2023-09-03

 

Numa caserna à noite

*Você não tens nada com isso, não é teu

 

Antunes Ferreira

Era uma noite encalorada, com um cacimbo medroso a pairar sobre Lourenço Marques e o tenente miliciano Manuel Guilherme Pontes Fernandes, de oficial de dia ao QG/RMM, o Quartel-General da Região Militar de Moçambique (mas, de noite…) lá pelas três da madrugada mandou o ordenança chamar o sargento de dia, aliás um furriel também miliciano, Carlos Virgílio Mascarenhas Menezes, goês.

Após ele ter chegado (davam-se muito bem pois a esposa do Pontes Fernandes também era goesa, até da mesma localidade, Pondá, tinham sido colegas na escola primária) o tenente propôs-lhe dar uma volta pela caserna só para verificar se estava tudo nos conformes. Munidos de lanternas lá foram eles.

(...) tens nada com isso...

 Para que depois os que (ainda) me toleram e leem, não me acusem de não os ter avisado, aqui fica anotado que, de seguida e até ao fim deste post, as/os mais sensíveis ou melindrosas/os devem estar preocupadas/os com a linguagem que utilizo. Se não gostarem, ponham na beirinha do prato.

Ao entrarem na caserna, Pontes Fernandes apontou o feixe de luz sobre dois soldados pretos, todos nus, um em cima do outro, movendo-se em avanços e recuos e resfolegando. Tanto o oficial como o furriel pararam estupefactos: «Parem já!!!!» berrou o tenente. E o soldado que estava a ser enra… por baixo, regougou, sem ver, sequer, com quem estava a falar: «Você não tens nada com isso! A cu é teu?»

 

 


36 comentários:

  1. Cariíssimo akañadamigo Raulzinho du Chateaugay, perdão, do Chateauguay
    Poizé - e ninguém «tens nada com isso»....
    Abrações🤗, beijo😍🤩s & queijos do Pico (Açures, pronúncia local)
    Henrique

    ResponderEliminar
  2. LINGUAGEM... É LINGUAGEM! ATITUDES... CADA UM TEM A SUA! REALMENTE, SE NÃO PODEMOS FAZER NADA NÃO, NÃO TEMOS NADA A VER COM ISSO!

    ResponderEliminar
  3. Queridíssima Hermíniamiga
    Claro que tens carradas de razão, mas o Mundo é assim, por mais que se queira dar-lhe as voltas é ele que gira à volta do Sol e não o contrário como antes se pensava.
    Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.
    Daí que se pode dizer, como o outro na caserna: «Você não tens nada que ver com isso...»
    Beijos😁😂😉 & queijinhos frescos
    Henrique

    ResponderEliminar
  4. Não estou nem aí...sempre ouvi dizer, e digo: pimenta no cu dos outros, para mim é refresco...😉 Quero lá saber, não é nada comigo.

    Abração HenriquAmigo.
    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Janitamiga
      A estória pareceu-me divertida - por isso a escrevi. De quando m vez dá-me na mona uma (ou mais) ideia estapafúrdia. Aqui não se tratou de pimenta, pois há muitíssima gente que lhe chama outras «coisas» ou, melhor ainda, outros «coisos»...
      Sei perfeitamente que «não é nada contigo». Hiperbolicamente pensando, se o fosse, nada daria cabo da excelente Amizade que nos une!
      Beijos😚😚😚 & queijos de Alpalhão (secos são uma delícia)
      Henrique

      Eliminar
  5. Boa noite, Henrique É sempre um prazer revisitar histórias engraçadas que tomámos conhecimento ou mesmo experienciámos. Continue a contá-las, mais ou menos excêntricas, fazem parte do nosso património cultural. Bem haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Luísamigo
      Muito bem vindo a esta pobre casota, o que acontece pela primeira vez. Na verdade, gosto muito de escrever, aliás não ganharia a vida a fazê-lo o melhor que se e posso, mas sempre honestamente. Donde, continuarei a ir por tal senda com todo o prazer. Ganha a cultura? Talvez... No entanto, que ganha so eu...
      Abração
      Henrique

      Eliminar
    2. Caríssimo Luísamigo
      Volto a «atacar» para te pedir o favor que enderecei à Megy Maia. Portanto não me parece necessário repeti-lo aqui.
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  6. Parece uma anedota!
    Tive de ririrrrrrrrrrrrrrrr mesmo!
    Uma noite de gargalhar!
    💗💋💗Megy Maia

