Antunes Ferreira
Para quem goste de desporto
automóvel há circuitos, rallies, circuitos com carros com tração às quatro
rodas, bajas etc. O Rally de Portugal até o Melhor do Mundo! Todos têm em comum os motores e os combustíveis. Não
sou mui fã deles, mas por (raras) vezes assisto às corridas na televisão, mas
não adormeço; porém existem verdadeiros adoradores (???) que chegam a passar
noites junto aos locais das corridas e malta que enche as bermas que ladeiam as
estradas…
As
preparações para diversas provas de automóveis e motos são uma feira de boxes
com mecânicos, directores dos fabricantes e especialmente meninas normalmente
boazonas! O público, seja nas bermas das estradas, seja nos assentos das
bancadas dos circuitos têm uma euforia de loucos! Levanta-se, grita, aplaude,
incita que tais ruídos que chegam a não deixar ouvir os motores dos
competidores. Há ainda as partidas coloridas e cheias de gentes.
Boxes....mas sem boazonas |
As provas de automóveis, motos, todo-terrenos pelo Mundo atraem
milhões de assistentes que nunca, mas nunca, faltam, como deuses em veículos de
competição com rodas. Pela minha parte, sublinho o que digo nos dois primeiros
parágrafos deste texto. Mas há gente
para tudo. O facto de não apreciar essas provas e, além disso, os acidentes dão
na maior porte delas, coisas que não deviam ser mas ocorre. Tome-se o que
acontece nos karts
, ou nos carrinhos eléctricos das feiras, bom, nem tanto ao
mar, nem tanto à terra.
Karts - o principio de tudo... |
Por volta de 1952 o circuito
de Monsanto era onde os portugueses matavam a fome de corridas de automóveis
desportivos não tinha pontos especiais: era o circuito que tinha o nome do
local. Já em Macau o circuito da Guia; é um circuito de
rua
A Guia foi
criada em 1954 e a é pista que decorre na Guia e é nesta pista que decorre o,
um evento de automobilismo e motociclismo
O Circuito da Guia é
dividido em 19 curvas, sendo que as principais são a do Hotel Lisboa e a Melco,
a mais estreita delas.
Recta dos boxes: é a recta
principal do circuito, que na verdade é uma sequência de três rectas,
separadas
pelas curvas R, Hotel Mandarim e Hotel Lisboa. Também é o trecho mais largo da
pista, chegando a 14 metros na segunda recta.
Interior do Hotel Lisboa |
Curva do Hotel Mandarim: curva que antecede a do Hotel Lisboa.
Curva do Hotel Lisboa: curva de
90º feita em velocidade razoavelmente alta, é considerada o trecho final da recta
dos boxes. É o ponto onde acontecem frequentes acidentes, principalmente na
largada.
Subida da São Francisco: curva
mais aberta e mais veloz que a do Hotel Lisboa, sua marca registada é uma
barreira de pneus situada no seu ponto de tangência que ocasiona diversos
acidentes, como em 1996 e 2004.
Melco: curva mais
estreita do circuito, a Melco é considerada a "Loews de Macau" pela sua estreita largura de sete metros,
feita apenas em primeira marcha, e onde um toque com o guard-rail é
inevitável.
Curvas da Maternidade, Solidão e Dona Maria: curvas que
antecedem a curva Melco.
Recta dos Pescadores: recta que antecede a curva R e, consequentemente,
a recta das boxes.
Curva R: última curva do circuito, é o ponto inicial da recta das boxes.
Poderão perguntar os
leitores como é que esta pessoa sabe tanto disto? A explicação é simples:
desloquei-me à então Cidade do Santo Deus de Macau por várias vezes (nove ou
dez) na qualidade de colaborador da Revista Macau editada pela Comunicação
Social; numa das visitas e por via disso, assisti uma vez (e basta!) ao
Circuito da Guia
. Dada ao meu desamor que logo no início deste textículo referi
entendem os leitores o basta!... Ainda por cima, presenciei um desastre
horrível: um dos condutores capotou, foi deitado para fora e foi esmaga-se numa
parede, pois o seu capacete saltara no sem capacete no acidente. A partir daí
senti-me um pés-de-galinha; nunca mais participei numa desgraça
automobilística!!!
