2022-11-24

 

Este testicul..., u+s texticulo é sobre a minha família

E só o publico porque lhe acho graça.

Os tempos eram outros, as mentalidades

 Também não afinavam pelo actual  diapasão.

Enfim ele aqui fica.

 Espero que não me batam…

 

 



Maternidade em Luanda

 

*O bebé ainda não estava pronto

 

Antunes Ferreira

Controvérsia em família moderada. Já tínhamos dois rebentos, o Miguel e Paulo, putos de quatro e quase dois anos, nascidos em Lisboa na Clinica de São Miguel do Professor Doutor Castro Caldas por recomendação do primo da Raquel o goês também Professor Mário Cordeiro e tudo tinha corrido sobre esferas.

 

Agora em Luanda de novo gravidíssima reuniram-se em nossa (alugada) casa as minhas  cunhados e o meu cunhado Mário (o Luís e a Maria Alice estudavam em Lisboa) para discutir o nome  da menina que iria nascer. O único discordante era eu: estava absolutamente convencido que viria mis um moço – o que motivava enérgicos protestos e recriminações da distinta assembleia. A esta só faltavam os auspícios dos deuses romanos familiares os Larae familiriae.

 




Para que não me acusem de partidarismo ou de ocultação de dados que poderiam levar à conclusão de que estava a favorecer a minha posição faço já uma chamada de atenção bipartida. Primeiro: os meus sogros estavam em Moçâmedes onde como funcionário das Alfândegas Ultramarinas fora colocado como director respeitando o Estado a sua posição em Goa e o casal tinha levado consigo a fila mais nova Belinha.

 

Segundo: os árduos defensores da feminilidade da nascitura (???) tinham apoios substanciais à tese deles. Veja-se, A minha mãe, que morava num apartamento na avenida dos Combatentes, tinha um “truque” consistindo numa fórmula misteriosa em que entrava a idade da grávida, a data da concepção (mais ou menos) e mais uns pozinhos; tudo conjugado: tiro e queda – uma menina.

 


A nossa lavadeira Miquelina (mais preta – como então e dizia – não podia ser) invocando um quimbanda que estava em contacto espiritual com um santo semelhante do Brasil pusera-lhe a questão e obtivera umas rezas para o efeito. Resultado: uma moça fora de quaisquer dúvidas. O Ju, meu irmão mis novo, caçador de fim-de-semana na mata, até atirando a elefante recebera do camarada com quem ia atirar outra certeza baseada não sabia em que conhecimento; mas lá que era uma donzela, jurava p’las cinco chagas de Cristo!

 

E quanto ao nome a pôr na pia baptismal? Aí era o busílis. Na moda estavam as Tânias, as Vanessas, as Matildes e claro havia que ter em conta a tradição raqueliana. Portanto, Tânia Raquel,  Vanessa Raquel, até uma Raquel Clotilde saiu a terreiro. Eu – mudo e quedo. Vendo-me assim, insistiram em ouvir  minha opinião. “Já que a querem saber, a menina vai chamar-se… Luís Carlos; Luís por parte do to, vosso irmão e Carlos porque é o nome do vosso Pai.”


 

Foi uma algazarra. Que porque sim, que porque assado. Cada um regressou às suas casas e os dias foram passando até que rebentaram as águas pela madrugada e levei  minha mulher à maternidade de Luanda. Nesse mesmo dia à tarde meti o Miguel e o Paulo no Colt e fui ver como paravam as coisas. Deixei-os no carro, subi e fui encontrar a minha cara-metade muito chateada pois ainda não nascera o bebé e as condições eram péssimas. “Que saudades da Clínica de São Miguel…”

 

Desci e quando entrei no Colt perguntou-me o Miguel “Ó pai então o mano não


vem?”
E o Paulo, sabichão: “Não vês que ele ainda não estava pronto!

 

Da cara do meu cunhado Mário de onde da sua casa telefonei para Moçâmedes à minha sogra informando-a de que tinha mais um neto que se chamaria Luís Carlos foi de tal modo que justificará outro escrito. Mas tenho de acrescentar que o Mário se tornou o maior amigo do sobrinho que desejara que fosse sobrinha e que na devida altura ainda não estava pronto…      

 




 FUTEBOL - Mundial Qatar 2022

 

 O DIA EM PORTUGUÊS

  

O prometido, pelo menos para mim, é devido e, se possível, cumprido. Esta segunda-feira, 28 e Novembro em que começo a  escrever – são precisamente 22H14 – foi o que quero chamar o DIA EM PORTUGUÊS No Qatar – eu vi no ecrã televisivo, às quatro da tarde – o Brasil bateu a Suíça por uns modestos 1-0, mas passou os oitavos. Pelas sete horas jogou-se o Portugal – Uruguai. Venceu a selecção das quinas por 2-0. E também se qualificou para os oitavos. Mesmo com o Fernando Santos. Quem o diz tem carradas de razão: não gosto nada do homem.

