2023-09-15

 


Futebol visto no estádio

*Isto não vale nada, prefiro na televisão

 

Antunes Ferreira

Com os seus seis anos, Viriato era um adepto do futebol – pela televisão, tal como «Os quatro blindados e o seu cão», o «Bonanza», «Ed, o cavalo que fala» e outras series mais. Mas, os onze homens, um em cada posto, envergando uniformes diversos, tentando meter o esférico na baliza adversária com três senhores vestidos de preto (um com um apito) eram o máximo!

O pai, Januário, oficial de carreira, desempenhava as funções de chefe do Gabinete do Presidente da República, e raras vezes estava em casa. Viriato, sendo filho único, herdeiro do nome do chefe dos Lusitanos que fora líder destes entre 147 e 139 a.C., vencendo diversos exércitos romanos. Símbolo da resistência ao invasor, detentor de capacidades excepcionais de liderança, vencido pela traição de aliados, terá sido igualmente um homem frugal, segundo algumas fontes. Viseu considera-se hoje, o autor da estória – ou lenda.

No entanto um dia, o progenitor, inesperadamente, perguntou ao filho se gostaria de ver a sua equipa, o Sporting, a jogar em casa, no estádio José Alvalade (o antigo); Viriato quase desfaleceu, «Pois claro, não há dúvidas!!!! E foram. Como oficial do Gabinete do Presidente Craveiro Lopes, ficaram instalados no camarote dele. E aí começaram as encrencas. «Ó pai, não fazem o relato, como na RTP?» «Cala-te miúdo, que estão todos a olhar para nós!»

Mas o pior estava para vir; Viriato, circunspecto: «Isto assim não vale nada! Não há repetições como na televisão, não se pode voltar atrás, prá gente entender se o tipo meteu golo com a mão ou não?!?!?» Que diria o Diego Maradona????????

 

 


32 comentários:

  1. Muito à frente este miúdo!
    Não sei se nessa altura já havia essas técnicas na televisão.
    Mas tu é que sabes!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rositamiga
      Se o Viriato o diz - quem sou eu para o duvidar... Mas, deixa-me que te diga: a estória é verdadeira, passou-se com a minha família e, por conseguinte, não há quaisquer razões para duvidar. Naturalmente, só os nomes dos intervenientes (na realidade, meu filho e neto) foram objecto de ficção.
      Beijos 😍😍😍😍e queijadas de amêndoas da Bimby
      Henrique

      Eliminar
  2. O Viriato era um vidente, não há dúvida.
    (Porra, muda lá, de uma vez por todas, o meu mail)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quinhentosamigo
      Ah ganda Viriato! Se quiseres fazer o favor de ler a minha resposta à Rosa dos Ventos - está lá o que é preciso. Quanto ao teu novo imilio não sei o que me passou pelo cristalino bestunto... mas - perdi-o. Manda-me o novo outra vez, o que desde já te agradeço e prometo que não tentarei perde-lo...
      Abração 🤗🤗🤗🤗
      Henrique

      Eliminar
  3. Assim é que eu gosto. Histórias verdadeiras ficcionadas. Abreijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Helenamiga
      Se gostas assim só posso dizer: «também eu!» A História é feita de estórias, e a imaginação, como dizia (e não sei se ainda diz) o Mário Zambujal é só 10% de inspiração; os restantes 90% são apenas... transpiração 😣😴😪
      Folgo muito de te ver aqui com um comentário. Volta mais vezes.
      Beijos😀😀😀😀 & queijos de Alpalhão
      Henrique

      Eliminar
  4. É PRECISO TER MUITA IMAGINAÇÃO! OS MEUS MAIS SINCEROS PARABÉNS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Hermíniamiga
      ... e tenho alguma, pois para chegar aos 82 anos a 20 deste mês é preciso ter paciência😊😋😍🥰 & queijinhos fresquinhos
      Henrique

      Eliminar
  5. Viva, HenriquAmigo.

    Ora vamos lá por partes:
    Se, como afirmas numa resposta dada a um leitor, que no caso até é leitora, (tua e minha) só ficcionaste os nomes dos personagens, como foi possível ao menino 'Viriato' que, na TV, via - a P&B - a série Bonanza, Ed - O cavalo que fala, e, quiçá, Dallas, se à época não havia nada destas modernices actuais? Sequer TV a cores?
    Não querendo ser mais papista que o Papa - neste caso, tu - acho que seria mais credível e de bom tom, se acrescentasses uma nota de rodapé, ou cabeçalho, como queiras, elucidando a 'malta' amiga de que a estória é ficcionada, porém, baseada em factos reais.
    Que dizes?
    Gostaria muito ( só Deus sabe quanto) de ter recebido uma educação primorosa, a exemplo da estimada Dra. Helena, para não me alongar em pormenores, que mais não são que uns míseros peanuts. Lamento, mas cada um dá o que tem.
    Fica bem e toma lá uma beijoka, com estima!


