2023-08-19

 


Uma doença complicada

*Do Alzheimer ao HIV venha o diabo do Diabo

 

Antunes Ferreira

«O senhor doutor Manuel Mateus Gonçalves Nobre, médico de família, ficou preocupado, depois da consulta ao senhor Carlos Manuel Vicente Marques, 78 anos, casado, segundo a ficha (pasme-se, actualizada) com Isabel Maria Gomes Vicente Marques, reformado da Companhia de Armazenagem/silagem de cereais «Grão a Grão». Por isso, tomou-s dos sus cuidados, chamou a enfermeira Adelaide e pediu-lhe, por favor, para dizer às senhoras da Recepção que ligassem para casa do paciente que acabava de sair. Depois, ligou, no computador, a edição on-line d'«A Bola» e esperou não muito tempo. «Está lá? Quem fala?» «Aqui é a casa do Vicente Maques. Se faz favor, identifique-se e diga-me o motivo desta chamada.»

«Eu sou o drº. Gonçalves Nobre, vosso médico de família e...» Dona isabel Maria interrompeu-o: «Sei bem quem é o senhor doutor; mas, que aconteceu para me estar a telefonar quase à meia noite? O meu marido foi hoje consultá-lo, tem alguma cisa grave?» Gonçalves Nobre pigarreou e falou com a tranquilidade possível: «Minha Senhora não entre em pânico, trata-se apenas de uma dúvida com que fiquei durante a consulta do seu esposo, nada de grave, mas, enfim, creio que a senhora deve marcar uma consulta com um neurologista.

Sem legenda


 Até lhe posso indicar um que andou comigo na Faculdade, mas é somente uma sugestão, podem procurar outro, o Google da Internet está cheio deles...»

«Ó senhor vou já tratar disso, diga-me o nome, a morada, o telefone e/ou o telemóvel desse su amigo. Pelo que me diz, não posso perder tempo!» «Victor Constâncio Mendes da Silva. Os restantes elementos identificadores encontra-os na Internet. Muito boa tarde e boa sorte.»  Meu dito, meu feito, Isabel Maria, depois de ter efectuado as pesquisas necessárias, telefonou para o consultório do neurologista indicado pelo seu (e pelo seu marido também). «Está? É do consultório do drº. Mendes da Silva?» «É sim, senhora. Em que posso ajudá-la? - eu sou a recepecionista e...» «Preciso de falar URGENTEMENTE com ele  e diga-lhe por favor que venho da parte do colega dele, Gonçalves Nobre.»  


Sem legenda

 

«O senhor doutor está com uma doente, e não quer ser interrompido. Diga-me  de que assunto se trata, passarei à assistente dele, ela informo-la-rá  e lá pela noite ele lhe telefonará. Concorda?» Isabel resignou-se e disse um sim meio macambuzio, mas nessa altura entrou o marido: «Então que temos para o pequeno-almoço?» A esposa du uma risada: «Isto são horas de jantar. Tenho aí uma pescada à marinheiro, de que tanto gostas, e uma sopa de espargos, mas esse é de pacote.»

E vamos ao restaurante onde já nos conhecem por sermos clientes habituais, o "Trevo das Quatro Folhas?"» «Nada disso, meu querido,º o "nosso" é o "Os Belos Montes" do transmontano Chico Frutuoso, nascido e criado na aldeia de Codeçais, antes de vir para Lisboa.» «E vamos  a pé, está um dia tão bonito, mas não te esqueças, leva os óculos escuros de ver ao longe que comprámos no  "Óscar Bravo"» Isabel Maria Gomes Vicente Marques estava estarrecida: «Amor, fica para, o jantar, que fiz pensando em ti, é só meter dois minutos no microndas e pronto.»


