2023-09-15

 


Futebol visto no estádio

*Isto não vale nada, prefiro na televisão

 

Antunes Ferreira

Com os seus seis anos, Viriato era um adepto do futebol – pela televisão, tal como «Os quatro blindados e o seu cão», o «Bonanza», «Ed, o cavalo que fala» e outras series mais. Mas, os onze homens, um em cada posto, envergando uniformes diversos, tentando meter o esférico na baliza adversária com três senhores vestidos de preto (um com um apito) eram o máximo!

O pai, Januário, oficial de carreira, desempenhava as funções de chefe do Gabinete do Presidente da República, e raras vezes estava em casa. Viriato, sendo filho único, herdeiro do nome do chefe dos Lusitanos que fora líder destes entre 147 e 139 a.C., vencendo diversos exércitos romanos. Símbolo da resistência ao invasor, detentor de capacidades excepcionais de liderança, vencido pela traição de aliados, terá sido igualmente um homem frugal, segundo algumas fontes. Viseu considera-se hoje, o autor da estória – ou lenda.

No entanto um dia, o progenitor, inesperadamente, perguntou ao filho se gostaria de ver a sua equipa, o Sporting, a jogar em casa, no estádio José Alvalade (o antigo); Viriato quase desfaleceu, «Pois claro, não há dúvidas!!!! E foram. Como oficial do Gabinete do Presidente Craveiro Lopes, ficaram instalados no camarote dele. E aí começaram as encrencas. «Ó pai, não fazem o relato, como na RTP?» «Cala-te miúdo, que estão todos a olhar para nós!»

Mas o pior estava para vir; Viriato, circunspecto: «Isto assim não vale nada! Não há repetições como na televisão, não se pode voltar atrás, prá gente entender se o tipo meteu golo com a mão ou não?!?!?» Que diria o Diego Maradona????????