2023-05-28


 

Paciência a quanto obriga

 

*Farto de ouvir confissões avulsas

 

Antunes Ferreira

Mal sabia ele quando andava no seminário o que o esperava na vida quotidiana numa paróquia duma aldeia perdida em terreola onde Judas perdeu as botas. Porque essa estória do suicídio do apóstolo traidor pelas trinta moedas era muito duvidosa. Primeiro que tudo que moedas aliciadoras seriam? E o silêncio sobre o autor (ou os atores da cena) da corrupção judaica não eram cuidadosamente identificados. Marosca.

 

Porém, o que mais lhe punha a farta cabeleira (muito encomiada pelas fiéis, sobretudo pelas mais jovens e apetitosas – de acordo com Mateus, 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” – era a falta de paciência que lhe chegava quando ia para confessionário.

 

E, chiça, que Deus lhe perdoasse, o múnus sacerdotal era o dever, função e obrigação que cabia ao indivíduo que se dedicasse ao sacerdócio. A Igreja Católica, por exemplo, sabia-o bem, tem como base a chamada tríplice múnus, formada pelo sacerdotal, pelo profético e pelo pastoral. Nem precisava reflectir ou rememorar, a Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que ela começou a ser edificada, citando Mateus 16:18.




É una, santa, católica (universal) e apostólica e como sacramento único de salvação, por vontade de Cristo, tem como característica a indefectibilidade (subsistirá até o fim do mundo) e a infalibilidade. Ela considera-se a única Igreja de Cristo e por isso se chama católica. É constituída por igrejas particulares ou dioceses, sendo cada uma destas, confiada a um bispo em comunhão com o sucessor de Pedro isto é o Papa ou vigário de Cristo na terra. Encontram-se em comunhão com a Igreja Católica os batizados que estão unidos com Cristo no Seu Corpo visível pelos vínculos da fé, dos sacramentos e da disciplina eclesiástica.

.

A Igreja Católica, devido aos ritos litúrgicos e à disciplina eclesiástica, é dividida em Igreja latina e Igreja oriental. A fundação desta última deve-se em exclusivo à recusa em submeter-se ao Papa e à disciplina eclesiástica, nomeadamente quanto ao celibato do clero. A sua projeção na vida nacional é diminuta.




 

A sua congénere Católica Apostólica Carismática apresenta várias diferenças em comparação com a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Carismática não tem os sete sacramentos que a Apostólica Romana e o Papa não é o líder supremo da Igreja. No caso da Igreja Carismática, a confissão não é um sacramento.

 

Os bispos, padres e diáconos da Igreja carismática podem casar, ao contrário do que acontece na Igreja Católica, devido ao celibato. Segundo a Igreja Carismática, o purgatório não existe, e por esse motivo os mortos não precisam de oração. Outra diferença entre as duas igrejas é que na Igreja carismática, os métodos contraceptivos são permitidos.

.

Em tudo isto – que, de resto sabia perfeitamente, ainda que se mantivessem as dúvidas que constantemente o apoquentavam – o moço cura Diógenes da Costa Carvalho congeminava impaciente. Se algum pecado lhe reconhecia era a falta de paciência além de outros, claro. Mas, vendo bem, o que era um paciente? Alguém que não perde a calma? Ou que possui uma qualidade de quem suporta algo sem reclamar, uma resignação. Ou ainda será virtude que faz alguém suportar algo sem perder a calma, aguentar com tranquilidade uma eventualidade, tristeza ou uma acção maldosa.

 


Elucubrações levaram-no a consultar a Wikipédia a que se tinha habituado ainda no seminário. Foi para o portátil (um Lap Top ASUS oferta do mentor monsenhor Bastos Aranha no dia da sua consagração) e carregando no Google Chrome na palavra paciência encontrou: «Faculdade de não desistir facilmente de; perseverança, constância.[Ludologia] Nome de certo jogo de cartas.. 

 

[Botânica] Erva proveniente da América do Norte, com flores verdes e folhas comestíveis, pertence à família das poligonáceas Rumex patientia. expressão. Perder a paciência. Deixar de suportar, de esperar, de aguentar algo sem reclamar: estou perdendo a paciência com essa demora! Revestir-se de paciência. Esperar com calma .Etimologia (origem da palavra paciência). A palavra paciência deriva do latim "patientia,ae", capacidade de não desistir, de aguentar.

 

Paciência é sinônimo de pachorra, resignação, calma, tranquilidade, equilíbrio, serenidade, mansidão, impassibilidade, pacacidade, sensatez. Paciência é o contrário de: impaciência, inquietação, freima, nervosismo, irritação, agastamento, implacidez, sofreguidão, pressa.

Deus criou a mulher de uma costela, de um osso torto. Se procurares endireitá-la, quebrará. Tenham pois paciência com as mulheres.

- Maomé

Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência.
- Carlos Drummond de Andrade

 

De acordo com a mitologia persa, "syngué sabour", ou pedra-da-paciência, é uma pedra mágica que guarda segredos e angústias, e que liberta a pessoa dos seus sofrimentos no dia em que explode. Em um paralelo, o marido torna-se a pedra-da-paciência da mulher.

 

Diogo, um coadjutor meia leca assumido e impaciente por natureza, dirigiu-se à sacristia onde se encontrava o padre Pedro Ivo Neves, prior da freguesia. Sem mais aquelas despiu a batina sob o olhar estarrecido do seu superior. “Estou farto! Não tenho paciência; nunca tive. Vou pôr-me ao fresco. Estávamos em Agosto – um Santo Natal e um Feliz Ano Novo!