2016-07-12



Afinal
repetir 
a final?

Antunes Ferreira

N
inguém gosta de perder o que é natural, como se costuma dizer nem a feijões. Mas ter certas afirmações é estar carregado de azia e por isso dizer alarvidades!

S

ão sobejamente conhecidos o chauvinismo e a xenofobia dos franceses, e a vitória de Portugal no Euro 2016 foi uma facada no orgulho de que se ufanam e que até hoje não conseguem engolir. Por outro lado, mesmo nos antípodas  o nosso país teve (e ainda tem) muitas das suas bases culturais vindas de paris – tal como os meninos mas sem cegonha. Bastaria relembrar “A Cidade e as Serras” do nosso Eça.


M
as também é conveniente reler as páginas da nossa História para apresentar uns exemplos suficientes para informar os mais distraídos ou os menos cultos. As três invasões francesas a Portugal por ordem de Napoleão Bonaparte felizmente infrutíferas saldaram-se por uma derrota humilhante de Junot, Massena e Soult e outros. Foi-se o galo dos gauleses, ficou o nosso Galo de Barcelos.


Stade de France

V
em tudo isto à memória dos Portugueses perante num acontecimento que, para além de insólito é hilariante. Ora num país que já foi a capital do Mundo, melhor dizendo do Mundo francófono, está a correr uma petição que segundo a comunicação social já tem mais de 80.000 subscritores: REPETIR A FINAL DO MAIOR TORNEIO FUTEBOLÍSTICO DA EUROPA!!! Para quem ainda tenha algumas duvidas sobre o caso acentuo REPETIR A FINAL DO MAIOR TORNEIO FUTEBOLÍSTICO DA EUROPA!!! No mínimo – incrível!
...só no fim do jogo



M
as a justificação descabelada dos peticionários baseia-se na FRAUDE dos Portugueses!!! No mínimo anedótico, para além de doença de garganta. A garganta com que apregoavam (antes da final…) que ela ia ser ganha, seguramente, pela selecção francesa. Até jogavam em casa… Porém o tiro que antecipavam saiu-lhes pela culatra: ganharam os nossos heróis. Razão tinha o antigo futebolista João Pinto do Futebol Clube do Porto: “Prognósticos só no fim do jogo…


Sem legenda....



E

sta indescritível enormidade não merecia estas linhas, mas é tal a minha revolta, é tamanho o meu desprezo que aconselho os que estão a assinar a petição: vão a um  otorrinolaringologista...