...partira de Chicago em 11/11/1929
O gelo no comboio
*A travessia
dum deserto interminável
Antunes Ferreira
O comboio partira
de Chicago em 11 de Novembro de 1929. Seguiria por Illinois, passando pelos
estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminava
na cidade de Santa Mónica. Tinha apenas três carruagens, a máquina e o vagon
para o carvão. Uma das carruagens era destinada ao transporte das bagagens dos
passageiros e outras com passageiros destinados para diversos destinos.
Já há mais de dez horas o ronceiro trem avançava,
soluçando, atravessando um deserto aparentemente interminável. Os passageiros,
metidos naquela aventura, respiravam com dificuldade o ar pesado e a água das poucas
vasilhas estava tão quente como o ambiente. Olhavam-se uns aos outros
desvairados, a morrer de sede.
Eis senão quando, do vagon das bagagens, saiu um
cavalheiro, de fraque, com um balde na mão, anunciando: «Gelo, gelo, quem quer
gelo? Cada pedra dez cents!» O pessoal nem regateou, havia pedras de gelo para
toda a malta – todos compraram e deitaram nas respectivas vasilhas. Água fresa
– que delicia!
«O cadáver decompõe-se...»
Entretanto o cavalheiro regressara à sua carruagem e o calor e a sede não desistiam. Abriu-se de novo a porta e saiu o cidadão com o balde: «Cada pedra 50 cents!» Vozes quase e uníssono: «Roubalheira!!!!» Mas compraram. O homem retirou-se outra vez, mas passada meia hora, voltou: «Cada pedra um dólar!» Um grupo organizou-se para assassinar o energúmeno! Contudo a serenidade venceu e todos esportularam a enormidade. O fulano retirou-se, mas após uns escassos minutos reapareceu sem o balde! Um brado colectivo: «Onde é que está o gelo?» E o sujeito, tranquilamente: «Se eu tiro mais gelo, o cadáver entra em decomposição…»
Beijos
& queijos flamengos Limiano
Olá, HenriquAmigo.
ResponderEliminarSabes o que tu merecias com toda esta mormidez? Não era a decomposição, que disso se encarregará o tempo quando chegar a tua hora, era de uma valente descompostura, por nos trazeres um texto que não nos arranca o mais ténue sorriso.
Ora, essa! Com toda essa tua rica imaginação para dar e vender, vens enojar-nos com uma frescura de gelo que servia para conservar um defunto? Debalde nos tentaste distrair... mas agradeço na mesma. 😬
Mais valia uma anedota das "tais"... 😜
Estou a brincar, não te melindres.
Beijokas frescas e repenicadas!!
Minha querida Janitamiga
EliminarKomkentão morbidez? Por uns cubozitos de gelo? Tenho uns amigos que eram agentes imobiliários e que com o COVID viram o negócio ir de pantanas, decidiram abrir um negócio funerário dada a mortandade que na altura se verificava. 😰😱🥵
Há o velho ditado «a ocasião faz o ladrão» que aqui se aplica – no meu modestíssimo entender. O gelo tirado/roubado do caixão do «cadáver», completamente «falecido» e definitivamente «arrefecido» sempre valeu (passe a bruteza do negócio) para ir matando a sede dos desditosos passageiros.
Fazer uma tal viagem, com condições abaixo de cães, não foi uma aventura, foi sim um despautério. E a estória nem sequer termina. Que se passou depois??????😣😴🤢
Muito obrigado, querida alentejana, mas estes assuntos só tratados a rir; o resto não passa de tretas – muito sequiosas…
Beijos & requeijões de Saum Miguel (Açures)
Henrique
Lá imaginação tens tu, mas esta não ocorreria ao careca... Fosg...-se!
ResponderEliminarabração
Caríssimo Quinhentosamigo
EliminarInspiração = 10%; transpiração = 90%... A afirmação não é minha, é do meu amigo e antigo camarada (e chefe) no DN de Lisboa, Mário Zambujal. Careca eu estou mas convém não esquecer - por mor das prendas🤤🤑🤪 - que é já no dia 20 deste mês que completo 82 aninhos...
