2024-04-21

 


Operação em Santa Cruz

 

Um coração novo

 

 

Antunes Ferreira

Ao fim de quase meio ano de ausência desta nossa casa, estou (estive) aqui no domingo último _ o que hoje repito a passar estes (esses) momentos com a minha querida família – o que é uma enormíssima felicidade!!!! Foi – tem sigo – uma saga – “complicadíssima” que passou por cerca de 50 dias acamado no Hospital de Santa Maria, onde me colocaram um pacemaker e me tolheram quaisquer possibilidades de locomoção autómata. Dali segui (para onde deveria ter sido encaminhadas) – porque não podia continuar a ocupar uma cama, por elas estarem híper ocupadas, não haver válvulas, sendo necessário a sua importação, não existir anestesista disponível, etc.  – para as Residências Montepio (cerca da «módica» quantia de € 3. 598, 90 mensais) aguardando que me fosse marcada a intervenção de que já vos tinha dado conta no último texto publicado no meu blogue.

 

Andarilho

Entretanto aguardava se a operação se realizaria nos Hospitais de Santa Maria ou de Santa Cruz, o que resultou em quase cinco quatro meses durante os quais trabalhei em fisioterapia (a melhor coisa que há nas Residências) com o Fábio Pinheiro encarregado de me acompanhar; resultados: no primeiro dia senti-me enraivecido comigo próprio só conseguindo uns escassos movimentos no espaldar, depois comecei com um andarilho, uma bengala de três pés, uma bengala simples e finamente andar sozinho sempre acompanhado pelo Fábio. Falando livremente, é um «malandro» pachola; mas, no melhor pano cai a nódoa: é do Benfica. Diz o povo na sua eterna sabedoria – não se pode ter tudo… De resto, toda a equipa da fisioterapia, a Mafalda, a Rita, a Juliana (que eu «rebaptizei» de Tânia e a Vera = 5 estrelas.

 

Com o passar dos dias, semanas e meses fui adaptando-me ao novo modo de vida, tentando, como é meu feitio e hábito, dar-me bem com todo o pessoal que aqui trabalha: administrativos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares ocupacionais, orientadores, dietistas, pessoal das cozinhas, serventes e outros. Bom senso, boa educação, sensibilidade, noção extrema da igualdade, tudo incutido pelos meus pais, pela escola primária (quão grato lhes fiquei!) e pela escola da vida, conjugadas com a vivência universitária resultaram no «produto» em vias de extinção… mas dentro do prazo de validade. Aqui tenho de sublinhar a minha mesa no refeitório, que considero a melhor do «mundo gastronómico» e que é constituída pelos srs. Carlos Leal, 98 anos, António Lagoa, 92 anos, Joaquim Mourão, tal como eu, 82 anos. Entre anedota (sou o principal fornecedor sem IVA) comentários, apartes bem-dispostos é um fartote. Mais do que uma seita somos um gangue gargalhante.

Hospital de Santa Cruz - Bloco operatório

 Finalmente na segunda-feira, 30 de Março fui operado no Magnifico Hospital de Santa Cruz onde nem sequer fui anestesiado, apenas sedado; a válvula foi colocada por cateter – doeu-me um bocado, mas aguentei-me. A anestesista ia-me animando com a sua cabeça encostada à minha.  A intervenção correu tão bem que o cateter foi-me retirado logo após ter sido terminada a cirurgia – o que não parece ser habitual pois o normal é sê-lo passados dois ou três dias. Resumindo: estive internado em Santa Cruz UM DIA E MEIO!!!!

Residências Montepio Entrecampos

 Uma nota obrigatória para as Residências Montepio, obviamente uma instituição destinada ao apoio e tratamento sobretudo a pessoas da terceira idade, mas em última análise uma máquina de fazer dinheiro! Naturalmente que são um negócio e como todos eles destinam-se a obter lucros. Mas – para mim, talvez demasiado sensível – os utentes são indivíduos diminuídos, alguns com graves deficiências, babando-se, adormecendo nas adeiras de rodas, tendo de ser alimentados pelas/os assistentes/auxiliares, etc. o que já de si portador (controlado felizmente) de bipolar é extremamente deprimente.

 Porém, como  em tudo o resto da vida há o «bom» e o «menos bom» para não sublinhar o «mau»; os dias que vão correndo não se podem, nem devem, dividir-se entre o branco e preto; tal dicotomia não existe e se a queremos adoptar cometemos um erro crasso. No entanto, sem menosprezo para quantos nas Residências trabalham, sinto-me apto a referir a enfermeira Andreia Ferreira, uma profissional de mão cheia, que se tornou minha amiga e até tem o nome duma «namoradinha, paixão» quando eu tinha 14 aninhos bem como o auxiliar António Correia, meu cúmplice e companheiro nas saídas para consultas e exames no exterior e, sobretudo, um compincha a verde e branco, ou seja, um Leão não da Estrela, mas das Residências Montepio Entrecampos. E para terminar pelo começo tenho de apontar a equipa capilo-unhal constituída pela Manuela (que nunca me quis fazer madeixas…) e a Noélia (que trata dos meus cascos).