Isabel atendeu Mendes da Silva

Nisto tocou o telefone, Isabel atendeu. «Está? Falla o doutor Mendes da  Silva. Em que posso ser-lhe útil?» Belinha (assim era tratada pela família mais chegada e por alguns, poucas amigas e amigos) respondeu-lhe: «Só um momento, vou atender su chamada na extensão que temos no escritório.» Entrementes, o Carlos Manuel entretinha-se a ir da sala de jantar à cozinha e vice-versa, não ligando patavina o telefonema. Ela fechou  porta, pegou no auscultador e contou ao médico o que  acontecia e a sua preocupação. Mendes da Silva, mesmo da sua casa e, dado o que ela dizia, marcou uma consulta para o dia seguinte, quando o último doente tivesse acabado o seu atendimento.

Foi o que aconteceu, com grande espanto do Carlos Manuel, que perguntava constantemente à mulher «o que iriam vender num terceiro andar do Jardim da Estrela?» Os outros pacientes, que esperavam, pacientemente, a chamada para a respectiva observação, olhavam-no, desconfiados, parecendo pensar para com os seus botões «Este tem um parafuso a menos...» Cerca das onze da noite, já se tinha raspado  a rcepcionista, a enfermeira/assistente mandou-os entrar. Mendes da Silva andava na casa dos quarenta, era um bonito homem e usava no anelar da mão esquerda uma aliança. Era, portanto, casado. 



«Cu-cu» - na casa da avó Mariana havia um destes

Mesmo antes de nos apresentarmos, o Carlos Manuel apressou-se  a perguntar ao psiquiatra se ele vendia ou comprava relógios de cuco? O médico fez um sorriso amarelo, mandou-nos sentar e respondeu ao meu marido que ali não era um loja era o consultório dele, ao que o meu marido retorquio que não cometera nenhum crime, «por isso íamos embora» e, além do mais, não ia à bola com advogados, os quais eram todos uns burlões «que só sacavam guito aos clientes!» A coisa, sem dúvidas, começava muito bem.

Mendes da Silva tentou sossegar o Carlos com uma voz baixa e tranquilizante e - pasme-se - consegui-o. Depois, voltou-se para a Isabel Maria e pedi-lhe pra lhe contar o que se passara e se se continuava a passar acrescentando «que pergunta estúpida...» olhando significativamente para o meu esposo. Relatei-lhe tudinho, sem uma virgula ou um parenteses, tentando dar uma lógica à ilógica das diversas ocorrências. O médico ouvia-me com a maior atenção e ia tomando notas usando o teclado do computador que estava sobre uma mezinha ao lado da sua secretária. 

Mendes da Silva levantou-se e pegando-me num braço, disse à enfermeira/assistente para tomar conta do paciente, levou-me para a sala ao lado, sentámo-nos e ele disse-me: «O senhor Vicente Marques vai ter de fazer umas análises para despistar o HIV, ou seja o Vírus da Imunodeficiência Humana que é no fundo um lentivírus que está na origem da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, SIDA, uma condição em seres humanos na qual a deterioração progressiva do sistema imunitário propicia o desenvolvimento de infeções oportunistas e cancros potencialmente mortais.»

«Mas eu não tendo a certeza de que o seu esposo é portador do HIV, à cautela e por deontologia medico-profissional, vou pedir essas análises, incluindo uma biopsia. Os senhores têm SNS? Têm. Muito bem. Se ele perguntar o porquê das análises, diga-lhe que (eu de seguida vou auscultá-lo com o estetoscópio) lhe detectei  "alguma pequena coisa nos brônquios". Está perfeitamente clara, ou necessita de mais alguns dados?» Do que eu precisava era sair dali, depois de pagar a consulta, contra recibo (ai o sacana do IRS!) e irmos marcar as análises, se possível para o dia seguinte.

Rodeado de polícias e todo NU!

Durante nove dias, estive à espera do resultado das análises. Contudo, ocorreu, nesse período um evento profundamente lamentável. Explico. Habitamos num vivenda de dois pisos ao Restelo, com uma pequena piscina e vizinhos simpáticos, gentis e generosos. Tanto é assim, que nos dias do pino do calor vêm tomar uns banhos no nosso «tanque d'água...» O Carlos Manuel, cada dia que passava, mais asneiras cometia, mas numa quarta-feira, 13 de Agosto deu-se o pior: alertado pelo senor Venâncio, proprietário da vivenda mais próxima, fui a correr buscar o meu marido que se passeava pelo centro da rua, sorridente, rodeado de uns polícias e todo nu!!!!

