2024-04-14

 


Operação em Santa Cruz

 

Um coração novo

 

 

Antunes Ferreira

Ao fim de quase meio ano de ausência desta nossa casa, estou (estive) aqui no domingo último _ o que hoje repito a passar estes (esses) momentos com a minha querida família – o que é uma enormíssima felicidade!!!! Foi – tem sigo – uma saga – “complicadíssima” que passou por cerca de 50 dias acamado no Hospital de Santa Maria, onde me colocaram um pacemaker e me tolheram quaisquer possibilidades de locomoção autómata. Dali segui (para onde deveria ter sido encaminhadas) – porque não podia continuar a ocupar uma cama, por elas estarem híper ocupadas, não haver válvulas, sendo necessário a sua importação, não existir anestesista disponível, etc.  – para as Residências Montepio (cerca da «módica» quantia de € .3. 598, 90 mensais) aguardando que me fosse marcada a intervenção de que já vos tinha dado conta no último texto publicado no meu blogue.

 

Entretanto aguardava se a operação se realizaria nos Hospitais de Santa Maria ou de Santa Cruz, o que resultou em quase cinco quatro meses durante os quais trabalhei em fisioterapia (a melhor coisa que há nas Residências) com o Fábio Pinheiro encarregado de me acompanhar; resultados: no primeiro dia senti-me enraivecido comigo próprio só conseguindo uns escassos movimentos no espaldar, depois comecei com um andarilho, uma bengala de três pés, uma bengala simples e finamente andar sozinho sempre acompanhado pelo Fábio. Falando livremente, é um «malandro» pachola; mas, no melhor pano cai a nódoa: é do Benfica. Diz o povo na sua eterna sabedoria – não se pode ter tudo… De resto, toda a equipa da fisioterapia, a Mafalda, a Rita, a Juliana (que eu «rebaptizei» de Tânia e a Vera = 5 estrelas.

 

No bloco operatório

Finalmente na segunda-feira, 30 de Março fui operado no Magnifico Hospital de Santa Cruz onde nem sequer fui anestesiado, apenas sedado; a válvula foi colocada por cateter – doeu-me um bocado, mas aguentei-me. A anestesista ia-me animando com a sua cabeça encostada à minha.  A intervenção correu tão bem que o cateter foi-me retirado logo após ter sido terminada a cirurgia – o que não parece ser habitual pois o normal é sê-lo passados dois ou três dias. Resumindo: estive internado em Santa Cruz UM DIA E MEIO!!!!

 


Residências Montepio Entrecampos 

Uma nota final para as Residências Montepio, obviamente uma instituição destinada ao apoio e tratamento sobretudo a pessoas da terceira idade, mas em última análise uma máquina de fazer dinheiro! Naturalmente que são um negócio e como todos eles destinam-se a obter lucros. Mas – para mim, talvez demasiado sensível – os utentes são indivíduos diminuídos, alguns com graves deficiências, babando-se, adormecendo nas adeiras de rodas, tendo de ser alimentados pelas/os assistentes/auxiliares, etc. o que já de si portador (controlado felizmente) de bipolar é extremamente deprimente.

 

Porém, como em tudo o resto da vida há o «bom» e o «menos bom» para não sublinhar o «mau»; os dias que vão correndo não se podem, nem devem, dividir-se entre o branco e preto; tal dicotomia não existe e se a queremos adoptar cometemos um erro crasso. No entanto, sem menosprezo para quantos nas Residências trabalham sinto-me apto a referir a enfermeira Andreia Ferreira, uma profissional de mão cheia, que se tornou minha amiga e até tem o nome duma «namoradinha, paixão» quando eu tinha 14 aninhos bem como o



 auxiliar António Correia, meu cúmplice e companheiro nas saídas para consultas e exames no exterior e, sobretudo, um compincha a verde e branco, ou seja, um Leão não da Estrela, mas das Residências Montepio Entrecampos. E para terminar pelo começo tenho de apontar a equipa capilo-unha constituída pela Manuela (que nunca me quis fazer madeixas…) e a Noélia (que trata dos meus cascos).

 Como fui católico, mas curei-me, in fine, ite, missa est. Ámen.  

 

 

14 comentários:

  1. Antunes, que bom te ver voltando e saber que tudo deu certo com tua operação! Ganhaste um coração novo e ele te levará a novos tempos a viver! Qye maravilha! Te cuida, fica em e recupera bem direitinho! abração, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Chicamiga
      Como sempre és a primeira a felicitar-me pelo êxito da operação. Agora, ainda me faltam muitos trabalhos de fisioterapia pois, além dos «milagres» já alcançados ainda tenho de progredir mais. Mas, passo a passo, esperamos, a Raquel, eu e toda a família (a melhor do Mundo) retomar o melhor nível de vida possível.
      Muito obrigado e um milhão que beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  2. Isso não se faz, HenriquAmigo!