    ResponderEliminar
  7. Querida Guidinhamiga
    São oito minutos da madrugada e tu por cá! Dás-me um contentamento que registo em livro de actas (que aliás não tenho...😶🙄😏) pois é a primeira vez - que desejo que seam muitas - que cá vens e, acima de tudo, deixas um cumentário (com o... mas o certo é que o texto influencia).
    Ainda bem que gargalhaste pois o riso faz bem a tudo, desde a perda da cabeça de cima, até às unhas encravadas dos pés de cebolada, com uitos coentros, alhos e pimenta preta moída...
    Beijos🤩😘😘😘 & queijos de Seia
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Megyamiga
      Não me tinha apercebido, mas parece que devo tratar-te assim - o que farei daqui em diante. Peço-te um favor: avisa as/os tuas/teus amigas/os da existência dest'«A Nossa Travessa». Quanto mais gente vier, melhor. «Tudo à molhada e fé no Henrique ANTUNES FERREIRA».
      Beijos☺😋😍🤩 & queijinhos brancos de São Miguel, Açores
      Henrique

      Eliminar
  8. O meu comentário do Nuorte desapareceu outra vez, carago??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedramigo
      Continuo a estar a lest do problema, palavra! Penso que tens de repeti-lo, se fazes o favor. Este sacrista do Blogger já me enche os col... ups, os tomates!!!!
      擁抱
      恩里克

      Eliminar
    2. Comentei à Mercado do Bolhão - homessa o cu é seue????
      Abração

      Eliminar
    3. Viva Pedramigo!
      Essa do Mercado do Bolhão está nos trinques! Fui lá umas três ou quatro vezes com a minha mulher Raquel, acompanhando uns amigos que ali foram às compras. E gostei, canudo! Mas, alto lá com a pergunta soez e vilipendiosa: a cu não é meu, 'da-se! E mesmo que fosse ('t'arrenego balzebu🤬🤢👿) «você não tens nada com isso!»
      擁抱
      恩里克

      Eliminar
    4. Gente boa, FerreirAmigo, gente sã.
      Gosto do povo do Norte.

      Eliminar
  9. Tem toda a razão, meu Amigo Henrique. Gosto muito das suas crónicas, sempre com humor, mas cá por casa a internet não tem andado a funcionar nada bem, tanto no computador como nos telemóveis: o do meu marido e o meu. É um problema que está a ser resolvido. Até os blogs que sigo me dão erro (O seu também). Consegui agora porque usei o link com que me deixou o comentário.
    De vez em quando uso o portátil do meu filho na casa dele. Brevemente tudo estará bem, segundo a operadora. Não sabemos o que se passou. Só não quero que pense que estou zangada consigo. Não tenho motivo nenhum, antes pelo contrário. Você sempre tratou de forma carinhosa, o que lhe agradeço. Espero que rapidamente tudo esteja resolvido. Continuarei a visitar a Nossa travessa, sim.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha queridíssima Gracinhamiga
      Agora já estou mais sossegado, pois a tua explicação foi mais do que conclusiva, retirando as teias de aranha que me toldavam o cérebro. A enorme admiração que por ti tenho (e tu sabe-lo bem) não devia vacilar – mas, infelizmente vacilou.
      Os desarranjos técnicos, frutos de um Blogger sem vergonha, estão a afectar muitos blogares – é ver, por favor, o que se passa com o macaense Pedro Coimbra – que, dia-após-dia, vê desaparecer os seus comentários.
      Posto isto, voltamos ao nosso bom hábito. Quanto à estória que escrevi, ela não é ficção: passou-se comigo quando era oficial miliciano; só que aconteceu em Luanda, na CCS/QG da RMA (Companhia de Comando e Serviços do Quartel-General da Região Militar de Angola). A noite tem coisas… Beijos😋😍😍🥰😮 & queijos da Serra da Estrela amanteigados
      Henrique

      Eliminar
  10. Querido Toramigo!
    ¡Cada uno elige qué hacer en su vida y por lo tanto “tú no tienes nada que ver con eso…”!
    Abrazos
    Henrique

    ResponderEliminar
  11. Nas casernas acontece, Henrique e a resposta foi certeira ...
    quem liga né?
    Obrigada por passar pela minha casa e deixo abraços
    Saùde e humor em alta, sempre. Bom setembro!

    ResponderEliminar
  12. Excelentíssima Senhora Dona Majo Dutra
    Não se trata de fugir a quaisquer responsabilidades - mas, sinceramente, nem me lembro do que aconteceu. E não invoco problemas psicológicos para o que eventualmente terei cometido. Sei bem o que é ser um doente bipolar e nunca o escondi. Não precisaria dessa doença para justificações desrazoáveis.
    Com os meus cumprimentos a V. Exª. me subscrevo
    Henrique Armando ANTUNES FERREIRA

    ResponderEliminar
  13. Minha querida Lisamiga
    Como me compreendes... O exercício da escrita (como dizia o meu camarada e amigo Mário Zambujal tem 10% de inspiração e 90% de transpiração...) não pode deixar-se morrer por falta de motivos, tem de saber criá-los.
    Nas casernas - tal como em miríades de outros locais - as coisas acontecem e, como muito bem dizes, a resposta, ainda que inesperada, teve a sua oportunidade, porque o tenente fazia parte dos que «não tens nada que ver com isso....»
    Beijos😁😁😁 & queijos de Almendralejo
    Henrique