 


Quem conta um conto acrescenta um ponto, diz o povo e geralmente tem razão. Refiro-me ao “velhote funchalense” um tal Cristiano Ronald que, aos 37 ano não quis deixar os seus créditos depositados no banco (Central?) de Montevideu. Meteu a cabecinha d’oiro e enfiou a batata na baliza à guarda de Rochet. Bruno Fernandes (para mim um dos melhores, quiçá mesmo o melhor futebolista lusitano) fechou a eliminatória com um penalti primoroso, confirmado pelo VAR.

 

Os uruguaios foram uma equipa violenta, recorrendo sistematicamente às faltas para travar os nossos. Antes do encontro jogaram na tentativa de amedrontar a nossa selecção relembrando que nos havia, eliminado no Mundial 2018 onde tínhamos feito uma verdadeira figura de urso. Mas essa tentativa que aliás se demonstrou ineficaz além de despropositada ficará para a história do futebol uruguaio como uma mancha negra dificilmente apagável.

 

Na sexta-feira temos a Coreia do Sul para fechar o Grupo 14. Se continuar com saúde espero escrever mais sobre o que entretanto se passar. AF  

42 comentários:

  1. Respostas
    1. Minha queridíssima marmar
      Boa malha! Obrigadérrimo.
      Muitos xôxozinhos
      O teu sempre chefe (ex(gordo)

      Eliminar
  2. Li com toda atenção o nascimento do Luís Carlos em Luanda e saúdo o nome do rapaz LUÍS é o nome mais bonito do mundo 🌎

    Agora volto ao jogo Portugal 🇵🇹 Gana 🇬🇭

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mein lieber Freund Terezinha
      Isto agora é só "chuto na caneta,...ups, canela". Mundial pra cá, Qatar pra lá. Por este andar ainda gasto (amos) o ecrã do zingarelho. Mal acabei de ver os Países Baixos (bastante em baixo, a laranja tem pouco sumo) empatarem com o Ecuador - e vivó velho... - e já de seguida apresto-me para assistir ao football contra o soccer. Não há cu c'aguente....

      Em nome dos Luises cá da gente danke schön. O Luís Carlos que é o director jurídico e das relações humanas da Allianz trabalha portanto com Alemães. Gostam muito dele - o que não admira pois é muito bom profissional: sai à mãe...
      Só tem uma vantagem em ser parecido com o pai dele: é masoquista, isto é, sportinguista!
      E agora vou ver o jogo. Bai-bai
      Beijão
      Henrique

      Eliminar
  3. Quando começaram a nascer os netos dos meus pais, os meus sobrinhos e os meus filhos o 1° nome escolhido foi Rita.
    Só apareceu a Rita como bisneta e o meu pai não chegou a conhecê-la!
    Ainda bem que não perdeste tempo a escolher o nome para o rapaz!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosinhamiga
      O meu antecessor ou seja o primeiro filho dos meus pais chamou-se Afonso Henriques (nem o Henrique Silva Ferreira nem a Glória Herminia Prata Antunes eram, ao que eu saiba, monárquicos) mas morreu aos nove meses de idade com uma ,meningite. Por isso quando decidi escolher o nome do Luis Carlos foi tiro e queda,
      Como dizia o sôr Alfredo que tinha por emprego ser o mais-que-tudo da senhora Ângela porteira do prédio número 122 da Rua Filipe da Mata onde nós morávamos e que quase me criou (mais do que a minha mãe...). como dizia o sôr Alfredo "não há nada como realmente" aí está o Luís Carlos de Melo Antunes Ferreira. Ufff.
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  4. Contra a corrente deste post e a caminho da caminha ainda estou um tanto assarapantado com o Portugal-Gana a que assisti e que felizmente não nos saiu furado! E, porra!, esteve quase! No EMATEJOCA AZUL da Amiga Teresa Palmira Hoffbauer tenho (temos) trocado uns galhardetes sobre o Mundial 2022 a decorrer como é sabido np Qatar. É um país que conheço mal pois só lá passei dois dias em escala para Goa com a Qatar Airways. Estavam na altura a estudar a maneira de começar as obras para a futura competição. Não gostei do que vi nem das pessoas. De qualquer maneira aqui deixo o Kommentar:


