2023-09-09

 

...partira de Chicago em 11/11/1929

O gelo no comboio

*A travessia dum deserto interminável

 

Antunes Ferreira

O comboio partira de Chicago em 11 de Novembro de 1929. Seguiria por Illinois, passando pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminava na cidade de Santa Mónica. Tinha apenas três carruagens, a máquina e o vagon para o carvão. Uma das carruagens era destinada ao transporte das bagagens dos passageiros e outras com passageiros destinados para diversos destinos.

Já há mais de dez horas o ronceiro trem avançava, soluçando, atravessando um deserto aparentemente interminável. Os passageiros, metidos naquela aventura, respiravam com dificuldade o ar pesado e a água das poucas vasilhas estava tão quente como o ambiente. Olhavam-se uns aos outros desvairados, a morrer de sede.

Eis senão quando, do vagon das bagagens, saiu um cavalheiro, de fraque, com um balde na mão, anunciando: «Gelo, gelo, quem quer gelo? Cada pedra dez cents!» O pessoal nem regateou, havia pedras de gelo para toda a malta – todos compraram e deitaram nas respectivas vasilhas. Água fresa – que delicia!

«O  cadáver decompõe-se...»

Entretanto o cavalheiro regressara à sua carruagem e o calor e a sede não desistiam. Abriu-se de novo a porta e saiu o cidadão com o balde: «Cada pedra 50 cents!» Vozes quase e uníssono: «Roubalheira!!!!» Mas compraram. O homem retirou-se outra vez, mas passada meia hora, voltou: «Cada pedra um dólar!» Um grupo organizou-se para assassinar o energúmeno! Contudo a serenidade venceu e todos esportularam a enormidade. O fulano retirou-se, mas após uns escassos minutos reapareceu sem o balde! Um brado colectivo: «Onde é que está o gelo?» E o sujeito, tranquilamente: «Se eu tiro mais gelo, o cadáver entra em decomposição»   

Beijos & queijos flamengos Limiano


28 comentários:

  1. Olá, HenriquAmigo.

    Sabes o que tu merecias com toda esta mormidez? Não era a decomposição, que disso se encarregará o tempo quando chegar a tua hora, era de uma valente descompostura, por nos trazeres um texto que não nos arranca o mais ténue sorriso.
    Ora, essa! Com toda essa tua rica imaginação para dar e vender, vens enojar-nos com uma frescura de gelo que servia para conservar um defunto? Debalde nos tentaste distrair... mas agradeço na mesma. 😬
    Mais valia uma anedota das "tais"... 😜
    Estou a brincar, não te melindres.

    Beijokas frescas e repenicadas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Janitamiga
      Komkentão morbidez? Por uns cubozitos de gelo? Tenho uns amigos que eram agentes imobiliários e que com o COVID viram o negócio ir de pantanas, decidiram abrir um negócio funerário dada a mortandade que na altura se verificava. 😰😱🥵
      Há o velho ditado «a ocasião faz o ladrão» que aqui se aplica – no meu modestíssimo entender. O gelo tirado/roubado do caixão do «cadáver», completamente «falecido» e definitivamente «arrefecido» sempre valeu (passe a bruteza do negócio) para ir matando a sede dos desditosos passageiros.
      Fazer uma tal viagem, com condições abaixo de cães, não foi uma aventura, foi sim um despautério. E a estória nem sequer termina. Que se passou depois??????😣😴🤢
      Muito obrigado, querida alentejana, mas estes assuntos só tratados a rir; o resto não passa de tretas – muito sequiosas…
      Beijos & requeijões de Saum Miguel (Açures)
      Henrique