Abração
Henrique
Ó MEU AMIGÃO! INVENTA CADA UMA QUE ME FAZ RIR ÀS GARGALHADAS! VENHAM MAIS! FICO À ESPERA! TUDO DE MELHOR PARA SI E TODOS OS SEUS
ResponderEliminarMinha querida Herminiamiga
ResponderEliminarOra muito bem, diz o ditado «Deus fez o mundo. Mas todas as outras coisas são feitas na China.» Claro que virão mais; se melhores logo se verá...
Beijos 🙄😏😪& queijos nacionais (e temos tantos e óptimos)
Henrique
Que desagradável este humor negro a cheirar a defunto!
ResponderEliminarAbraço
Querida Rositamiga
ResponderEliminarNum dia está-se vivo, noutro, falecido, obituado, passado, enfim, mortinho-da-silva. E não se trata de amor, digo, humor negro 🥵👿👺👽🙊a cheirar a defunto. Chegaria se fossem tiradas mais pedras de gelo...
Beijos 🤩🤩🤩& queijos de Marvão
Henrique
Humor negro que me fez soltar uma gargalhada :)))
ResponderEliminarAbração, boa semana
Pedramigo
ResponderEliminarAinda bem que gargalhaste!!! Humor branco ou negro é sempre humor. Ainda não fui ao teu «castelo» onde sempre se encontra um excelente humor.
Abração
Henrique
______________
NB - Contagem decrescente: só faltam 9 (nove) dias; vai preparando a prenda; contendo-me com umas acções da A Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, SA (chinês: 澳門旅遊娛樂股份有限公司; sigla: STDM) que é uma empresa de Macau controlada maioritariamente por Stanley Ho (falecido aos 98 anos em 2020) e sua família.
Pedramigo
ResponderEliminarEsqueci-me, a idade não perdoa
擁抱
恩里克
Daqui a nove dias estarei em Londres.
EliminarLondres para visitar as filhas antes de uma ida a Portugal para visitar os pais e a casa de Gaia.
Abração
Pedramigo
EliminarAinda te lembras do caminho para 倫敦? E para 葡萄牙? E ainda pra
蓋亞? O reencontro com a família é sagrado e por isso quero felicitar-te e desejar-te umas boas viagens. E não te esqueças: «Ai verdinho, meu verdinho, esquecer-te não há maneira; tu pra mim és pão e vinho e cor da nossa bandeira...»
擁抱
恩里克
O meu pai, a ser sujeito a tratamentos quimioterapia há mais de um ano, merece mais que ninguém, FerreirAmigo.
EliminarO meu velhote vai fazer 87 anos no dia 25 de Outubro.
E mesmo doente, abalado, é ele quem trata de tudo lá em casa.
Tem uma garra que faz inveja.
Quero levá-lo até à casa que comprei à beira rio em Gaia, passear com ele (a minha mãe nunca quer sair de casa), comer e beber sem olhar a quê...dar-lhe o mimo que ele merece.
Mimo às filhas, mimo aos pais.
Essa é a minha função.
Abraço
Bom dia , meu Amigo Henrique, que historia deliciosa, bem contada e com um humor "quase negro" que me deu gosto ler.
ResponderEliminarUma boa semana.
Um beijo.
P.S. Parece que a informática cá de casa está quase normal. Mas por que razão na lista de blogs que sigo "A nossa travessa" me aparece como se tivesse sido actualizada há 7 anos? Já apaguei e tornei a pôr mas o resultado é o mesmo.
Beijinhos.
Querida Gracinhamiga
EliminarBem sabes que estou na primeira linha dos teus admiradores, pois és a Poesia levada ao cimo dos montes Himalaias. Essa tua afirmação de que gostaste da estória com um humor «quase negro» deixou-me babado, o que num cidadão prestes a completar 82 anos e sem babete, afigura-se-me quase... «pornográfico...»
Beijos😋😃😄😙 & queijos gorgonzola (adoro o italiano...)
_____________
NB - Puseste o dedo na ferida. O caso d'«A Nossa Travessa» continua um mistério insondável, próprio da grande Agatha Christie. Tenho corrido seca-e-meca e «Niente!La storia è ambientata sette anni fa e non so perché. Avevo anche pensato di consultare la Pitonessa di Dlfos, ma la “cosa” è nera...
Credo che non piaccio a Blogger; fanculo! E' il lato dove dormo meglio!!!!
Uno di questi giorni cercherò la Polizia Giudiziaria, ma non credo a Babbo Natale...
(Questo è in italiano, perché è più internazionalizzato. Grazie mille!)
