2023-09-22

 

 


Uma válvula cardíaca

*Vai ser de substituição e o doente sou eu

  

Antunes Ferreira

Um dia que devia ser de festa (82 anos não se fazem sempre…) tornou-se, de repente, um pesadelo. Parece difícil de acreditar, mas passou-se comigo. Se não vos chateio muito, vou tentar explicar a expressão. Desde já vos peço perdão pelo tempo que eventualmente vos roubarei. Porém a vida é feita de pequenos nadas como canta o Sérgio Godinho, de quem não gosto, mas, mesmo assim, transcrevo um trecho: «Segunda-feira trabalhei de olhos fechados; Na terça-feira acordei impaciente; Na quarta-feira vi os meus braços revoltados; Na quinta-feira lutei com a minha gente; Na sexta-feira soube que ia continuar; No sábado fui à feira do lugar

Mais uma corrida, mais uma viagem; Fim-de-semana é para ganhar coragem

Muito boa noite, senhoras e senhores; Muito boa noite, meninos e meninas; Muito boa noite, Manuéis e Joaquinas; Enfim, boa noite, gente de todas as cores; E feitios e medidas; E perdoem-me as pessoas; Que ficaram esquecidas

Boa noite, amigos, companheiros, camaradas; A vida é feita de pequenos nadas; A vida é feita de pequenos nadas; A vida é feita de pequenos nadas; A vida é feita de pequenos nadas (…)» Há já uns tempos que me sentia muitíssimo cansado sem razão aparente para que isso acontecesse. Não me preocupei muito, a idade não perdoa e a cabeça continuava (e continua) a trabalhar. Porém a dado momento comecei a perguntar-me o que se estaria passando, pois nunca tal não me acontecera. E embora não goste de incomodar, dei conta à Raquel do que já eram as minhas preocupações. Ela pôs-se imediatamente em acção: marcou uma consulta para o Dr. Nazaré, cardiologista (que já me vira há anos) que trabalha na UCS/TAP – a Unidade de Cuidados de Saúde da transportadora aérea portuguesa, que é um verdadeiro mini hospital com valências as mais diversas, só faltando as TAC e as Ressonâncias Magnéticas.


A consulta resultou no pedido do clínico de diversos exames e análises, concluídas todas iria de novo ser visto por ele. E assim aconteceu – logo no dia do meu aniversário. Lá fomos, a Raquel, o Luís Carlos, o nosso terceiro filho a servir não só de acompanhante, mas também de condutor; entrámos (o casal) e o Dr. Nazaré, depois de analisar os documentos, virou-se para mim e disse-me: «Senhor Henrique, o seu caso é MUITO GRAVE!!! Na minha opinião e face ao que estou a ver tem de ser mudada uma válvula cardíaca e substituí-la por uma artificial.»

 Caíram-me embora estivesse sentado, umas «coisas entre pernas» aos pés; e logo no dia dos eus 82 anos! Contudo, o médico prosseguiu: «Trata-se de um assunto MUITO URGENTE! Vou escrever uma carta ao meu colega Rui Telles, que é a maior autoridade nos casos como o seu e trabalha no Hospital de São João. O senhor, na minha opinião, não tem condições para uma intervenção cirúrgica, mas isso competirá ao meu colega; penso que ele utilizará o cateter.» E escreveu a carta que devia ser entregue em mão.

A partir daí podem imaginar como eu (e a família) nos sentimos. Não tenho pejo em confessá-lo: estou um tanto «acagaçado» …

 

 

35 comentários:

  1. Puxa, Henrique, que presente de aniversário de 82 anos!
    Que droga isso! Mas, enfrentar é preciso e vais te sair muito bem! Medo, claro que dá, mas a vida é assim! Daqui de onde estou em férias, diante so mazão, te mando as melhores energias pra que tudo dê certo!

    Dá notícias! Tuuuuuuuuuuuudo de bom! abraços praianos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Chiquititamiga
      As tuas palavras são um lenitivo que não sei como agradecer. Mantendo o que disse e escrevi, estou assustado, pois não sendo a primeira vez que caio numa sala cirúrgica, ela sempre me parece quase... «fatal».
      Mas espero que tudo corra pelo melhor.
      Continuação das boas férias!
      Beijos 🥰🥰🥰& queijos do Centro de Portugal
      Henrique

      Eliminar
  2. MUITA CALMA E CONFIANÇA QUERIDO AMIGO! O MEDO...É NATURAL E ANDA SEMPRE CONNOSCO, MAS NÃO NOS LEVA A NADA! CONFIEMOS EM DEUS QUE É PAI E NÃO QUER O MAL DE NINGUÉM, PORQUE AMA A TODA A GENTE!
    ESTOU CONSIGO, AMIGO, E COM OS SEUS FAMILIARES E AMIGOS POIS NESTA ALTURA TODA A GENTE PENSA MUITO EM SI. BEIJOS E ABREIJOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Hermíniamiga
      Claro que sei que o «cagaço» é natural, já o senti por diversas vezes e diferentes formas; mas, desta feita, é no meu CORAÇÃO que a tensão vigora e a «coisa está preta!»
      Quanto à presença divina, isso é outra estória... Conto mais com o apoio infindável da família e dos amigos como tux!
      Beijos🤩😇🤗 & tábua de queijos
      Henrique

