2023-08-06



 Um feito inimaginável

*Do Futebol Feminino ao Papa Francisco

Antunes Ferreira

A prestação que a Selecção Nacional Feminina vem prestando no Campeonato Mundial 20/23 que decorre numa realização conjunta da Austrália e daa Nova Zelândia, enchem-nos de orgulho e de simpatia porque as comandadas por Francisco Mendes, pelo valor (por alguns posto em dúvida) pelo valor demonstrado no jogos treino que as levaram ao objectivo. O texto que agora se segue é todo baseado no que naqueles dois países aconteceu. Só não conservo na memória os nomes das cidades e dos estádios do que peço desculpa... Thanks

 

Começo este artigo por dar uma informação que, aliás bifurcada em duas vertentes: a) o Futebol Feminino e b) o Papa Francisco e a sua vinda a Portugal par presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Da primeira (cuja constituição enumeramos): 

Aí suas valentes!!!


Inês Ferreira (G. Red), Ana Seiça, Carole Costa, Diana Gomes, Joana Marchão, Andreia Norton, Jessica Silva, Telma Encarada, Ana Capeta, Dolores Jacinto e Sílvia Rebelo) escreveremos tudo o que é possível, vendo em directo no ecrã da televisão acompanhado da Raquel, a minha mulher (que percebe à brava de futebol, ensinada pelos nossos três filhos quando eram putos) a transmissão da Sport TV. Isto leva-me a crer que (senão) a maioria dos lusos fez exactamente a mesma coisa… E bem mereceram – e merecem! – as moças que jogam futebol num campeonato cujas equipas (com seniores e juniores) são poucas, apenas 12.

 

E São elas: ALBERGARIA DAMAIENSE MARÍTIMO OURIENSE FAMALICÃO RACING-SEIXAL SL-BENFICA SC-BRAGA   SPORTING-CP   VALADARES e VILAVERDENSE. Num país de machistas, alguém diria que «ainda assim, são muitas...» Mas há sempre excepções, felizmente, «deixá-los-falá-los-q’eles-calarão-se-ão» diz o Povo na sua maldosa sabedoria, e diz bem. Se alguma coisa merece a nossa atenção pelo insólito é a existência de clubes que dão pelo nome de ALBERGARIA DAMAIENSE OURIENSE RACIG-SEIXAL e VALADARES. Há bastantes clubes de futebol feminino, mas eles só têm juniores ou são escolinhas de futebol feminino. Para terminar, há finalmente, equipas mistas.

 

A viagem à Austrália saudou-se por uma desilusão pois a nossa equipa foi afastada da competição pela Alemanha (1 – 3) e empatou com os EUA (0 -0), mas igualmente com uma grande satisfação! Ma, em que ficamos quanto à satisfação? Primo — Por estarmos pela primeira vez no Mundial. e Secundo - Pela alegria que elas deram aos telespectadores portugueses. Vistas as coisas, apenas isto já bastava par ir ao outro lado do Mundo. Acredito que a concentração enorme as deve ter mantido em clausura, como freiras da Ordem das Cartuxas. Mas certamente tiveram as suas pausas para descansar física e psicologicamente. 

Dois filhotes de ornitorrinco


Talvez tenham visto um canguru, mas de certeza não lobrigaram um ornitorrinco, uma ema, um coate, um wombate, um dingo um diabo da Tasmânia, uma esquidna, uma quoakka, Enfim, vidas.

 

Porém voltemos para trás, ou seja, de regresso a Lisboa. À chegada ao aeroporto Humberto Delgado, a comitiva portuguesa tinha uma pequena multidão, especialmente constituída por familiares que as transportaram e ao Francisco Mendes às respectivas moradas. Foram muito felicitadas e honrosas por terem sido as primeiras portuguesas a entrar num Campeonato do Mundo. Combinaram, para daí a uma semana (se estivessem de acordo quanto a datas) realizar um lauto jantar no qual também participariam, caso lhes fosse possível, os familiares, pais e irmãs/ãos. Foi com imensa alegria que acolheram a proposta.

 

Mas no meio da euforia, o Francisco Mendes retira-se, pensativo. Tinha um problema de consciência que guardava só para si: apaixonara-se pela Jéssica Silva (a versão feminina, salvo as devidas proporções do Cristiano Ronaldo). Mas como seleccionador/treinador, obviamente não podia declarar-se. Portanto, optou por afastar-se do nosso país. Consultou o seu agente desportivo, o superagente Jorge Mendes, criador e proprietário da Gestifute, que tratou das coisas para ir como treinador-adjunto no Chelsea. E assim aconteceu. O Chelsea é um dos maiores clubs de Inglaterra e tem a sua sede em Londres. É um dos três maiores clubs do Mundo e tem mais de cem nos. Venceu tudo o que há para ganhar!

 

Francisco Mendes - o seleccionador/treinador


Pesem embora as saudades de Portugal, de Lisboa e da Jéssica, Francisco Mendes resignou-se. Arranjou um apartamento com kitchenette, e se tinha muito trabalho com a selecção, muto mais encontrou no Chelsea Footbal Club, o que não o admirava dada a dimensão e a responsabilidade nacional e sobretudo internacional do clube.