Gostei do humor desta história ferroviária.
ResponderEliminarBem contada, como sempre o fazes.
Boa semana.
Um abraço.
Meu caro Jaimamigo
EliminarMais um miminho como este e inda me declaro teu «admirador» 😥😴🤑 Um Poeta como tu, dizer-me coisas dessas, deixa-me ao mesmo satisfeito e embasbacado! Só tu poderias fazer uma tal coisa..
Abração
Henrique
Excelente história de humor negro !
ResponderEliminarAbraço com estima e voto de boa semana :)
Querida Sãozitamiga
ResponderEliminarMuito obrigado pelas tuas gentis palavras; trata-se realmente de humor «mais ou menos negro!» Mas, se bem me recordo, o que vale o humor mesmo que seja «negro»? («Recorro uma vez mais ao Google da Wikipédia:«Tu és do tipo que riu até chorar com Pulp Fiction e acha Monty Python o máximo? Temos boas notícias: o teu QI pode ser mais alto do que a média.
Médicos e psicólogos da Universidade de Viena, Áustria, testaram a reação de 156 voluntários de várias idades e classes sociais a 12 tirinhas ácidas do cartunista alemão Uli Stein (consideravelmente mais pesadas que os exemplos mencionados acima).
E descobriram que os fãs de humor negro são pessoas pouco agressivas e pouco melancólicas, que se dão melhor em testes de QI e que têm, em média, mais anos de formação escolar.
Alice Sosnowska: Como lidar com pensamentos indesejados?
Luxemburgo-faz-alerta-e-escancara-necessidade-de-psicologos-fixos-na-comissão-técnica-do-Corinthians.
Joel Jota: Quanto a tua mente está te ajudando?
No grupo que se indignou com os cartoons provocantes, por outro lado, havia pessoas mais instáveis e agressivas, com QI dentro da média.
Um terceiro grupo ficou a meio do caminho, com níveis médios de agressividade e aceitação também média das piadinhas pesadas.
Vale lembrar que os testes de QI medem apenas a capacidade de raciocínio lógico de alguém, e que hoje a ciência defende a existência de diversos tipos de inteligência.
Para os cientistas, os resultados provam que o que cada um considera humor depende tanto de fatores cognitivos como emocionais — ou seja, que a graça de uma anedota depende não só da nossa capacidade racional de entendê-la, mas também do quanto nossa maneira de encarar a vida nos predispõe a achá-la engraçada ou não.
Bio revolução, entenda como ela já está transformando a vida de todos nós.
Quer se livrar das rugas? Entendas as causas da formação na pele e como se prevenir.
Os oceanos estão ficando mais verdes e os cientistas não sabem por quê.
O que é hidrogénio verde e como isso pode impactar a sua carreira?
ClickBus comemora 10 anos com nova marca e 51 milhões de passagens vendidas. Black Friday: vê como a inteligência artificial pode influenciar no sucesso do teu negócio.»)
A resposta já vai mais longa do que a espada do Afonso Henriques; portanto, fico-me por aqui.
Beijos😁🤩🤤🤪 & queijos da Ilha Graciosa, Açores
Boa noite, Henrique!
ResponderEliminarEspero que continue a melhorar e a mandar a bipolar para o ar.
É sempre bem-vindo ao meu blog. Apareça cada vez que desejar, porque não me aborrece, absolutamente, nada.
Mais uma história divertida e contada com o seu inequívoco humor, embora no final a situação não foi agradável, mas vigaristas existem em toda a parte.
Beijinhos para ambos e continuação de alto astral.
Querida Céuamiga
ResponderEliminarIsto vai devagarinho - mas vai. Entretanto surgiram-me mais umas complicações: faltas de ar e cansaços permanentes - já fui ao cardiologista e comecei a fazer exames e análises.😣😫😴 Por outro lado, bati com as pernas nos lados da secretária (o móvel...) e na UCS (Unidade de Cuidados de Saúde) da TAP - um verdadeiro mini hospital, graças ao facto da Raquel ser reformada da companhia aérea nacional ✈✈✈estou a fazer duas vezes por semana tratamentos especializados. O pessoal TODO é excelente, contudo dizem-me que terei para muito tempo... A velhice é uma chatice (olha até rimalhei...)
