2024-09-15

 



O poder de uma expressão

Uma fatia de piça

 

Antunes Ferreira

A actual campanha eleitoral para a presidência dos EUA, em que concorrem Donald Trump e Kamala Harris, fez-me recordar a de 1988 que reportei para o «Diário de Notícias». Fora convidado pela  Fundação Luso-Americana - Para o Desenvolvimento e fazia parte de um grupo de jornalistas, políticos, «opinion makers» e outros.

 

Reunimo-nos em Washington, onde um oficial do Departamento do Estado, Mr. David White, um jovem negro, nos esclareceu das «regras» pelas quais nos íamos pautar e sublinhou que nos seriam distribuídos uma espécie de travel checks os quais utilizaríamos quando o alojamento e a alimentação não os seriam fornecidos pela organização – regra normal.


 

Para que nos conhecemos melhor – ou seja para que realmente nos começássemos a conhecer – ficou decidido que o grupo fosse «comer qualquer coisa» e tomar umas bebidas num restaurante-bar próximo. Que, por acaso, era italiano. Abancámos e como os dólares não abundavam mandámos vir umas cervejas e umas pizzas. E aqui começa a estória que ficou para sempre durante a volt que demos pelos Estados Unidos.

 

Do nosso grupo fazia parte, em representação da agência Nova China (Xinhua) um jovem jornalista de seu nome Li Peng Xi, que era a primeira vez que saía para o estrangeiro. Pasme-se: nunca tinha visto uma pizza; recorde-se: estávamos em 1988. Li provou e gostou e tirou mais uma fatia. E perguntou o que era aquilo tão saboroso. Já não sei quem disse-lhe que era uma pizza. E o filho do Celeste Império, com um grande sorriso na face repetiu: piça…

 

Não me pude conter e soltei uma gargalhada. À volta a malta ficou admirada. Porquê o gozo? E o bom do jovem chinês repetia mais uma fatia, lambendo os beiços e afirmando: Piça very good!!! Tive de explicar (com alguma dificuldade…) o significado no calão lusitano o termo piça. Penso até que alguns do grupo não entenderam. Pelo menos o Li Peng Xi não.

 

O certo é que até ao final do programa, de Chicago a Milwaukee o grupo adotou a piça!