Circuito da Guia |
Volto ao princípio deste
textículo para dizer que as corridas de automóveis recuam ao século dezanove.
Em 1894 foi organizada a primeira competição foi organizada a primeira competição na França pela revista
parisiense Le Petit Journal entre Paris para Ruão entre Paris para Ruão , um teste
de confiabilidade para determinar o melhor desempenho, na época foi chamada Concours
des Voitures sans Chevaux (Competição de Carros sem Cavalos). 69
carros começaram a corrida de 50km que iria determinar os classificados para a
corrida principal de 127 km, apenas 25 se classificaram. O conde Jules-Albert de Dion foi o primeiro a chegar
em Ruão no tempo de 6 horas e 48 minutos, numa velocidade média de 19km/h,
contudo sua vitória não foi contabilizada já que o seu carro continha um
acessório proibido, por essa razão o título da corrida foi dado a Georges Lema.
Adicionar No antigamente... |
Em Portugal a primeira
corrida de automóveis foi no dia 14 de Outubro de 1896. Nessa mesma data foi
adquirido um “Panhard et Levassor” pelo conde de Avilez. A estória que vou
contar é a seguinte: Um senhor foi correr as 24horas de Lemans; ao fim dela
chegou em último. O seu patrocinador berrou com ele: Então você mais condições assim, treinou nas melhoras pistas às corridas, ficou em hotéis de cinco estrelas, viajou na primeira
classe de avião e foi o último. Porra! isto não pode ficar assim!. Em primeiro
lugar diga-me o que aconteceu!
Perguntar como era o caminho |
Ó patrÂo
é que eu tive de parar vinte e seis vezes… O patrocinador: Quartas?? O condutor que estava à espera de vinte e seis galhetas... O patrocinador: vinte e seis vezes! Como explica essa merda? O condutor: Bom, as duas primeiras duas paragens nas boxes foram para mudar de pneus; as vinte e quatro foram para perguntar como era o
caminho… O patrão: Puta que o pariu!!!!!!
Muito corres tu, Henrique, mas sempre contra os ditames das corridas convencionais. Olhas para o que te rodeia, tiras a fotografia e aí vais tu para a redacção do jornal, perdão, do blogue. Ris-te dos sisudos, dos empertigados, dos importantes, dos desastrados... Ah, mas para lá desse riso, sempre com mil e uma leituras, adoras uma boa piada, fazes tudo pela tua família, pelos teus amigos, curtes bué um bom companheirão. Gostas da vida, está visto, mas tens uma visão muito própria da dita.
ResponderEliminarAntunesamigo, fazem falta mais pessoas como tu.
Grande abraço
Caríssimo Agostinhamigo I
ResponderEliminarUm elogio mais do que excelente -tenho de te dizes já foi pôr o babéte, pois estou babadinho pelas tuas gentis palavras à óptima forma de escrever com observações risonhas - nada te posso responder, apenas com uma palavra: obrigado
Um abç do teu grande amigo (só esta blogosfera permite que eu te fale assim...) Mas não perdes pela demora: marca o restaurante, o dia e a hora, para podermos aviar um banquete, Ok?
Um abração do
Henrique, o Leãozão (que se safou nesta quarta feira contra os helénicos...:-)))))))))))))))
Hola estoy aqui como tu me digiste.
ResponderEliminarY tu pregunta sobre Catalunya mi respusta seguro que no te gustara asi que no opino.
Besos
Querida ANNamiga
EliminarHolla| Creo que despuez de tanto tiempo veniste acá.
Muchas ggracias
Un quezito de tu amigo
Henrique , el grada Leon
HenriquAmigo.
ResponderEliminarComo sabes sou um lusófilo de carteirinha e - graças a ti - soube dos primórdios da corrida de automóveis no reino distante além-mar.
Não sabia - também - que as corridas iniciaram na primeira metade da última década do século XIX.