    ResponderEliminar
  6. Minha querida Janitamiga
    Se olhares para a resposta que dei à Rosa dos Ventos está lá tudo, não sendo necessárias quaisquer notas de rodapé ou cabeçalhos para acrescentar o que escrevi. De resto, nunca falei em TV a cores, apenas me referi à RTP que, naturalmente nesses idos era a P&B.
    Pelo que me dizes quanto à ficção e à realidade do que aconteceu - também lá está; donde tenho de presumir que só leste a minha resposta à Helena Sacadura Cabral. O que não me parece muito curial, pois nunca duvidei das tuas qualificações pessoais e profissionais.
    «Cada um dá o que tem» - estou a citar-te. É o que se passa comigo: não vá o sapateiro além da chinela...
    Fico tão bem como a saúde mo permite e agradeço-te o cuidado, ó alentejana dum raio!
    Beijos😚😚😚 & queijos de Castro Verde
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...não vá o sapateiro além da chinela, como por exemplo, ter pretensões a tocar rabecão, nei? 😁
      Li sim, a tua resposta à Rosa dos Ventos, mas nem todos os que passam pelos blogues a correr se detém a ler o que os outros dizem, já basta fixarem-se no post. Era justamente por esses que eu falava...mas deixa lá. Como sabes presunção e água benta...e eu, por vezes sou uma presunçosa do caraças.

      Beijos, HenriquAmigo.
      PS- Já andas a planear a festança para quarta-feira? Já ando a salivar só de pensar nos petiscos que nos vais oferecer...

      Janita

      Eliminar
    2. Minha querida Janitamiga
      Pronto, pronto, já basta de citações, coisa que entre amigos (ainda por cima alentejanos ou, pelo que me toca, mêo...) não deve sair à traça, muito menos à blogosfera.. Como dizia o Sitting Blue, o famoso chefe dos Sioux, mais vale enterrar o machado da guerra, do que desentrra-lo porque «mais dia ou menos dias volta-se a entrra-lo!»
      Quanto a festas, s elas ocorrerem, como dizia o soldado (mas noutro contexto) «não tenho nada a ver com isso...» Se a Raquel, os meus filhos, neta e netos andam a preparar alguma, eu juro pela minha virgindade (20/09 = Virgem) que nada sei - nem quero saber. Portanto, quanto a petiscos, eu faço uns ovos cozidos de aventar pela fenestra...
      Beijos🧡💛💙 & queijinhos🧀🧀🧀 frescos do teu sempre amigo
      Henrique

      Eliminar
  7. Vi jugar a Maradona en el Barcelona... y bien... pero para mí el mejor fue Johan Cruyff.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  8. ¡Hola Toramigo!
    Soy un gran aficionado al fútbol y vi jugar a los dos que mencionaste.
    Pero para mí, y no por ser portugués, el mejor que he visto hasta ahora se llama... Cristiano Ronaldo.
    Abrazos
    Henrique

    ResponderEliminar
  9. Bom dia meu Amigo Henrique. Gostei da mistura da ficção com a realidade. Tem sempre uma pitada de humor o que escreves. Gostei.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Olá minha querida Gracitamiga
    Não sei como agradecer-te, ponto. A mistura dá mais sabor (penso eu...) ao escrito e o humor é indispensável num Mundo louco, louco, louco como é este em que vamos sobrevivendo, ponto final, na outra linha,
    Beijos😃😃😄 & queijadas de Arraiolos
    Henrique

    ResponderEliminar
  11. Meu querido amigo, eu com os 74 anos a completarem-se em 22/9/2023 me chamo Viriata ....

    Grato abraço pela gargalhada e viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  12. Minha querida Viriatamiga
    Vivó nosso Sporting!!!!!!!!!!! Aquela dupla que saiu do frio não há ninguém quem os agarre!!!!! 'inda por cima c'ajuda do Diomande caté meteu uma batata ca cabeça!!!!
    E ainda bem que gargalhaste, fica-te uma cena bonita!
    Beijos🥰🤩😚 & queijos de Portalegre
    Henrique

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, meu querido amigo!
    A história tem montes de piada. O miúdo tem razão. Viva a sua imaginação!

    HOJE É UM DIA ESPECIAL: O DIA DO SEU ANIVERSÁRIO.

    Desejo-lhe muitas felicidades, amor, continuação da boa e humorística escrita e sobretudo saúde.

    PARABÉNS E QUE CONTE MUITOS, SÂO OS MEUS VOTOS.

    Beijos e abraços da amiga, que por si tem muita consideração.