      Eliminar
  3. Vá lá ó akanhado … mantém a calma que o toubib vai safar-te desta…
    de Ráuzinho do outro lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caríssimo akañado
      Manter a calma é bom de dizer; outra coisa é fazê-lo. Todos (menos eu) estão empenhados na tentativa de resolver este imbróglio. Por exemplo, o Luís Carlos tem-nos acompanhado - e servido - como um UBER. Depois, conto mais coisas, se não me for desta...
      Abreijos para os Palhaus & adjacentes (gostei muito das fotos com as pequerruchas)
      Henrique

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Rositamiga
      Oxalá e muito obrigado!
      Beijos 💚💙🧡& queijinhos de Odivelas
      Henrique

      Eliminar
  5. Olá, Henrique
    Votos para que tudo corra pelo melhor.
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar
  6. Caríssima Beatrizamiga
    Oxalá tal venha a acontecer; de qualquer jeito, muito obrigado.
    Beijos 😄😃😊& queijos da Norte
    Henrique

    ResponderEliminar
  7. Meu querido Henrique

    Acalma-te porque esta intervenção exige apenas muita calma. Esta tua amiga há 3 anos sentiu-se mal no Corte Inglês naqueles dias de compras de Natal. Eu sabia há duas décadas que um dia teria de ser operada. Pois bem. O processo começou nessa tarde. No dia seguinte fui ao Prof Nuno Cardim, à época na Luz, ele viu-me e disse: “ é para amanhã, já”. Fiquei um pouco atordoada, mas fui em frente e uma semana depois falava com o operador Dr Telles, homem seco que me explicou num coração o que me ia fazer. Apesar da secura deu-me confiança quando me disse que já teria feito mais de mil operações daquelas em gente com a minha idade na altura, ou seja, 86 anos. O meu irmão mais velho também foi operado ao mesmo, mas 20 anos atrás e correu tudo bem quando a medicina não tinha o desenvolvimento de hoje.
    Entreguei-me nas suas mãos e nas de Deus. Fiquei calma e assim me mantive até à operação. Vai sereno porque hoje essa operação, hoje, é tão vulgar como uma apendicite. Saí cinco dias depois, fresca como uma alface e ainda pedi para ver uma parte da operação no ecrã.
    Henrique não tenhas medo. As mãos do Dr Telles são miraculosas e não te aflijas com a secura dele que é maravilhoso. Só queria mesmo dizer-te isto. E quando fores operado pensa no que eu te disse. Vai sem qualquer angústia que te cansa sem necessidade. Milhões de abraços para ti e para a Raquel da
    Helenamiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Helenamiga
      Só tenho uma palavra para te escrever: OBRIGADO. O resto ver-se-á depois.
      Beijos & queijos
      Henrique e também Raquel

      Eliminar
  8. Meu bom HenriquAmigo...
    Vai lá tranquilito à oficina substituir essa válvula estragada, que eu cá te espero na volta cheio de genica. Essa revisão dos oitenta vai levar-te do zero aos cem em menos de nada...😊
    Força anímica não te falta e depois...olálá.

    Grande abraço e um beijinho especial.
    ( Não te habitues muito a estes mimos que eu sou de luas.)

    ResponderEliminar
  9. Minha querida Janitamiga
    É no meio das desditas que encontramos quem, n realidade e na verdade quem nos quer bem - o que é o teu caso. «Dos oitenta aos cem...» é lindo e próprio duma alentejana de quem aprendi gostar. Quanto à «forca, ups, força anímica» ela está um tanto embruxada, mas lá se vai arranjando de jeito a tentar sobreviver.
    Na terça-feira, o nosso filho Luís Carlos (director jurídico e dos recursos humanos da Allianz) vai tentar falar com o Dr. Rui Telles para lhe mostrar toda a documentação sobre o assunto e colher a opinião dele. (ver comentário de outra boa Amiga, a Helena Sacadura). Por agora é tudo, mas não é: continua com os miminhos, s'il te plait!
    Beijos 🧡🎀💜& queijos Tété
    Henrique