Vieram finalmente os resultados - que nem os li, porque logo em seguida retiniu a campainha do telefone: «Estou?! Queria falar com a Senhora dona Isabel Maria, por favor.» «Sou a própria.» «Daqui é o Drº. Arruda, do Laboratório de Análises. Ontem, quando o médico do seu marido enviou a biopsia aqui para o laboratório, chegou também outra biopsia de um outro senhor Marques, o que originou uma grande confusão, e agora não sabemos qual é a do seu marido… e infelizmente, os resultados são ambos maus….»


Alzheimer é um puzzler  a quem fala uma peça


Preocupadíssima, inquiri:  «E o que é que o doutor quer dizer exactamente com isso?» Ele respondeu: «Um dos exames deu positivo para Alzheimer e o outro deu positivo para HIV. E nós não sabemos qual é o do seu marido.»Fiquei apavorada: «Que horror! E vocês não podem repetir os exames?» O sacrista retorquiu-me:«Não, o SNS só paga estes exames caros uma única vez por paciente.»Face a tal contrariedade perguntei-lhe «Bem, o que é que o senhor me aconselha a fazer?»
Consultada a sede do Serviço Nacional da Saúde, o director-geral (dada a complexidade da questão) sugeriu que a senhora leve o seu marido para um lugar bem longe de casa e o deixe por lá. Se ele encontrar o caminho de volta… não faça mais sexo com ele!..

Com a contribuição grátis do Amigo de Angola e para sempre Alberto Guimarães


                        



11 comentários:

  1. Teresa Palmira Hoffbauer20 de agosto de 2023 às 04:09

    Hoje não tenho tempo para ler um texto tão comprido.
    Além disso, o tema também não é do meu interesse.

    ResponderEliminar
  2. Mein Schatz Teresinhamiga
    Não faz mal e eu não me preocupo com a tua falta de interesse; não posso agradar a toda a gente...
    Küsse & Käse
    Henrique

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Jaimamigo
      Estranho é?... Mas, pelo menos... entrou!
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  4. Estranhíssimo, o das 04:56 não despareceu. Os outros foram-se...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Jaimamigo
      Eu diria mais: «Estranhérrimooooo!!!!!!»🎗🎗🧵🛒 Quanto ao das 04:56 estás a falar duma paragem de autocarro?😀🤢🥰😆😜 Foram-se? Se calhar não tinham passageiros...
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  5. Hola guapo, soy Anna de poemias,
    espero que estés bien yo tengo problemas con el blog que no me deja contestar los comentarios y mirarlos enteros, no se como solucionar esto no me deja escribir con mi blog con mi nombre
    Ciudate mucho
    Besos

    ResponderEliminar
  6. ¡Hola bonita!
    Me gustó mucho que me llamaras guapo, que a los (casi) 82 años (20 de septiembre para que me mandaras un regalo...)
    En cuanto a los problemas con tu blog, apestan, pero no estás solo, hay otros que lo están.
    Bueno, lo esencial es estar sano. Muchas gracias por todo lo que me deseas.
    Besos💝💘 & quesos portuguéses

    ResponderEliminar
  7. Bom! cheguei ao fim... e queria continuar! Mas... foi este fim que lhe deu um grande contributo... foi o melhor de tudo, pois acabei por rir de uma coisa séria por demais. Continue amigo! Gosto muito do que escreve. Bj

    ResponderEliminar
  8. Onde é que está o meu comentário???
    Fui censurado?

    ResponderEliminar
  9. Extensamente profundo y muy interesante.
    Te felicito porque escribir posts como este requiere mucho trabajo y dedicación.
    Y con buen humor al final!!!

    :)

    ResponderEliminar