      Eliminar
  2. Lá imaginação tens tu, mas esta não ocorreria ao careca... Fosg...-se!
    abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Quinhentosamigo
      Inspiração = 10%; transpiração = 90%... A afirmação não é minha, é do meu amigo e antigo camarada (e chefe) no DN de Lisboa, Mário Zambujal. Careca eu estou mas convém não esquecer - por mor das prendas🤤🤑🤪 - que é já no dia 20 deste mês que completo 82 aninhos...
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  3. Ó MEU AMIGÃO! INVENTA CADA UMA QUE ME FAZ RIR ÀS GARGALHADAS! VENHAM MAIS! FICO À ESPERA! TUDO DE MELHOR PARA SI E TODOS OS SEUS

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Herminiamiga
    Ora muito bem, diz o ditado «Deus fez o mundo. Mas todas as outras coisas são feitas na China.» Claro que virão mais; se melhores logo se verá...
    Beijos 🙄😏😪& queijos nacionais (e temos tantos e óptimos)
    Henrique

    ResponderEliminar
  5. Que desagradável este humor negro a cheirar a defunto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Querida Rositamiga
    Num dia está-se vivo, noutro, falecido, obituado, passado, enfim, mortinho-da-silva. E não se trata de amor, digo, humor negro 🥵👿👺👽🙊a cheirar a defunto. Chegaria se fossem tiradas mais pedras de gelo...
    Beijos 🤩🤩🤩& queijos de Marvão
    Henrique

    ResponderEliminar
  7. Humor negro que me fez soltar uma gargalhada :)))
    Abração, boa semana

    ResponderEliminar
  8. Pedramigo
    Ainda bem que gargalhaste!!! Humor branco ou negro é sempre humor. Ainda não fui ao teu «castelo» onde sempre se encontra um excelente humor.
    Abração
    Henrique
    ______________
    NB - Contagem decrescente: só faltam 9 (nove) dias; vai preparando a prenda; contendo-me com umas acções da A Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, SA (chinês: 澳門旅遊娛樂股份有限公司; sigla: STDM) que é uma empresa de Macau controlada maioritariamente por Stanley Ho (falecido aos 98 anos em 2020) e sua família.

    ResponderEliminar
  9. Pedramigo
    Esqueci-me, a idade não perdoa
    擁抱
    恩里克

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui a nove dias estarei em Londres.
      Londres para visitar as filhas antes de uma ida a Portugal para visitar os pais e a casa de Gaia.
      Abração

      Eliminar
    2. Pedramigo
      Ainda te lembras do caminho para 倫敦? E para 葡萄牙? E ainda pra
      蓋亞? O reencontro com a família é sagrado e por isso quero felicitar-te e desejar-te umas boas viagens. E não te esqueças: «Ai verdinho, meu verdinho, esquecer-te não há maneira; tu pra mim és pão e vinho e cor da nossa bandeira...»
      擁抱
      恩里克

      Eliminar
    3. O meu pai, a ser sujeito a tratamentos quimioterapia há mais de um ano, merece mais que ninguém, FerreirAmigo.
      O meu velhote vai fazer 87 anos no dia 25 de Outubro.
      E mesmo doente, abalado, é ele quem trata de tudo lá em casa.
      Tem uma garra que faz inveja.
      Quero levá-lo até à casa que comprei à beira rio em Gaia, passear com ele (a minha mãe nunca quer sair de casa), comer e beber sem olhar a quê...dar-lhe o mimo que ele merece.
      Mimo às filhas, mimo aos pais.
      Essa é a minha função.
      Abraço