 

Mesmo assim fez as visitas obrigatórias: The Tower of London (A Torre de Londres) na qual avulta o Big Ben (o Grade Relógio ) The Buckingham Palace (O Palácio Real) e o London Eye (O Olho de Londres) também conhecido por Millennium Weel (Roda gigante do Milénio) e The London Eye (Olho de Londres). Muito mais haveria para ver. Se quisermos ser exaustivos leia-se o que se segue:

 

A Torre de Londres com  famoso Big Ben

 Londres (em inglês: London, (AFI) é a Capital da Inglaterra e do Reino Unido (UK). Por dois milénios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos romanos, quando foi nomeada Londínio. É o centro de Londres, a antiga City of London, também conhecida como The Square Mile (A Milha Quadrada) ou The City, mantém suas fronteiras medievais. Pelo menos desde o século XIX, o nome Londres se refere à metrópole desenvolvida em torno desse núcleo. Hoje, a maior parte dessa conurbação constitui a região da Grande Londres, cuja área administrativa tem o seu próprio Mayor (Presidente da Câmara eleito) e uma Assembleia (Também escrutinada). A cidade abriga a sede da Comunidade das Nações. 

É uma importante cidade real ao lado de Nova Iorque, Tóquio e Paris) e é um dos maiores, mais importantes e influentes centros financeiros do Mundo. O centro de Londres abriga a sede de mais da metade das 100 melhores companhias do Reino Unido (o índice FTSE 100) e mais de 100 das maiores 500 maiores da Europa. Londres possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, média e cultura em geral, entre as melhores empresas do Rino Unido (o índice FTSE 100) e mais de 100 das 500 maiores da Europa. Londres possui forte   influência influência na política, finanças, entretenimento, média, e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. É um importante destino turístico para visitantes naturais e estrangeiros. Londres foi, ainda, sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1908, 1948 e 2012.


Heathrow, o Aeroporto de Londres é grandioso


 

A capital do UK tem uma gama diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas são falados no seu território. Em Julho de 2007, a população oficial era de 7 556 900 habitantes dentro dos limites de Londres. A sua área urbana (a segunda maior da UE) tem uma população de 8 278 251 habitantes, enquanto a região metropolitana (a maior da UE) tem uma população total (rural e urbana) estimada entre 12 milhões e 14 milhões de habitantes. O Metro da capital, administrado pela Transport for London é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do Mundo; o Aeroporto de Londres - o Heathrow é o aeroporto mais movimentado do Mundo em número de passageiros internacionais do Mundo e o espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do que qualquer outro centro urbano desse mesmo Mundo.

 

A urbe possui quatro Patrimónios Mundiais: a Torre de Londres; os Jardins Botânicos de Kew; o local que compreende o Palácio de Westminster, a Abadia de Westminster  e a Igreja de Santa Margarida; e o local histórico de Greenwich (onde o Observatório Real de Greenwich marca o meridiano primário 0º longitude e GMT). Outros marcos famosos incluem o  Palácio de Buckingham, a London Eye, PiccadilIy Circus, a Catedral de São Paulo, a Tower Bridge, a Trafalgar Square e o The Shard. Londres é a sede de inúmeros museus, galerias, bibliotecas e outras instituições culturais, como o Museu Britânico, a National Gallery, Tate Modern e a Biblioteca Britânica. O Metro de Londres é a mais antiga rede ferroviária subterrânea do Mundo.


O Papa Francisco no papamóvel mal se vê 

no meio duma multidão eufórica!!!


 

É tempo de voltar à visita do Papa Francisco. Perguntar-se-ão porquê? Pois muito simplesmente, para presidir à Jornada Mundiais para a Juventude (JMJ) uma obra que se realiza de dois em dos anos A Jornada Mundial da Juventude (também conhecida como JMJ ou originalmente em italiano Giornata Mondiale della Gioventù ou GMG) é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de Dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.

 

Reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica, para conhecer melhor a doutrina católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade. Inspirado por grandes encontros de jovens do Mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma, dos anos de 1984 e 1985, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual (que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos) com o objectivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.



O altar-mor no Parque Tejo 


O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa. Desta feita foi a nossa Lisboa. Entre as inúmeras obras realizadas (e caríssimas) avulta o altar-mor no Parque Tejo.  Nos anos intermediários, a Jornada é vivida localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do Mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema, retirado de um versículo bíblico. Assim, cada Jornada possui um hino baseado no tema, patronos, intercessores e um logotipo. Durante a JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas.

 

Seul, a capital da Coreia do Sul, será a próxima cidade a receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2027.O anúncio foi feito pelo Papa Francisco, no final da missa de encerramento, que se realizou esta manhã de Domingo, 6 de Agosto, no Parque Tejo, em Lisboa

Seul, a capital da Coreia do Sul terá a JMJ em 2027

«A próxima Jornada vai ser na Coreia do Sul, em Seul», afirmou o Papa, dizendo que será em 2027.O Sumo Pontífice convidou ainda os jovens a estarem presentes em Roma em 2025 e para o jubileu da Juventude. Anúncios feitos na cerimónia final desta JMJ e que contou com, segundo o Vaticano, um milhão e meio de pessoas.