2023-01-30

 

Pelos vistos estamos em maré de curiosidades. Estas são as últimas que recebi e foram-me enviadas pelo meu amigo (desde os tempos de Angola)  Alberto Guimarães, que costuma remeter-me “coisas” contra o Governo, Desta feita, porém, a roca fia mais fino. Elas aqui ficam para apreciação dos que ainda leem A NOSSA TRAVESSA

   10 CURIOSIDADES SOBRE LISBOA  

 
*1.  Por que é que os homens do lixo eram chamados “Almeidas”?*


 

 

Chamávamos “Almeidas” aos homens que recolhiam o lixo porque os primeiros a fazer esse trabalho vinham de Almeida, na Guarda, vila fronteiriça da comarca de Pinhel. Se fossem naturais da Lixa, cidade do concelho de Felgueiras, esta história tinha outra piada, eram Lixados…

 


 

*2.  Por que é que há um arco no meio da Praça de Espanha?*



O arco que está no meio da praça fazia parte do Aqueduto das Águas Livres e estava na Rua de São Bento. Foi desmontado aquando de umas obras de remodelação, em 1938, e esteve espalhado na rotunda da Praça de Espanha até 1998, ano em que um gigante apaixonado por Legos o devolveu à sua forma original.

 

*3.  É mesmo proibido dar de comer aos pombos? Porquê?*



Dar milho aos pombos é proibido de acordo com o n.º1 do Art.º 60.º do Regulamento de Resíduos Sólidos.

A dieta é obrigatória para evitar que esta praga se reproduza. Ou seja, se os pombos comerem os seus restos de pão e bolos não vão comer o milho com contraceptivo que é distribuído pela Câmara da cidade com o objectivo de controlar essa encantadora população de aves que insiste em “redecorar” os nossos carros com as suas cagadelas.

 

*4 . Quanto ganha o presidente da Câmara?*



Está a pensar candidatar-se ao cargo? Acha que podia fazer melhor ali no Eixo Central ou tem outras ideias sobre como tornar o trânsito mais caótico? Fique a saber que um presidente da Câmara de Lisboa ou Porto ganha 3.587€ ilíquidos por mês, 55% do salário base do nosso PR. O cálculo do ordenado é feito com base no número de eleitores de cada município.

 

*5.  Quanto mede a rua da Betesga? É assim tão pequena?*



A Rua da Betesga tem aproximadamente 10 metros de comprimento e é tida como a rua mais pequena de Lisboa.

A expressão “meter o Rossio na Ruada Betesga” é usada sempre que um lisboeta muda de casa e tem de tirar o sofá pela porta da entrada.

 

*6.  Quanto tempo demoraram as obras de Santa Engrácia?*



284 anos. De 1682 a 1966. Demorou, mas lá que ficou uma obra bonita, isso ficou.

 

*7.  Há um faroleiro no Bugio?*



O farol, no Forte de São Vicente do Bugio, deixou de ser uma fortificação em 1945 e tornou-se automático em 1981.

No ano seguinte os faroleiros foram mandados para casa e desde então que está vazio. Isto significa que se quiser pode ocupar o forte, declarar a sua independência e começar a emitir moeda. Não diga a ninguém que fomos nós que demos a ideia.

 

*8.  Qual é a pata direita do cavalo de D. José?*



É a esquerda. Não conhece o trocadilho? É uma provocação tão antiga como a estátua equestre que está no Terreiro do Paço. A pata direita –ou que está “a direito” – é a pata esquerda do cavalo. A pata do seu lado direito está ligeiramente dobrada, daí ser possível brincar comos vários significados da palavra “direita”. É rir a bom rir. E qual é a cor do cavalo branco de D. José?

 

*9.  É verdade que a estátua que está no Rossio é de um imperador mexicano?*

 

Não e é uma pena. Dava uma belíssima história. O mito urbano de que a estátua que está na praça do Rossio não é de D. Pedro IV, mas sim do imperador Maximiliano do México, é só isso mesmo: um mito. Reza a lenda que o escultor tinha feito uma belíssima estátua do tal imperador, entretanto fuzilado, e para não dar o trabalho por perdido reciclou-a como homenagem ao monarca português.