    «Como dizem os franceses tudo está bem quando caba bem mas (como eu costumo dizer e escrever há sempre uma danada adversativa…) ainda não estou bem em mim depois de aguentar aqueles estapafúrdios nove minutos do prolongamento, Safa!
    Mas tenho, antes do mais, de te agradecer a visita relâmpago que tiveste a gentileza de fazer lá na TRAVESSA e principalmente a referência ao nome Luís. É bom ter quem nos faça (mesmo que seja de quando em vez) um miminho.
    Voltando à vaca fria. O Portugal-Gana não foi, em meu entender, o que se pode dizer uma jogatana. Foi um toma-lá-dá-cá-à-volta-cá-te-espero e a ansiedade dos últimos minutos compensou a modorra que um tal Fernando Santos (de que não gosto) imprime na equipa nacional. O senhor já está for do prazo de validade e – no meu entender de treinador de sofá – já devia estar a “reinar” com os portugueses. Dera o pio no Europeu e Paris e não fora o empurrão do Ronaldo mais o golo do Eder e a aposentação era indiscutível.
    Bom, mas felizmente chegaram os 3-2. Veremos o que se segue. O CR diz que pendura as chuteiras se ganharmos o Mundial. “Sonhar é Fácil” foi um filme português da década de cinquenta uma farsa de costumes à boa maneira salazarenta….»

    ResponderEliminar
  5. Ora cá estou eu. Gosto de poesia e de prosa, embora desta última menos. O que interessou é que nasceu mais um homem e nasceu bem. Quanto ao Mundial, embora tenhamos bons jogadores, não acredito que vamos longe pois só jogam os amigos do treinador. Mas pronto, Portugal sempre.
    Fiquei seguidor.
    Voltarei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Rykardamigo
      Este - estou certo e seguro disso - é o inicio duma bela e duradoura Amizade. É o que nos proporciona a blogosfera, ainda que hoje em dia pareça registar aljguma queda. Mas nós, os "resistentes" não permitiremos que assim aconteça quer em prosa quer em poesia.
      Futebol a quanto obrigas: adoro-o mas chutar só sei (sabia...) numa bola oval pois pratiquei râguebi. Acabei de ver uma partida muitíssimo interessante e jogada para ganhar: bifes 1 contra bifes 2, melhor dizendo pais contra filhos. Deu mau resultado = zero a nada...
      Do FS, um triste, nem vale a pena falar. Lá vem a Nau Catrineta...,ups, o Uruguai que tem muito que contar com o Cavani e o resto...
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  6. A minha filha Sónia também nasceu na maternidade em Luanda. Efectivamente, em matéria de limpeza, a maternidade deixava muito a desejar….

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo (????)
      Não tolero anónimos/as, mas iso é outra loiça. Por eta vez passas porque realmente a velha "ultramarina"/colonial Maternidade de Luanda era uma bosta. Tenho dito. Basta.
      Henrique

      Eliminar
  7. Muito bom este testicul..., quero dizer texticulo. Meus parabéns pelo post, gostei desse humor inicial.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Claro Arthur Caramigo (ou vice-versa)
    Desta vez deste na muche e não magoaste o test.., texticulo. Uma visita e um comentário cheios de oportunidade; por isso proponho que me passes a seguir qu'eu farei o mesmo.
    Abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  9. Olá, amigo Henrique,
    agora que o temos de volta, para alegria deste mundo do blogs,
    podemos usufruir como o fazíamos antes, dos textos deliciosas
    e plenos de humor do nosso amigo Henrique. Desta vez pudemos
    acompanhar alguns fatos relacionados com sua família, que não só
    me interessou como gostei de conhecê-los.
    Um excelente domingo,
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Pedramigo
      Estamos como sempre em sintonia. Les beaux esprits se rencontrent. Cada vez mais (pois que o relógio do tempo não para) adoro a minha família que posso ( e tenho orgulho ao dizê-lo) é a melhor do Mundo. Fomos bafejados pela sort e se eu ainda fosse católico - como já fui mas curei-me... - poderia acrescentar graças a Deus.
      Por isso, sempre que me de na veneta, voltarei a contar sobre ela (por vezes com alguma ficção à mistura para apimentar a festa. Por alguma razão a Raquel é goesa...
      Que s passa com a tua consorte? Quais as novidades? Fico à espera. Oxalá sejam boas.
      Um abração deste lado do nosso Atlântico, hoje sem nenhuma piada a não ser que no Portugal - Uruguai nos caia do céu aos trambolhões o mesmo árbitro apaixonado pelo Gana...
      Henrique

      Eliminar
  10. Não te esqueças dos relaxantes para antes/ durante o jogo
    Raulzinho do Polo Norte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimraulzinho
      Não fora o facto de ter como vizinho no 8..º B um cardeal divorciado sugeria-te delicadamente que metesses os relaxantes no c… recto.
      Entretanto, se por aí vires no meio de neves abundantes recomenda-lhe que use o creme XXXL para besuntar a barba pois trata-se, de acordo com a publicidade, do “produto mais eficaz para pelos corporais rebeldes em todo o Mundo!”
      Abreijos
      Euzinho da Alamerda ups, sem érre

      Eliminar
  11. Em primeiro lugar ; bom regresso !

