2016-12-21


Os Magos e o Menino

Antunes Ferreira


B
elchior virou-se para Baltazar do alto dos seus camelos e de Gaspar nada. E o gajo que tinha dito “vou ali num instantinho e volto já; tenho um amortecedor em baixo. Passámos agora mesmo por um palácio que até tinha uma  oficina na zona das lojas” E logo lhe respondera o Baltazar. “Ó pá despacha-te, temos de chegar a horas, a Maria ainda tem o Menino e nós sem estarmos lá. Pior, Ele ainda vai para a tropa e nós aqui parados à espera dum amortecedor se calhar com IVA. Podíamos ter vindo de
...e até com sidecar
Vespa e já tínhamos chegado!” E o Belchior “até com sidecar."



O


s Magos não eram magos coisíssima nenhuma. Aliás até tinham fácies de políticos, o que era uma pouca sorte para eles, magos. Havia até quem dissesse que seriam mentirosos. Homens a esforçar-se para salvar a Pária e a Pátria não queria ser salva. Só desgraças…Quando muito seriam astrónomos, dedicavam-se a olhar para as estrelas através de um telescópio rudimentar importado de um zigurate mesopotâmico gerido por um tal Zoroastro de quem diziam que Jesus Cristo seria um plagiador. É claro, só muito mais tarde apareceria a Associação Portuguesa de Escritores, APE, mas com âmbito só para Portugal, que muito justamente odiava e perseguia os plágios.



F
ossem eles magos, e nem chegariam aos calcanhares do Harry Potter e não se importavam nada com isso. De resto este último nem sequer ainda fora inventado, muito menos os seus livros. Já no que toca à Maga Patalójica
Harry Potter


nem é bom falar. Só o Mister Walt Disney se lembraria de criar uma tal pata que habitualmente contracenava com a Madame Min, cada uma delas procurando o feiço para roubar os triliões o tio Patinhas Neste particular não passariam de meros estagiários de ajudantes de auxiliares de praticantes. E a Maya? Era só revistas e cartas de adivinhação… E televisão e até cinema. Adiante, que se fazia tarde.



B
elchior de mão em pala sobre os olhos ”ó Baltasar, lá vem ele e o camelo vem fino, já dever comprado um novo amortecedor” E outro king que obviamente era preto “comprar, ele, Gaspar?; o que ele sabe fazer é roubar as massas a todos incluindo aos reformados…” O homem chegou com a coroa à banda e explicou que o dono do castelo e por inerência da oficina também era um rei e, por acaso um gajo porreiro.




E
 foi explicando que o monarca de seu nome Herodes,  para além de lhe oferecer o amortecedor ainda o convidara para beber uns copos. E quando ele lhe dissera que iam adorar um Menino que tinha nascido e ia ser o rei de todos os judeus e arredores, lhe pedira que, quando voltasse juntamente com os compinchas lhe indicasse onde poderia ele, Herodes, ir também em adoração. Comentou o Belchior: “já ouvi falar desse Herodes, tem uma fama tramada, por isso ou te calas ou te f…ou podes passar por lélé da cuca.
A companhia de Jesus...



F

oram seguindo viagem até que encontraram s pastorinhos que além das suas ovelhas venciam em part time sprays de neve artificial pois na Judeia fazia um calor do caraças e os presépios são sempre nevados. Lá compraram uns quantos e chegados à cabana viram o Menino deitado numa manjedoura ladeado por um burro e uma vaca. Não se contiveram e o king Gaspar, coçando a carapinha, comentou em voz alta “E é isto a companhia de Jesus…” Até hoje, para atem de cada Natal, os jesuítas continuam a não gostar do dito…