 Como fui católico, mas curei-me, in fine, ite, missa est. Ámen.  

 

 


12 comentários:

  1. Bom dia meu Amigo. Que bom ter regressado e com um coração novo. Oxalá tudo continue a correr pelo melhor e que as suas melhoras sejam eficazes e rápidas.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Gracinhamiga
      Ora viva quem é uma flor! Felizmente, as coisas vão andando passo a passo, esperando poder volta a casa mais ou menos recuperado nos finais de Maio.
      Beijinhos & queijinhos
      Henrique

      Eliminar
    2. Minha querida Gracinhamiga
      Ter um «coração novo» aos 82 anos é uma força de expressão que apenas reflecte a satisfação que sinto pela intervenção cirúrgica ter corrido tão bem! Por isso, resta-me agradecer-te as gentis palavras com que me quiseste, uma vez mais, brindar.
      Só a falta de mobilidade (por enquanto) me impedirá de ir ao lançamento do teu novo livro; será, não tenho dúvidas, mais um sucesso a engalanar a galeria dos que já publicaste.
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  2. Como diz o povo, não há mal que sempre dure... nem sempre, mas no teu caso tudo acabou em bem.
    Há imensas "máquinas de fazer dinheiro" na saúde espalhadas pelo país. E não será mau de todo se prestarem bons serviços, mas quando isso não acontece é que damos valor ao nosso Serviço Nacional de Saúde.
    Espero que fiques bom por mais 30 ou 40 anos, por ti e porque nos fazes falta com as tuas histórias, que penso não contaste ainda 10% das que tens no teu armazém da memória.
    Um grande abraço, caro amigo Henrique.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Jaimamigo
      Muito & muito obrigado pelo que me dizes, fruto duma Amizade que muito prezo! A assistência à chamada «terceira idade», compreendendo as correspondentes limitações, doenças, incapacidades, desmoralizações, depressões, etc. é cada vez mais um «negócio chorudo» - e, como disse no texto, num negócio o que interessa é o... lucro.
      Mas há que ter em conta a qualidade dos serviços prestados e nesse aspecto as Residências Montepio são (quase) exemplares, honra lhes seja feita.
      Quanto ao SNS - são outros quinhentos mil réis... Basta ver a confusão (mais uma) em que estão envolvidos os seus órgãos de gestão.
      Uma nota final: UM ENORME APLAUSO para o texto «teatral» da verdadeira farsa lamentável da «política à portuguesa»!!!! Gostei. Li. Reli. Treli!!!!
      Abraçãozão
      Henrique

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Meu caro Quinhentosamigo
      E viva o Villas-Boas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Tomei boa nota do teu imilio... E continuo a arribar!
      Abraçãozão
      Henrique

      Eliminar
  4. Onde é que foi parar a porra do meu comentário??
    Abração FerreirAmigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Pedrãoamigo
      Faço lá ideia... Este fdp ( por extenso filho da Putina) do Blogger quiz, quer e quererá dar comigo em chalupa. Mas se uma válvula sintética não me pôs de pantanas, não será o cabrão que me fará entender as sacanices dele!
      Abraçãozão
      Henrique

      Eliminar
  5. Querido amigo Henrique, que gostosura ler você, eu estava com saudades, creio, imagino o que você está aprontando por aí, com esse seu jeito 'assim, assim'... rsssss. Isso quer dizer diferenciado, gozador, irreverente!
    "Mais do que uma seita somos um gangue gargalhante."
    Deve ser muito bom estar no hospital, ser seu colega de atrapalhadas, não tem tristeza!
    Amigo querido, esperamos por você completamente recuperado!
    Um beijo, e muitos queijos! 😄😅

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Taisamiga
    No meio da chatice que é estar uma parte do dia preso a uma cadeira de rodas, faço por continuar a espalhar entre os residentes das Residências Montepio um pouco de boa disposição, à mistura com umas anedotas/piadas para animar a malta.
    Não sendo um hospital, a instituição presta bons serviços,, sobretudo no que respeita - também como escrevo no texto - à fisioterapia. Agora estou a escrever em casa. Este é o terceiro domingo que venho passar com a família e comer uns picantes goeses... Se tudo for correndo bem espero voltar para casa nos finais de Maio.
    Beijos & queijos do Alentejo e um abraçãozão ao Pedro
    Henrique

    ResponderEliminar
  7. Querido amigo Henrique, claro que tudo correrá bem!
    Aqui, meu Estado que fica no Sul, está debaixo d'água, dá pena
    de ver isso, toda a cidade de Porto Alegre e mais muitas outras.
    Lógico que os que moram em prédios, olham e sentem o caos sem molharem os pés, mas os que moram em casas, estão passando muito trabalham e perdendo tudo, a água sobre muito. Mas a solidariedade de todos os órgãos governamentais e dos Estados irmãos do Brasil está muito grande, com o coração enorme estão vindo socorrer o Rio Grande do Sul.
    Uma boa recuperação, querido amigo, não faça bobagens, fique mais quieto,
    😁😄😅 !
    Beijos e queijos, Pedro está mandando um abração!

    ResponderEliminar