a continuar la lucha por mejorar mi salud!
      Abrazos
      Henrique

      Eliminar
  10. Passaste por muito mas voltaste em grande e agora muito juízinho:))))
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  11. Querida Fatylyamiga
    Vou fazendo o melhor que posso - e devo. As palavras como as tuas merecem a resposta que dei ao Sol da Esteva.
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderEliminar
  12. O meu herpes e diabetes estão completamente curados depois de beber os medicamentos à base de plantas do Dr. Jekawo, nos quais ele preparou e me enviou através do serviço EMS Courier, nunca soube que existia um fitoterapeuta tradicional com tanta sabedoria ancestral que pode curar todos os tipos de doenças e infeções com medicamentos à base de plantas até que encontrei o Dr. Jekawo online. Fiquei tão frustrado quando me deparei com o Dr. Jekawo online através da leitura de blogs, por isso li tantos testemunhos sobre como ele utiliza medicamentos à base de plantas para curar o herpes, a diabetes , cancro, HPV, hepatite, aumento do pénis , Aumento mamário, Disfunção eréctil, Feitiço de amor para trazer o seu amante de volta, feitiço de boa sorte, doença de clamídia, doenças de lúpus.
    O Dr Jekawo reside na África Ocidental, mas também envia os seus medicamentos à base de plantas para pacientes de todo o mundo porque me enviou os meus medicamentos à base de plantas, por isso instruiu-me sobre como beber os medicamentos à base de plantas durante 20 dias e depois de beber os medicamentos à base de plantas durante 20 dias fui fazer um teste e descobri que estava curado permanentemente e não há mais surto, recomendei o Dr. Jekawo aos meus amigos e eles ficaram curados, por isso acho que devo escrever isto aqui para qualquer pessoa que enfrente problemas de saúde contactar o Dr. Jekawo via e-mail: drjekawo@gmail.com ele certamente curará qualquer pessoa com infecções ou doenças e também atenderá problemas espirituais.Boa sorte.

    ResponderEliminar