2018-10-03


Vou ali e já venho

Antunes Ferreira

Hoje pelo meio-dia a Raquel e eu estamos a embarcar no terminal de cruzeiros no MSC Preziosa para fazer justamente um cruzeiro no qual à ida vamos chegar a Génova, parando em Málaga e Barcelona; de volta paramos em Casablanca/Marraquexe e chegamos a Lisboa no sábado, 13. Durante esses dez dias nada de computados, nada de blogosfera, somente sopas e descanso. E ninguém tem nada com isso, ora essa…



Curioso é saber que o navio é um mastodonte com uns pequenos 33.300 cm de comprimento, 6.681 cm de altura, 139.072.000.000 gr de peso, pode transportar 4.237 passageiros (mais um, menos um) e tem 1.325 tripulantes. Os dados fornecidos não incluem boias. Foi mandado construir em 2010 por um tal Hannibal Kaddafi, filho do ditador da Líbia que o encomendara recomendando que ele tivesse um aquário para tubarões de 120 toneladas de água…

Claro que a entrega já não se consumou porque entretanto sabe-se o que aconteceu: mais um episódio da “Primavera Árabe” obrigou o rapaz, aliás desde sempre mal comportado – já cumprira uns anitos de prisão no Líbano e o seu pai pagara umas belas fianças para ele ser libertado em Genebra e depois em Paris por agressões diversas a membros do seu pessoal e até à sua companheira que estava grávida. Um excelente exemplo. Face aos acontecimentos e vendo o que sucedera ao pai meteu toda a família, mulheres, filhos, filhas, irmãs, mãe e avó em seis “mercedes” blindados e zarpou para a Argélia.   

O Preziosa que quando encomendado deveria chamar-se Phoenicia tem ainda uma outra curiosidade: a sua madrinha foi a Sophia Loren. Para a minha geração era uma das boazonas das telas cinematográficas.

Portanto caté à nossa volta.
Qjs & abçs