O teu blogue, já to disse, é um oásis nesta blogosfera sensaborona. Por isso lá voltei; continua, querida amiga. A estória saiu-me da cabeça que, felizmente, a caminho dos 82 (20 deste mês), funciona ferpeitamente, ups, perfeitamente e o seu final não podia ser outro para dar o toque de «humor mórbido»...
Beijos😊☺😛😛😄 & queijos de Alpedrinha
Henrique
Ai o Henrique acha a blogosfera sensaborona, é?
EliminarSe calhar queria que todos os blogs publicassem poemas eróticos, não?
Depois diga que a culpa de bater com as pernas na secretária é dos 82 aninhos. Vai lá vai...e depois queixa-te!! ahahahahahah
Anonym, lieber/Teresinhamiga
ResponderEliminarDer verfluchte Blogger hat erneut „angegriffen“! Jetzt. Ich habe Ihren Kommentar verpasst, der jetzt erschienen ist; Die Erwägungen, die Sie darin zum Ausdruck bringen, sind für ein anderes Mal ...
Küntze & Käse
Henrique
___________
NB – Wiederholen Sie es bitte. Vielen Dank!
Gracias por compartir tu buen humor.
ResponderEliminarA mí me gusta el humor negro.
Es una buena historia.
Saludos.
¡Hola Toramigo!
EliminarMuchas gracias por tus amables palabras.
El humor negro es una forma de afrontar el mundo: es mejor reír que llorar...
Abrazos
Henrique
Querido amigo Henrique, eu já tinha lido essa tua excelente história, que humor!
ResponderEliminarVirgi Maria... como pode? Ri muito, e aqui meio fora de hora com tanta tristeza!
E não comentei porque estávamos no auge da enchente aqui no Sul do Brasil! Ri pra mim. E muito mais nessa segunda leitura. E me pegou de surpresa quando li o encerramento na primeira leitura:
«Se eu tiro mais gelo, o cadáver entra em decomposição…»
Que loucuuuura isso! Mas agora já consigo rir, amigo, sem culpa!
Muito bem bolada essa tua história macabra! Fiquei a me imaginar comprando os gelinhos e depois descobrir a origem!
Deixo votos de uma ótima semana e, amanhã dia 20, estarei aqui para a festinha com bolo de aniversário pelos 82 aninhos aí do rapaz...
Beijos e queijos!
Querida Taisamiga
EliminarÉ bom saber que no meio d desgraça, ainda há alguém que te faça rir - embora já tenhas conhecido a estória. O humor (mesmo o negro) também serve para desempoeirar as teias de aranha que se apossaram das nossas cabeças; por isso, fico satisfeito ao ler o que escreves.
As minhas tristeza e solidariedade para os que estão a sofrer e para os que perderam alguém que lhes era muito próximo.
Beijos & queijos do sertão
Henrique
O meu herpes e diabetes estão completamente curados depois de beber os medicamentos à base de plantas do Dr. Jekawo, nos quais ele preparou e me enviou através do serviço EMS Courier, nunca soube que existia um fitoterapeuta tradicional com tanta sabedoria ancestral que pode curar todos os tipos de doenças e infeções com medicamentos à base de plantas até que encontrei o Dr. Jekawo online. Fiquei tão frustrado quando me deparei com o Dr. Jekawo online através da leitura de blogs, por isso li tantos testemunhos sobre como ele utiliza medicamentos à base de plantas para curar o herpes, a diabetes , cancro, HPV, hepatite, aumento do pénis , Aumento mamário, Disfunção eréctil, Feitiço de amor para trazer o seu amante de volta, feitiço de boa sorte, doença de clamídia, doenças de lúpus.
ResponderEliminarO Dr Jekawo reside na África Ocidental, mas também envia os seus medicamentos à base de plantas para pacientes de todo o mundo porque me enviou os meus medicamentos à base de plantas, por isso instruiu-me sobre como beber os medicamentos à base de plantas durante 20 dias e depois de beber os medicamentos à base de plantas durante 20 dias fui fazer um teste e descobri que estava curado permanentemente e não há mais surto, recomendei o Dr. Jekawo aos meus amigos e eles ficaram curados, por isso acho que devo escrever isto aqui para qualquer pessoa que enfrente problemas de saúde contactar o Dr. Jekawo via e-mail: drjekawo@gmail.com ele certamente curará qualquer pessoa com infecções ou doenças e também atenderá problemas espirituais.Boa sorte.