 

*10.  Estamos todos familiarizados com a Segunda Circular, mas onde fica a Primeira Circular?*


A Primeira Circular existiu e “circulava” a cidade no século XIX: começava no Largo de Alcântara, passava pela Rua D. Carlos, Rua Marquês da Fronteira, Duque de Ávila, Praça do Chile e por aí acima pela Morais Soares para depois descer até Santa Apolónia. Representava na altura os limites da cidade, que entretanto transbordou e vai daí fez-se uma Segunda Circular.

**************************




NADA MAIS VERDADEIRO!

Idosos e confusão mental

 

Antunes Ferreira

O texto que de seguida publico – porque me pareceu muito interessante e, principalmente, muito importante – foi-me também enviado pelo meso amigo desde os tempo de Luanda, o Alberto Guimarães, a quem aqui deixo o meu muito obrigado. Pode acontecer que já conheçam o seu conteúdo; eu não. De qualquer jeito a quem já o souber aqui ficam as minhas desculpas; aos outros – aproveitem…

 

Autor: Arnaldo Lichtenstein, Médico.

Todas as vezes que ensino medicina clínica para estudantes de medicina do quarto ano, faço a seguinte pergunta:

"Quais são as causas da confusão mental em pessoas idosas?"

Alguns respondem: "Tumores na cabeça".

Eu respondo: Não!

Outros sugerem: "Os primeiros sintomas da doença de Alzheimer".

Eu respondo novamente: Não!

Com qualquer rejeição das suas respostas, eles ficam frustrados.

E ficam de queixo caído quando noto a causa mais comum:



Desidratação

Pode parecer uma piada; mas não, este último motivo não é suspeito e extremamente importante.

Pessoas com mais de 60 anos geralmente param de sentir sede e como resultado, param de beber líquidos.

Quando ninguém está por perto para lembrá-los de beber líquidos, eles secam rapidamente.

Desidratação severa e afeta todo o corpo. Pode causar fraqueza muscular, fadiga, falta de motivação, confusão mental súbita, diminuição da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, angina (dor no peito). Em casos muito extremos, coma e até morte.



Esse hábito de esquecer de beber líquidos começa aos 60 anos, quando temos pouco mais de 50% da água que precisamos ter no nosso corpo.

Pessoas com mais de 60 anos têm um reservatório de água mais baixo. Faz parte do processo natural de envelhecimento.

Mas há mais complicações. Embora estejam desidratados, elas não sentem vontade de beber água porque os seus mecanismos internos de equilíbrio não funcionam particularmente bem.

Resumo:

As pessoas com mais de 60 anos secam facilmente, não apenas porque têm menos água; Mas também porque não sentem a falta de água no corpo.

Embora as pessoas com mais de 60 anos possam parecer saudáveis, realizar reações e funções químicas pode ser prejudicial para todo o corpo.

Então aqui vão dois alertas:


 

1) Adquira o hábito de beber líquidos. Os líquidos incluem água, vinho, sumos, chá, água engarrafada, leite, sopas e frutas ricas em água, como melancia, pêssego e abacaxi; A laranja e a tangerina também funcionam.

O importante é que a cada duas horas, você precisa beber alguns líquidos.

Lembre-se disso!

 

2) Alerta aos familiares: ofereça constantemente líquidos a pessoas com mais de 60 anos. Ao mesmo tempo, observe-as.

Se você achar que elas repelem fluidos e ficam irritáveis, com falta de ar ou desatentas durante a noite, esses são quase certamente sintomas recorrentes de desidratação.

Você está inspirado a beber mais água agora?

Envie esta informação para outras pessoas. Faça isso agora! Os seus amigos e familiares precisam saber por si mesmos e ajudá-los a serem mais saudáveis e felizes!

*É bom compartilhar isto com pessoas com mais de 60 anos,"