    ResponderEliminar
  10. Olá, querido amigo, não te atormentes , a ciência hoje está ótima e
    vai sair tudo bem, merece nossos aplausos e confiança.
    Logo, logo estarás aqui no teu espaço divertindo a todos os teus amigos.
    Mando-te beijo, os teus queijos, confiança e esperança sempre!
    Beijinho, amigo, volta logo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva querida Taisamiga
      Espero que tudo corra Lisbóptiimo (a palavra não é minha, foi dita pelo então Presidente do Tribunal Federal de Contas aí do Brasil, numa visita que fez aqui em Lisboa...)
      Confio na ciência - mas o coração é meu. Se não houver chatices, voltarei, prometo.
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  11. Meu Amigo Henrique. Lamento muito que esteja com esse problema cardíaco. Tenha coragem. Vai tudo correr bem. Que as suas melhoras sejam rápidas e eficazes.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Gracitamiga
      Um comentário teu é.... um bálsamo que agradeço!. Espero estar de volta tão depressa quanto me for possível.
      Beijos & queijos do teu admirador
      Henrique

      Eliminar
  12. Queridíssimo Henrique
    Creia que o coração
    É uma bomba de pressão
    E há quem o retifique.
    E o teu suposto chilique
    É muitíssimo natural
    Eu sofro do mesmo mal,
    Coração que muito ama,
    Acaba sempre na cama
    Do motel e do hospital.

    Pai de pneumologista
    Sei que reposição
    Do delicado pulmão
    É difícil e é conquista
    Sob o tal ponto de vista
    De rejeição, mas a bomba
    Injetora nunca tomba
    E até extra corporal
    Funciona por igual
    Terás sucesso de arromba!

    Conte comigo em oração
    Ao sucesso do evento
    Dessa tal procedimento.
    E em outra ocasião
    De taça erguida na mão
    Brindar-te-ei com um vinho.
    Por enquanto o meu carinho
    Pedindo por Deus a ti
    Com saúde e eu aqui
    Fico - não estás sozinho.

    Abraço fraterno e sê homem, já que tua mãe não o foi. Laerte.

    ResponderEliminar
  13. Que venha o cateter e depressa para evitar riscos maiores. E que corra tudo bem que a vida é uma festa e merece ser vivida!

    ResponderEliminar
  14. Querido HenriquAmigo.
    Neste 1º domingo de Outubro, trago-te o meu caloroso abraço e o pedido de nos ires informando sobre o teu estado de saúde. Poucas palavras bastam, apenas as suficientes para nos tanquilizares.

    Um beijinho preocupado, desta tua amiga alentejanita, a Janita!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, Henrique!
    Gostava de saber do seu estado de saúde. Quando lhe for possível, diga alguma coisa.
    Beijinhos e que tudo corra bem.

    ResponderEliminar
  16. Como está o nosso querido amigo? Aguardamos notícias!
    Beijos e queijos!

    ResponderEliminar
  17. Henrique, querido amigo, todos queremos saber
    Como vai tua alma o ser. Está tudo bem contigo?
    Que tudo esteja e bem-digo a Deus e à medicina.
    Tudo é lição que ensina. Que estejas muito bem
    E que a vida siga além sob a proteção divina.

    Abraços cordiais extensivos aos seus. Laeerte.

    ResponderEliminar
  18. Espero que tudo corra bem.
    Trocar válvulas é coisa simples para os médicos.
    Um abração e muita força.

    ResponderEliminar
  19. A falta de notícias é a pior coisa que há. Então, como correu a substituição da válvula? Eu também tenho uma avariada e essa coisa interessa-me!

    ResponderEliminar
  20. Onde é que vão parar os meus comentários??
    Isso é canja, FerreirAmigo.
    Abração

    ResponderEliminar
  21. Compreendo a sua ansiedade, ou mesmo pavor. Os médicos exageram às vezes para nos encaminharem e mobilizarem para as suas terapias. Vai correr tudo bem e vai ficar com um coração melhor. Abraço,

    ResponderEliminar
  22. Continuamos sem notícias, Henrique.
    Se não vir inconveniente, peça a um dos seus filhos ou netos para dar notícias.
    Beijinhos e as melhoras.

    ResponderEliminar
  23. Vim te ver e saaber notícias!Espero estejas bem recuperado! Fica bem! bjs, chica

    ResponderEliminar
  24. Também cá vim procurando saber notícias, mas nada nem ninguém por aqui aparece!

    ResponderEliminar
  25. Com o tempo a idade torna-se um peso na vida, que muitas vezes não supera os problemas que surgem.
    Surge então o recurso à medicina, como no seu caso, que pode ultrapassar a questão que condiciona.
    Espero que tudo corra pelo melhor e que recupere a sua melhor condição física.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  26. Olá, amigo Henrique, não sabemos como está você,
    mas venho desejar a você e sua linda família, muita paz,
    saúde e alegria para esse ano que entrou, o 2024!
    Beijos, querido amigo!

    ResponderEliminar
  27. Acho muito estranho o nosso amigo Henrique não dar sinal de vida!!! Mesmo que a saúde dele não lhe permita "blogar", sempre teria alguém, um familiar ou amigo, que viesse aqui contar-nos alguma coisa. O que me faz recear que a operação ao coração não correu como se esperava!

    ResponderEliminar
  28. Caro amigo, dá notícias. Começamos a ficar preocupados.
    Um abraço.

    ResponderEliminar