Antunes Ferreira
Para quem goste de desporto
automóvel há circuitos, rallies, circuitos com carros com tração às quatro
rodas, bajas etc. O Rally de Portugal até o Melhor do Mundo! Todos têm em comum os motores e os combustíveis. Não
sou mui fã deles, mas por (raras) vezes assisto às corridas na televisão, mas
não adormeço; porém existem verdadeiros adoradores (???) que chegam a passar
noites junto aos locais das corridas e malta que enche as bermas que ladeiam as
estradas…
As
preparações para diversas provas de automóveis e motos são uma feira de boxes
com mecânicos, directores dos fabricantes e especialmente meninas normalmente
boazonas! O público, seja nas bermas das estradas, seja nos assentos das
bancadas dos circuitos têm uma euforia de loucos! Levanta-se, grita, aplaude,
incita que tais ruídos que chegam a não deixar ouvir os motores dos
competidores. Há ainda as partidas coloridas e cheias de gentes.
Boxes....mas sem boazonas |
As provas de automóveis, motos, todo-terrenos pelo Mundo atraem
milhões de assistentes que nunca, mas nunca, faltam, como deuses em veículos de
competição com rodas. Pela minha parte, sublinho o que digo nos dois primeiros
parágrafos deste texto. Mas há gente
para tudo. O facto de não apreciar essas provas e, além disso, os acidentes dão
na maior porte delas, coisas que não deviam ser mas ocorre. Tome-se o que
acontece nos karts
, ou nos carrinhos eléctricos das feiras, bom, nem tanto ao
mar, nem tanto à terra.
Karts - o principio de tudo... |
Por volta de 1952 o circuito
de Monsanto era onde os portugueses matavam a fome de corridas de automóveis
desportivos não tinha pontos especiais: era o circuito que tinha o nome do
local. Já em Macau o circuito da Guia; é um circuito de
rua
A Guia foi
criada em 1954 e a é pista que decorre na Guia e é nesta pista que decorre o,
um evento de automobilismo e motociclismo
O Circuito da Guia é
dividido em 19 curvas, sendo que as principais são a do Hotel Lisboa e a Melco,
a mais estreita delas.
Recta dos boxes: é a recta
principal do circuito, que na verdade é uma sequência de três rectas,
separadas
pelas curvas R, Hotel Mandarim e Hotel Lisboa. Também é o trecho mais largo da
pista, chegando a 14 metros na segunda recta.
Interior do Hotel Lisboa |
Curva do Hotel Mandarim: curva que antecede a do Hotel Lisboa.
Curva do Hotel Lisboa: curva de
90º feita em velocidade razoavelmente alta, é considerada o trecho final da recta
dos boxes. É o ponto onde acontecem frequentes acidentes, principalmente na
largada.
Subida da São Francisco: curva
mais aberta e mais veloz que a do Hotel Lisboa, sua marca registada é uma
barreira de pneus situada no seu ponto de tangência que ocasiona diversos
acidentes, como em 1996 e 2004.
Melco: curva mais
estreita do circuito, a Melco é considerada a "Loews de Macau" pela sua estreita largura de sete metros,
feita apenas em primeira marcha, e onde um toque com o guard-rail é
inevitável.
Curvas da Maternidade, Solidão e Dona Maria: curvas que
antecedem a curva Melco.
Recta dos Pescadores: recta que antecede a curva R e, consequentemente,
a recta das boxes.
Curva R: última curva do circuito, é o ponto inicial da recta das boxes.
Poderão perguntar os
leitores como é que esta pessoa sabe tanto disto? A explicação é simples:
desloquei-me à então Cidade do Santo Deus de Macau por várias vezes (nove ou
dez) na qualidade de colaborador da Revista Macau editada pela Comunicação
Social; numa das visitas e por via disso, assisti uma vez (e basta!) ao
Circuito da Guia
. Dada ao meu desamor que logo no início deste textículo referi
entendem os leitores o basta!... Ainda por cima, presenciei um desastre
horrível: um dos condutores capotou, foi deitado para fora e foi esmaga-se numa
parede, pois o seu capacete saltara no sem capacete no acidente. A partir daí
senti-me um pés-de-galinha; nunca mais participei numa desgraça
automobilística!!!
Circuito da Guia |
Volto ao princípio deste
textículo para dizer que as corridas de automóveis recuam ao século dezanove.
Em 1894 foi organizada a primeira competição foi organizada a primeira competição na França pela revista
parisiense Le Petit Journal entre Paris para Ruão entre Paris para Ruão , um teste
de confiabilidade para determinar o melhor desempenho, na época foi chamada Concours
des Voitures sans Chevaux (Competição de Carros sem Cavalos). 69
carros começaram a corrida de 50km que iria determinar os classificados para a
corrida principal de 127 km, apenas 25 se classificaram. O conde Jules-Albert de Dion foi o primeiro a chegar
em Ruão no tempo de 6 horas e 48 minutos, numa velocidade média de 19km/h,
contudo sua vitória não foi contabilizada já que o seu carro continha um
acessório proibido, por essa razão o título da corrida foi dado a Georges Lema.
Adicionar No antigamente... |
Em Portugal a primeira
corrida de automóveis foi no dia 14 de Outubro de 1896. Nessa mesma data foi
adquirido um “Panhard et Levassor” pelo conde de Avilez. A estória que vou
contar é a seguinte: Um senhor foi correr as 24horas de Lemans; ao fim dela
chegou em último. O seu patrocinador berrou com ele: Então você mais condições assim, treinou nas melhoras pistas às corridas, ficou em hotéis de cinco estrelas, viajou na primeira
classe de avião e foi o último. Porra! isto não pode ficar assim!. Em primeiro
lugar diga-me o que aconteceu!
Perguntar como era o caminho |
Ó patrÂo
é que eu tive de parar vinte e seis vezes… O patrocinador: Quartas?? O condutor que estava à espera de vinte e seis galhetas... O patrocinador: vinte e seis vezes! Como explica essa merda? O condutor: Bom, as duas primeiras duas paragens nas boxes foram para mudar de pneus; as vinte e quatro foram para perguntar como era o
caminho… O patrão: Puta que o pariu!!!!!!