2016-08-11




CONCURSO

As respostas correctas

(As respostas correctas são acompanhadas de umas quantas notas explicativas)

1) O cidadão sou eu, Henrique Antunes Ferreira, então aluno da Faculdade de Direito da Universidade Clássica (Lisboa); ao meu lado está o meu Amigo Eduardo Nery, também estudante da mesma Faculdade, 

2) Estou a imitar o Salazar num dos discursos do gajo. Os óculos puxados para baixo no nariz; o dedo apontado -  são ambos característicos do ditador-paternalista de Santa Comba Dão. “Alguém” denunciou o facto, o que me levou a mais uma “entrevista” pouco pacífica na sede da PIDE, Rua António Maria Cardoso. Motivo: ofensa a um órgão de soberania;

3) O local em que tudo aconteceu foi no Bar da Cantina Universitária (Velha) na cidade universitária de Lisboa. Ao fundo pode ver-se o Hospital Universitário, hoje de Santa Maria. Foi lá que um ano depois a Polícia de Choque  invadiu de madrugada as instalações e levou muitos estudantes presos para Caxias. Adivinhem quem também estava lá e por isso foi dentro…

4) A data foi no dia primeiro de Maio de 1961, tinha eu acabado de completar os meus 20 anos. Tratava-se das comemorações do Dia do Estudante entretanto proibidas pelo Governo cooperativo-fascista. Exactamente um ano depois e pelo mesmo motivo decorreria o Luto Académico em que obviamente participei. Era então presidente da RIA (Reunião Inter Associações) o Jorge Sampaio que viria a ser PR.

Apenas uma nota: o aluno do ISCEF o Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ao Quelhas) Aníbal Cavaco Silva recusou-se a participar no Luto/Greve afirmando que este era contra a Constituição de… 1933, fascista. Eu estava uma vez mais no “centro do furacão” (era o secretário da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, a única tolerada pelo Executivo salazarento na capital) e presenciei a “explicação” do Cavaco, que viria a aderir ao luto pelas 19:00 do dia em que o Jorge Sampaio declarou encerrado o Luto às… 14:23; fui eu, aliás, quem escreveu a Acta do Encerramento e por isso posso indicar exactamente a hora.