    Há meses que aguardamos notícias tua e depois de tanto tempo de espera "A Nossa Travessa" continua travessada, pois não há meio de actualizar.
    Se não fosse o nosso querido amigo (500) me avisar nem sabia que, já rabeavas por aqui.
    Fico muito feliz por ti, meu Amigo.
    Deixa que te diga que essa Instituição que tem como símbolo um pelicano a albergar dentro das suas enormes asas todos os seus filhotes, é coisa mesmo só para ricos.
    Coração novo, homem novo, e espero, novas ideias de bons escritos.

    Um beijinho grande e que recuperes rapidamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Alentejanamiga
      Como me sinto feliz, mesmo felicíssimo com as tuas palavras, mais uma vez lenitivo para quem como eu, depois de uma actividade intensa, me vejo confinado diariamente a uma cadeira de rodas - o que deprimente, sobretudo para mim que, como sabes, sou bipolar. Mas, em vez de alma até Almeida, prefiro Antunes até Antuneiro...
      Mas, como digo, as melhores, graço à fisioterapia as melhoras são mais do que notáveis - são notabilíssimas!
      Hoje, por exemplo, ainda que assistido por uma fisioterapeuta já fiz SOZINHO a minha higiene matinal. Ficámos, a Vera (23 aninhos) extasiados e eu muito orgulhoso.
      Já basta de maleitas. Na próxima oportunidade, como sempre, contarei uma ou duas anedotas que aqui têm feito algum sucesso.
      Quanto à actualização da indicação do blogue - nikles batatoides...
      Beijinhos & queijinhos de Serpa
      Henrique

      Eliminar
  3. E porreiro ver-te de novo nas lides da escrita, agora que tens um coração novo. Dá-lhe cuidados carinhosos. E como já te disse por email, andava bem apreensivo pela tua ausência prolongada. Cheguei a equacionar telefonar-te, mas tive receio de o fazer.
    Um abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Quinhentosamigo
      Ora viva! Escusado é dizer-te que entre os muitos Amigos (com caixa alta!) que, felizmente tenho entre os tripeiros, tu tens um lugar muito especial entre eléctricos, zorras, autocarros e/ou metropolitanos. A Invicta Cidade sem o Bolhão, o Palácio da Bolsa, o cais da Ribeira, as pontes sobre o Douro, a Avenida dos Aliados ou a Casa da Música não seria nada se não contasse TAMBÉM CONTIGO!!!
      Neste exaltante momento em que volto à blogosfera, registo a tua preocupação sobre o que se passava comigo. Nem outra coisa seria de esperar. Se tal não acontecesse - pior só podia ser o SC (leia-se um energumeno Sérgio Conceição) ser autor dum «Manual de Boa Educação»...
      Por aqui, ou seja pelas Residências Montepio me vou deixando ficar (que merda!) até que o que me resta dos tratamentos me permita regressar home. Inch'Allah tão breve quanto possível!!!!!!!!!!!!!
      Abraçãozão
      Henrique
      __________
      PS - Felizmente o cristalino bestunto vai funcionando a 98,7%. Já não é mau...

      Eliminar
  4. Mas eu não acredito te ver tão bem, querido amigo, quanto tempo!!!
    Chamei o Pedro aqui no meu pc, para fazer-lhe uma surpresa, e ficou muitíssimo contente, também. Agora só tens que seguir o tratamento, fazer tudo direitinho e
    voltar para o nosso convívio quando puderes, mas vá colocando umas coisinhas curtinhas aqui para teus amigos saberem como andas, como estás!
    Deixo um beijo e um queijo, o Pedro deixa um abração, que fiques forte logo!

    ResponderEliminar
  5. Querdíssima Taisamiga
    As celuzazinhas cinzentas - Como diria o Hercule Poirot - continuam au point; não foram afectadas pela catástrofe que me atacou da qual me vou livrando passo a passo até ao sucesso possível que, tenho a certeza, alcançarei.
    Notícias do casal mais Luso do Brasil são um bálsamo que me ajuda a sobreviver, melhor, a viver tão intensamente quanto possível.
    Agora, uma pergunta: como vão vocês? O golpe do Bolsonaro falhou? Vou tentando seguir no aparelho de televisão que há no meu quarto tudo o que me é possível.
    Mas com a bomba do facínora Trump, as criminosas guerras Israel - Hamas, Israel - Hezbollah, Israel - Líbano, Israel - Irão Israel - Turquia e/ou Israel - Síria, bem como a guerra Rússia - Ucrânia não me posso virar para todos os lados. Este Mundo piora dia-a-dia. Com o nuclear no horizonte como será uma III Guerra Mundial? E nem falo das preocupações ambientais...
    Já chega de adversidades. Agora, tenho de me concentrar na recuperação possível para regressar à nossa casa. Morro, morremos, a Raquel e eu, de saudades. Ela vem visitar-me às quarta-feiras (único dia que tem disponível, também umas chatices de saúde largas) e eu, por mor das melhoras já alcançadas fui passar os dois últimos domingos em casa - das 13H00 às 19H00. Como sempre com toda a família (que continuo a considerar a MELHOR DO MUNDO...) a almoçar - 14/16 pessoas.
    E por aqui me fico; um abraçãozão ao Pedro
    Beijíssimos & queijíssimos
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Taisinhamiga
      Pede ao teu Pedro para te contar a piada (nós dizemos anedota...) que lhe
      mandei ...
      + beijinhos & queijinhos alentejanos