      Eliminar
  10. Bom dia , meu Amigo Henrique, que historia deliciosa, bem contada e com um humor "quase negro" que me deu gosto ler.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    P.S. Parece que a informática cá de casa está quase normal. Mas por que razão na lista de blogs que sigo "A nossa travessa" me aparece como se tivesse sido actualizada há 7 anos? Já apaguei e tornei a pôr mas o resultado é o mesmo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gracinhamiga
      Bem sabes que estou na primeira linha dos teus admiradores, pois és a Poesia levada ao cimo dos montes Himalaias. Essa tua afirmação de que gostaste da estória com um humor «quase negro» deixou-me babado, o que num cidadão prestes a completar 82 anos e sem babete, afigura-se-me quase... «pornográfico...»
      Beijos😋😃😄😙 & queijos gorgonzola (adoro o italiano...)
      _____________
      NB - Puseste o dedo na ferida. O caso d'«A Nossa Travessa» continua um mistério insondável, próprio da grande Agatha Christie. Tenho corrido seca-e-meca e «Niente!La storia è ambientata sette anni fa e non so perché. Avevo anche pensato di consultare la Pitonessa di Dlfos, ma la “cosa” è nera...
      Credo che non piaccio a Blogger; fanculo! E' il lato dove dormo meglio!!!!
      Uno di questi giorni cercherò la Polizia Giudiziaria, ma non credo a Babbo Natale...
      (Questo è in italiano, perché è più internazionalizzato. Grazie mille!)

      Eliminar
  11. Gostei do humor desta história ferroviária.
    Bem contada, como sempre o fazes.
    Boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Jaimamigo
      Mais um miminho como este e inda me declaro teu «admirador» 😥😴🤑 Um Poeta como tu, dizer-me coisas dessas, deixa-me ao mesmo satisfeito e embasbacado! Só tu poderias fazer uma tal coisa..
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  12. Excelente história de humor negro !

    Abraço com estima e voto de boa semana :)

    ResponderEliminar
  13. Querida Sãozitamiga
    Muito obrigado pelas tuas gentis palavras; trata-se realmente de humor «mais ou menos negro!» Mas, se bem me recordo, o que vale o humor mesmo que seja «negro»? («Recorro uma vez mais ao Google da Wikipédia:«Tu és do tipo que riu até chorar com Pulp Fiction e acha Monty Python o máximo? Temos boas notícias: o teu QI pode ser mais alto do que a média.
    Médicos e psicólogos da Universidade de Viena, Áustria, testaram a reação de 156 voluntários de várias idades e classes sociais a 12 tirinhas ácidas do cartunista alemão Uli Stein (consideravelmente mais pesadas que os exemplos mencionados acima).
    E descobriram que os fãs de humor negro são pessoas pouco agressivas e pouco melancólicas, que se dão melhor em testes de QI e que têm, em média, mais anos de formação escolar.
    Alice Sosnowska: Como lidar com pensamentos indesejados?
    Luxemburgo-faz-alerta-e-escancara-necessidade-de-psicologos-fixos-na-comissão-técnica-do-Corinthians.
    Joel Jota: Quanto a tua mente está te ajudando?
    No grupo que se indignou com os cartoons provocantes, por outro lado, havia pessoas mais instáveis e agressivas, com QI dentro da média.
    Um terceiro grupo ficou a meio do caminho, com níveis médios de agressividade e aceitação também média das piadinhas pesadas.
    Vale lembrar que os testes de QI medem apenas a capacidade de raciocínio lógico de alguém, e que hoje a ciência defende a existência de diversos tipos de inteligência.
    Para os cientistas, os resultados provam que o que cada um considera humor depende tanto de fatores cognitivos como emocionais — ou seja, que a graça de uma anedota depende não só da nossa capacidade racional de entendê-la, mas também do quanto nossa maneira de encarar a vida nos predispõe a achá-la engraçada ou não.
    Bio revolução, entenda como ela já está transformando a vida de todos nós.
    Quer se livrar das rugas? Entendas as causas da formação na pele e como se prevenir.
    Os oceanos estão ficando mais verdes e os cientistas não sabem por quê.
    O que é hidrogénio verde e como isso pode impactar a sua carreira?
    ClickBus comemora 10 anos com nova marca e 51 milhões de passagens vendidas. Black Friday: vê como a inteligência artificial pode influenciar no sucesso do teu negócio.»)
    A resposta já vai mais longa do que a espada do Afonso Henriques; portanto, fico-me por aqui.
    Beijos😁🤩🤤🤪 & queijos da Ilha Graciosa, Açores

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, Henrique!
    Espero que continue a melhorar e a mandar a bipolar para o ar.
    É sempre bem-vindo ao meu blog. Apareça cada vez que desejar, porque não me aborrece, absolutamente, nada.
    Mais uma história divertida e contada com o seu inequívoco humor, embora no final a situação não foi agradável, mas vigaristas existem em toda a parte.
    Beijinhos para ambos e continuação de alto astral.

