2017-11-23


Velocidades de
tartaruga JJJ
Antunes Ferreira
Para quem goste de desporto automóvel há circuitos, rallies, circuitos com carros com tração às quatro rodas, bajas etc. O Rally de Portugal até o Melhor do Mundo! Todos têm em comum os motores e os combustíveis. Não sou mui fã deles, mas por (raras) vezes assisto às corridas na televisão, mas não adormeço; porém existem verdadeiros adoradores (???) que chegam a passar noites junto aos locais das corridas e malta que enche as bermas que ladeiam as estradas…


As preparações para diversas provas de automóveis e motos são uma feira de boxes
Boxes....mas sem boazonas
com mecânicos, directores dos fabricantes e especialmente meninas normalmente boazonas! O público, seja nas bermas das estradas, seja nos assentos das bancadas dos circuitos têm uma euforia de loucos! Levanta-se, grita, aplaude, incita que tais ruídos que chegam a não deixar ouvir os motores dos competidores. Há ainda as partidas coloridas e cheias de gentes.

As provas de automóveis, motos, todo-terrenos pelo Mundo atraem milhões de assistentes que nunca, mas nunca, faltam, como deuses em veículos de competição com rodas. Pela minha parte, sublinho o que digo nos dois primeiros parágrafos deste texto.  Mas há gente para tudo. O facto de não apreciar essas provas e, além disso, os acidentes dão na maior porte delas, coisas que não deviam ser mas ocorre. Tome-se o que acontece nos karts
Karts - o principio de tudo...
, ou nos carrinhos eléctricos das feiras, bom, nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Por volta de 1952 o circuito de Monsanto era onde os portugueses matavam a fome de corridas de automóveis desportivos não tinha pontos especiais: era o circuito que tinha o nome do local. Já em Macau o circuito da Guia; é um circuito de rua
A Guia foi criada em 1954 e a é pista que decorre na Guia e é nesta pista que decorre o, um evento de automobilismo e motociclismo
O Circuito da Guia é dividido em 19 curvas, sendo que as principais são a do Hotel Lisboa e a Melco, a mais estreita delas.
Recta dos boxes: é a recta principal do circuito, que na verdade é uma sequência de três rectas,
Interior do Hotel Lisboa
separadas pelas curvas R, Hotel Mandarim e Hotel Lisboa. Também é o trecho mais largo da pista, chegando a 14 metros na segunda rect
a.
Curva do Hotel Mandarim: curva que antecede a do Hotel Lisboa.
Curva do Hotel Lisboa: curva de 90º feita em velocidade razoavelmente alta, é considerada o trecho final da recta dos boxes. É o ponto onde acontecem frequentes acidentes, principalmente na largada.
Subida da São Francisco: curva mais aberta e mais veloz que a do Hotel Lisboa, sua marca registada é uma barreira de pneus situada no seu ponto de tangência que ocasiona diversos acidentes, como em 1996 e 2004.
Melco: curva mais estreita do circuito, a Melco é considerada a "Loews de Macau" pela sua estreita largura de sete metros, feita apenas em primeira marcha, e onde um toque com o guard-rail é inevitável.
Curvas da Maternidade, Solidão e Dona Maria: curvas que antecedem a curva Melco.
Recta dos Pescadores: recta que antecede a curva R e, consequentemente, a recta das boxes.
Curva R: última curva do circuito, é o ponto inicial da recta das boxes.

Poderão perguntar os leitores como é que esta pessoa sabe tanto disto? A explicação é simples: desloquei-me à então Cidade do Santo Deus de Macau por várias vezes (nove ou dez) na qualidade de colaborador da Revista Macau editada pela Comunicação Social; numa das visitas e por via disso, assisti uma vez (e basta!) ao Circuito da Guia
Circuito da Guia
. Dada ao meu desamor que logo no início deste textículo referi entendem os leitores o basta!... Ainda por cima, presenciei um desastre horrível: um dos condutores capotou, foi deitado para fora e foi esmaga-se numa parede, pois o seu capacete saltara no sem capacete no acidente. A partir daí senti-me um pés-de-galinha; nunca mais participei numa desgraça automobilística!!! 

Volto ao princípio deste textículo para dizer que as corridas de automóveis recuam ao século dezanove. Em 1894 foi organizada a primeira competição foi organizada a    primeira competição na França pela revista parisiense Le Petit  Journal entre Paris para Ruão entre Paris para Ruão , um teste de confiabilidade para determinar o melhor desempenho, na época foi chamada Concours des Voitures sans Chevaux (Competição de Carros sem Cavalos). 69 carros começaram a corrida de 50km que iria determinar os classificados para a corrida principal de 127 km, apenas 25 se classificaram. O conde Jules-Albert de Dion foi o primeiro a chegar em Ruão no tempo de 6 horas e 48 minutos, numa velocidade média de 19km/h, contudo sua vitória não foi contabilizada já que o seu carro continha um acessório proibido, por essa razão o título da corrida foi dado a Georges Lema.

Adicionar No antigamente...

Em Portugal a primeira corrida de automóveis foi no dia 14 de Outubro de 1896. Nessa mesma data foi adquirido um “Panhard et Levassor” pelo conde de Avilez. A estória que vou contar é a seguinte: Um senhor foi correr as 24horas de Lemans; ao fim dela chegou em último. O seu patrocinador berrou com ele: Então você mais condições  assim, treinou nas melhoras pistas às corridas, ficou em hotéis de cinco estrelas, viajou na primeira classe de avião e foi o último. Porra! isto não pode ficar assim!. Em primeiro lugar diga-me o que aconteceu!

Perguntar como era o caminho


Ó patrÂo é que eu tive de parar vinte e seis vezes… O patrocinador: Quartas??  O condutor que estava à espera de vinte e seis galhetas... O patrocinador: vinte e seis vezes! Como explica essa merda? O condutor: Bom, as duas primeiras duas paragens nas boxes foram para mudar de pneus; as vinte e quatro foram para perguntar como era o caminho… O patrão: Puta que o pariu!!!!!!