      Eliminar
    2. Oi, querido amigo Henrique, coisa boa quando a gente gosta dos amigos e nos preocupamos com sua saúde, e isso acontece aqui em relação a você. Estamos sempre esperando notícias boas!
      Também gostamos de ler o que você conta, vá contando ...
      Beijos e queijos, e cuide-se bastante, logo você estará bem no conforto de sua casa junto de sua família, e a Raquel em especial.

      Eliminar
    3. Quridíssima Taisamicissima
      Tentando completar o texto acima, aqui vai o «relambório» pseudo explicativo. Paciência e bom fim-de-semana
      Beijíssimos & queijíssimos da Serra
      Henrique

      Eliminar
  6. Boa noite meu caríssimo amigo Henrique,
    ficamos muito contentes, Taís e eu, quando soubemos por você de sua boa recuperação mesmo que esta ainda não esteja completa, mas logo tudo
    estará nas melhores condições de saúde para que possa voltar à vida normal junto à sua família.
    Escrever é muito bom para a nossa saúde mental, você sabe muito bem disso,
    jornalista e escritor de nomeada que você é.
    Por falar nisso, Taís e eu estivemos relendo um dos livros que você nos presenteou há algum tempo. Um deles é "Morte na Picada", do qual tive a oportunidade de postar no meu Veredas, um dos seus contos.
    Voltando à sua saúde, esperamos que logo você esteja recuperado, como disse acima. Então, Henrique, voltaremos a trocar figurinha aqui na blogosfera, quando terei a oportunidade de ler os seus artigos escritos com arte e sabedoria.
    Um grande abraço meu amigo, com nosso carinho.
    Pedro Luso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedrãozãoamigo
      «Aqui uns não são filhos e outros enteados...» e portanto, embora tenha a certeza de que não há invejas, aqui vai o que respondi à nossa Taisamiga: «As celuzazinhas cinzentas - Como diria o Hercule Poirot - continuam au point; não foram afectadas pela catástrofe que me atacou da qual me vou livrando passo a passo até ao sucesso possível que, tenho a certeza, alcançarei.
      Notícias do casal mais Luso do Brasil são um bálsamo que me ajuda a sobreviver, melhor, a viver tão intensamente quanto possível.
      Agora, uma pergunta: como vão vocês? O golpe do Bolsonaro falhou? Vi a multidão que seguiu o discurso inflamado do bandido. Vou tentando seguir no aparelho de televisão que há no meu quarto tudo o que me é possível. Com um «parti-prit - não gosto mesmo NADA do demagogo!!! Com as trampas desse criminoso Trump (cujo julgamento não vai dar nada e o não impedirá de ser de novo Presidente dos EUA), as criminosas guerras Israel - Hamas, Israel - Hezbollah, Israel - Líbano, Israel - Irão Israel - Turquia e/ou Israel - Síria, bem como a guerra Rússia - Ucrânia não me posso virar para todos os lados. Este Mundo piora dia-a-dia. Com o nuclear no horizonte como será uma III Guerra Mundial? E nem falo das preocupações ambientais...
      Já chega de adversidades. Agora, tenho de me concentrar na recuperação possível para regressar à nossa casa. Morro, morremos, a Raquel e eu, de saudades. Ela vem visitar-me às quarta-feiras (único dia que tem disponível, também umas chatices de saúde largas) e eu, por mor das melhoras já alcançadas fui passar os dois últimos domingos em casa - das 13H00 às 19H00. Como sempre com toda a família (que continuo a considerar a MELHOR DO MUNDO...) a almoçar - 14/16 pessoas.
      E por aqui me fico; um abraçãozão ao Pedro
      Henrique

      Eliminar
  7. Olá, meu amigo Henrique, depois que li essa tua anedota, sobre o cão de "Sexo",
    me recostei na cadeira do computador e ri tanto que a Taís veio saber do motivo de tanto riso. Muito boa, vai levando a gente por caminhos muito curiosos.
    Quanta imaginação! Taís gostou muito.
    Quanto ao Bolsonaro ele está inelegível por 8 anos por decisão do Supremo
    Tribunal Eleitoral, mas ainda tem um enorme eleitorado, vale dizer quem ele indicar para a Presidência, é quase certo que se elegerá, o que será uma lástima.
    Estamos torcendo por ti na certeza que tu vais ficar bom e que vais continuar escrevendo muito, porque escrever é o teu campo!
    Desejamos um ótimo final de semana, com recuperação excelente.
    Abração deste teu amigo que te considera muito.

    ResponderEliminar