    ResponderEliminar
  14. Minha querida Céuamiga
    Muito obrigado pelos parabéns, mas 82 anos já ninguém mos tira. Mas é quase pornográfico comemorar uma tal data. No meio de consultas médicas e de tratamentos diversos, a Raquel e os «adidos» resolveram comemorar a data no almoço habitual de domingo.
    No que concerne à estória ela não é original. Vou «pescando» aqui e ali e sai um embrulho desgraçado...
    Beijos🎀🎁🖼 & queijos curados
    Henrique

    ResponderEliminar
  15. Bom dia ao querido amigo aniversariante do dia!! 🥂🥂
    Que daqui para frente, a felicidade, a paz e saúde acompanhe você sempre!
    Esse belo período - 82 anos - têm muitas histórias excelentes pra contar do grande jornalista português!
    Muitas felicidades querido amigo Henrique! 🎁🎂😁🌹
    Beijos e queijos - sua marca que já está registrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taisamiga
      Muito obrigado, porém um dia que presumia feliz tornou-se um pesadelo. Fomos (a Raquel e eu) ao cardiologista da UCS (Unidade de Cuidados de Saúde da TAP, um verdadeiro mini hospital) que me deu uma péssima notícia: têm de me mudar uma válvula tri qualquer coisa cardíaca para uma artificial - e com urgência!!!!!
      A Raquel, os meus filhos e até os netos e a neta já começaram as diligências para encontrar o Dr. Rui Telles, considerado o melhor neste tipo de intervenções - que têm de ser feitas por cateter pois, de acordo com o Dr. Nazaré (o cardiologista da UCS), a urgência é grande.
      Veremos o que isto dará; estou bastante preocupado e um tanto assustado, confesso.
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  16. Krido akanhado
    Aqui esborracho os meus mais repenicados Parabéns neste teu dia de Aniversário.
    Grande, até mais que BIG, abraço dos du Châteauguay
    Raulzinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Akañado Raualzinhamigo
      Já devem ter recebido o imilio que vos mandei com notícias pouco agradáveis. Na vida há momentos bons e menos bons; neste bolo-rei saiu-me a fava.
      Abreijos
      Henrique

      Eliminar
  17. :) Realmente sem relato e sem vídeo árbitro é melhor ficar em casa :)
    um beijinho e continuação de uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gabiamiga
      É mesmo assim, o catraio tinha carradas de razão! Ficar em casa, refastelado, sem sofrer os dissabores das multidões, deix-me a água na boca...
      Beijos😋🥰 & queijos - muitos 🧀🧀🧀
      Henrique

      Eliminar
  18. E porque entretanto li alguns dos comentários anteriores, muitos Parabéns e muita boa sorte e saúde, além de um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabiamiga
      Os parabéns ficam agradecidos, mas a doença essa está presente deixa-me muito apreensivo !
      + Beijos & queijos

      Eliminar
  19. Olá, amigo Henrique, venho para abraçar o prezado amigo neste importante
    dia, 20 de setembro, data do seu aniversário.
    Meus parabéns pelos seus 82 anos de idade juntamente com meus votos
    de pronta recuperação de sua saúde. Espero que você e sua Raquel, apoiados
    pelos filhos e netos, consigam encontrar solução para essa intervenção médica, que vai sair muito bem.
    Esperamos encontrar você, quem sabe no campo de futebol torcendo para seu time e pela Seleção Portuguesa, que, pelo que sei, está entre as melhores da Europa.
    Um grande abraço nesse dia tão importante. 🥂

    ResponderEliminar
  20. Venho num pé e vou no outro, apenas para te Parabenizar pela passagem de mais um aniversário, amigo Henrique.
    Desculpa, meu querido, mas acabou por me passar.
    Lembrei-me agora e vim a correr.
    Que a Vida te seja suave e leve e ainda nos alegres durante muitos e bons anos com as tuas crónicas bem imaginadas e melhor descritas.

    Um grande, grande Abraço!

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Janitamiga
      Para alentejana como tu, não há qualquer atraso e é om receber aqui as tuas palavras. Só que o coração esta enferrujado e precisa de uma válvula nova artificial e que de acordo com o Dr. Nazaré, cardiologista da UCS (Unidade de Cuidados de Saúde da TAP), não estou em condições de ser operado.
      Portanto, terei de ser intervencionado através de um cateter -- o que me deixa um tanto «acagaçado...» A Raquel, os nossos filhos, os netos e e a neta já começaram as diligências para ver se quem vai tratar de mim será o melhor neste tipo de coisas - o Dr. Rui Telles. A seu tempo darei notícias. Por agora fico assim.
      Beijos🥰🥰🥰 & queijinhos frescos de São Jorge, Açuuures
      Henrique

      Eliminar