    ResponderEliminar
  14. Texto escrito com humor como sempre....
    Beijos e abraços
    Marta

    P.S.: Devido a alguns problemas laborais, não tenho estado muito tempo na Net.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Martinhamiga
      Obrigadérrimo. Quase a completar os 82 aninhos (20 deste mês) se me faltar o humor - já que, felizmente, não me falta o Amor da minha magnifica Família - já muito pouco tenho para dar a quem ainda me lê...
      Espero, sinceramente, que estejam a ser ultrapassados esses «problemas laborais».
      Beijos😍😎🥰 & requeijões Flor da Beira
      Henrique

      Eliminar
  15. Então o meu comentário desapareceu?
    Dizia eu que se non e vero e ben trovato
    Abraço
    (enviei-te um e-mail)

    ResponderEliminar
  16. Quinhentosamigo
    Porra! Já não 'guento mais, esta merda está a aparecer (ou melhor DESaparecer) e o sacrista do Blogger finge que «não tens nada com isso» Mas, mais não posso fazer. E já que utilizas (malzinho...) o italiano, sempre e digo: «Purtroppo mi sento prigioniero..., salvo, fuggito!»
    Abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  17. Aqui, lá no Pedro Coimbra e
    no Rogerio; eu leio
    e aprendo.
    Aguardo ainda sua
    visita no Espelhando.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catiahoamiga/o
      Estou simultaneamente emocionado e feliz com a tua primeira visita e comentário aqui à «A Nossa Travessa»- Bem hajas! Neste Mundo complicado mas sedutor que é a blogosfera encontra-se muita gente - e não se consegue chegar a toda. É o teu caso. De tanto de te ver em blogues múltiplos, a minha curiosidade devia estar alerta.
      Sou um jornalista e, por vezes, escritor - mas isso já sabias pela minha biografia; creio que não sabias que vou fazer 82 anos no dia 20 deste mês e que tenho a «melhor família do Mundo!!!»
      Hoje fico-me por aqui, agradecendo o que me dizes.
      Beijos☺🤩🙄 & queijinhos frescos ou abração 🤗(não sei se és homem ou mulher...)
      Henrique

      Eliminar
  18. Hola, amigo. Muchas gracias por tu visita. Recorro tu blog y me encanta. Te seguiré a partir de mediados de octubre, con mucho gusto, porque estoy saliendo de viaje. Es una gran idea que estemos en contacto. Hasta pronto.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  19. Hola Carlosamigo!
    Es un verdadero placer hacer un nuevo amigo como tú.
    Estoy esperando octubre para saber más de ti.
    ¡Y muchas gracias por tu visita y comentario!
    Abrazo
    Henrique

    ResponderEliminar
  20. Aqui não se pode aplicar a máxima " Quem tem cu tem medo"!

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Rositamiga
    Estou certo de que «não». Mas, de qualquer jeito «não tens nada que ver com isso..😁😂😃😃😃
    E cuida-te porque os mentirologistas. perdão. mateologistas preveem chuva forte e trovoada 🤑☹😖🤯🥵
    Beijos😘😘😘 & queijinhos com compota de laranja
    Henrique

    ResponderEliminar
  22. Olá Henrique, tudo bem?

    Uma história caricata, sem dúvida 😅

    Faço ideia o quanto de histórias que se ficam sem saber 😬

    Um forte abraço ☺️

    ResponderEliminar
  23. Viva Olavamigo!
    Por cá vamos sobrevivendo - o que já não é mau...😥🥱😴
    Estórias destas não há muitas, há muitíssimas. Durante milénios - porque era crime, punível com morte - elas eram escondidas; mas agora, com os novos ventos, cada vez mais, os esqueletos saem dos armários.
    Muito obrigado pela tua visita (será a primeira?) e pelo comentário. Já fui ao teu blogue: muito interessante e bem paginado. Mas onde posso deixar um comentário?😛
    Abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  24. Olá amigo Henrique
    pois é, anda por aí uma grande confusão, nós que teimamos em manter os nossos blogues, parece que o Universo está a conspirar contra nós e os desarranjos técnicos, frutos de um Blogger sem vergonha, estão a afectar muitos de nós infelizmente.
    A estória que escreveu não é ficção: passou-se quando era oficial miliciano; pois é, a noite tem coisas…
    Hoje volto a convidá-lo a visitar este meu espaço:
    http://orientevsocidente.blogspot.com/

    Já descobri que é aniversariante este mês - quase a completar os 82 aninhos (20 deste mês) beijinho e apareça.

    ResponderEliminar