    ResponderEliminar
  15. Querida Céuamiga
    Isto vai devagarinho - mas vai. Entretanto surgiram-me mais umas complicações: faltas de ar e cansaços permanentes - já fui ao cardiologista e comecei a fazer exames e análises.😣😫😴 Por outro lado, bati com as pernas nos lados da secretária (o móvel...) e na UCS (Unidade de Cuidados de Saúde) da TAP - um verdadeiro mini hospital, graças ao facto da Raquel ser reformada da companhia aérea nacional ✈✈✈estou a fazer duas vezes por semana tratamentos especializados. O pessoal TODO é excelente, contudo dizem-me que terei para muito tempo... A velhice é uma chatice (olha até rimalhei...)
    O teu blogue, já to disse, é um oásis nesta blogosfera sensaborona. Por isso lá voltei; continua, querida amiga. A estória saiu-me da cabeça que, felizmente, a caminho dos 82 (20 deste mês), funciona ferpeitamente, ups, perfeitamente e o seu final não podia ser outro para dar o toque de «humor mórbido»...
    Beijos😊☺😛😛😄 & queijos de Alpedrinha
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o Henrique acha a blogosfera sensaborona, é?
      Se calhar queria que todos os blogs publicassem poemas eróticos, não?
      Depois diga que a culpa de bater com as pernas na secretária é dos 82 aninhos. Vai lá vai...e depois queixa-te!! ahahahahahah

      Eliminar
  16. Anonym, lieber/Teresinhamiga
    Der verfluchte Blogger hat erneut „angegriffen“! Jetzt. Ich habe Ihren Kommentar verpasst, der jetzt erschienen ist; Die Erwägungen, die Sie darin zum Ausdruck bringen, sind für ein anderes Mal ...
    Küntze & Käse
    Henrique
    ___________
    NB – Wiederholen Sie es bitte. Vielen Dank!

    ResponderEliminar
  17. Gracias por compartir tu buen humor.
    A mí me gusta el humor negro.
    Es una buena historia.

    Saludos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ¡Hola Toramigo!
      Muchas gracias por tus amables palabras.
      El humor negro es una forma de afrontar el mundo: es mejor reír que llorar...
      Abrazos
      Henrique

      Eliminar
  18. Querido amigo Henrique, eu já tinha lido essa tua excelente história, que humor!
    Virgi Maria... como pode? Ri muito, e aqui meio fora de hora com tanta tristeza!
    E não comentei porque estávamos no auge da enchente aqui no Sul do Brasil! Ri pra mim. E muito mais nessa segunda leitura. E me pegou de surpresa quando li o encerramento na primeira leitura:
    «Se eu tiro mais gelo, o cadáver entra em decomposição…»
    Que loucuuuura isso! Mas agora já consigo rir, amigo, sem culpa!
    Muito bem bolada essa tua história macabra! Fiquei a me imaginar comprando os gelinhos e depois descobrir a origem!
    Deixo votos de uma ótima semana e, amanhã dia 20, estarei aqui para a festinha com bolo de aniversário pelos 82 aninhos aí do rapaz...
    Beijos e queijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taisamiga
      É bom saber que no meio d desgraça, ainda há alguém que te faça rir - embora já tenhas conhecido a estória. O humor (mesmo o negro) também serve para desempoeirar as teias de aranha que se apossaram das nossas cabeças; por isso, fico satisfeito ao ler o que escreves.
      As minhas tristeza e solidariedade para os que estão a sofrer e para os que perderam alguém que lhes era muito próximo.
      Beijos & queijos do sertão
      Henrique

      Eliminar