Nossa, a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse que a tartaruga é transsexual. Por Freud, o que a viperina tem a ver com o gênero da tartaruga?
Já que estou a falar da tartaruga lembrei do desenho amimado:
https://www.youtube.com/results?search_query=tartaruga+touch%C3%A9+abertura
https://www.youtube.com/watch?v=_5ryN-ShL8A
Caloroso abraço. Saudações disputadas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.
Casto conframigo
EliminarPrimeiro de tudo quero agradecerte a tua visita e teu comentário; um senão Lemans é na França...:-))))))
O desenho animado vou ver; que concerne a fdp, por extenso filha da puta nem vê-la
Bjs da Raquel & abç do Leãozão
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quando nos encontramos?
O desporto automóvel, numa me encheu o olho como dizia a minha avó.
ResponderEliminarMas gostei da história.
Um abraço
Querida Elvinrhamiga
EliminarJá somos dois; mas pelo texto muito obrigado.
Qjs do Henrique, o Leãozão
Mais vale devagar e chegar.
ResponderEliminarBeijinhos, A Vida De Diana.
Querida Dianamiga
Eliminar:-)))))))))))))))))))))))))))
Qjs do Henrique, o Leãozão
O grande Prémio foi na semana passada.
ResponderEliminarCom mais uma morte brutal nas corridas de motos.
A pancada que eu levei por defender que se devem repensar as condições de segurança no circuito, especialmente nas corridas de motos.
Aquele abraço para ti, beijos para a Raquel, bfds
Caro Coimbramigo
EliminarUma tragédia!!!!!!!!!
Triqjs do teu caro (não se trata de dinheiro)abç para tu do
Henrique, o Leãozão
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muitos parabéns pelo teu FÊCÊPÊ. O Sérgio Conceição é aquela máqina!
Bom dia, amigo! gosto do mundo automóvel, sou apreciador da evolução que os mesmo tem sofrido num todo, grande parte da evolução deve-se há tecnologia utilizada na aviação comercial, é copiada do avião para o automóvel, hoje não se para para perguntar o caminho, na formula 1 e não só, a segurança é muito maior, o automóvel de hoje dentro de pouco tempo está ultrapassado porque a evolução é continua.
ResponderEliminarBom fim de semana e semana,
AG
Caro Antóniamigo
ResponderEliminarConcordo Contigo a 100%. É caulino como é vulgar: assassanimar..., assinar este texto em baixo no final dele.
Um fds fim de semana escelente
Abç do Henrique, o Leãozão
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Está-se a ver que era um circuito sem sinalização adequada... :))
ResponderEliminarQuerida Luisinhamiga
ResponderEliminarPoizé.
Um circulo, oops, circuito sem civilização, oops, sinalização...
Bjs da Raquel e qjs do Henrique, o Leãozão
Afinal sabes imenso sobre corridas de automóveis, o que não é de admirar, pois uma pessoa como tu e com a profissão que tiveste interessa-se por muitas coisas.
ResponderEliminarEste texto tinha que ter o teu toque de humor... Gostei, meu Amigo.
Uma boa semana.
Um beijo.
Querida Gracinhamiga II
ResponderEliminarTens carradas de razão mas (adversativa que serve para chatear consegui e não consigo falar em anatomia de animais de casa e do exterior, exemplo a girafa e o canguru Há me esquecia da baleia e do ornitorrinco... :-))))))))
Um bilião de qjs poetisa da minha alma do
Henrique, o Leãozão
Um corredor da automóvel guiado por GPS é que era, Henriquamigo!
ResponderEliminarAlembras-te de cada uma que os caninos não param de morder. As boazinhas que farejam o circo é que descrevesse muito a correr. É verdade que nas corridas não se pode perder muito tempo que a bandeira do xadrez sobe e desce num esfregar d'olhos.
Venha mais prosa bem disposta da Oficina do Ferreira (inoxidável!).
Abraço.
Gostei. Fez-me lembrar a minha adolescência, corria tudo para ver rallys, o namorado era fâ e eu tornei-me também :)
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