    Quanto a essa certeza do sexo da criança e contra todas as opiniões também a tive por duas vezes e acertei : eram meninas.

    Relativamente ao Mundial , só tenho visto , e nem todos, os que dão em sinal aberto.

    Não me parece ser necessária a deslocação de um alto dignitário português a cada um dos jogos da fase de grupos, sinceramente. Compreenderia no jogo da Final.

    Santos transformou a selecção no Grupo Ronaldo y sus Muchachos . Esperemos que as coisas corram bem - coisa que o primeiro jogo não augurou.

    Abraço e bom domingo :)

    ResponderEliminar
  12. Sãozitamiga

    Ora cá estamos nós como nos antigamentes… O prazer do(s) reencontro(s) não tem preço nem nunca pode ter – simplesmente acontece entre Amigos.
    E vamos agora ao tema que ocupa não só os noticiários mas também motiva as preocupações de milhões e milhões de pessoas espalhada pelo Mundo: o Mundial de Futebol 2022 que está a decorrer no Qatar.
    Do desporto que na época mais moderna terá nascido na Inglaterra – o football – foi-se passando para um dos maiores negócios (para não dizer negociatas…) deste orbe terráqueo. Aqui também jogam os milhões de milhões de milhões dos vários cifrões entre “agentes desportivos”, “dirigentes idem”, “árbitros aspas” e quem abre os bolsos, paga isto tudo são sempre os mesmos: os “saloios desportivos”. Ou seja, os cidadãos.
    Por isso o envolvimento dos políticos no desporto (qual?) é consequência mais do que natural da sociedade em que vivemos; não é um caldo de cultura – é, sim, uma sopa de corrupção. E por aqui me fico pois vou ver um partida de fazer faísca: o Alemanha – Espanha.
    Beijinhos & queijinhos
    Henrique

    ResponderEliminar
  13. Assim sendo todos os olhos estarão postos nos jogadores da Cisplatina, aliás do Uruguai
    não raramente os brasileiros com ênfase repetem que o Uruguai já pertenceu ao Brasil,
    então os nossos amigos brasileiros que não se esqueçam de torcer por Portugal, porque foi sob o comando do rei Dom João VI, como todos sabem, que 1816, "por razões políticas e econômicas, ele enviou tropas a Montevidéu, ocupando o território e nomeando-o como Província da Cisplatina"
    Mas história já lá vai, e o que toca serão os hinos dos países que continuarão representados no campeonato

    ResponderEliminar
    Respostas



    1. Ângelamiga
      Depois de terminada uma jogatana entusiasmante entre a Espanha e a Alemanha que se saldou por um empate resta-nos esperar por amanhã ou seja pelo desfecho da partida com o Uruguai. Não temos grande recordação do último confronto entre as duas selecções: no Mundial de 2018 o resultado de Portuga 1 – Uruguai – 2 eliminou-nos dos oitavas-de-final.
      A História que aliás referes – e bem – também não nos é satisfatória. Mas águas passadas não movem moinhos. Portanto esperemos que a actualidade seja o mais importante e deixemos o passado ficar nos anais do antigamente.
      Bisous & fromages
      Henrique

      Eliminar
  14. Teresa Palmira Hoffbauer27 de novembro de 2022 às 13:28

    Futebol são 11 contra 11 e no final vence sempre a ALEMANHA 🇩🇪

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Terezinhamiga
      Poizé; um + um = empate e o resto é publicidade ao mercurocromo e à arnica. E já estamos na segunda-feira com o Uruguai à perna...
      Küsse & Käse
      Henrique

      Eliminar
  15. É um gosto ler as suas narrativas, meu Amigo. Afinal nasceu um menino e todos se alegraram com isso. Hoje já todos sabem se é menina ou menino antes que o rebento nasça. Progressos da medicina...
    Fico a torcer por Portugal, claro, no jogo de hoje.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Minha Gracinhamicissima

      Só o facto de vires cá já me fez ganhar o dia. Uma jornada dominada pela minha paixão pelo futebol e consequentemente ansioso pelo confronto que começará às sete da tarde. É bom que diga que não se joga o futuro do país chamado Portugal; está apenas em equação o prestigio futebolístico dum povo que em tempos era caracterizado como sendo o dos três éfes: Fátima, Futebol e Fado!...
      Por mor disso irei ficar “colado” ao ecrã do televisor e a Raquel também: se “os nossos” ganharem ganhamos todos; se perderem - dentro de quatro anos haverá outro Mundial,,,
      Um beijão do teu admirador sempre fascinado
      Henrique


      Eliminar
  16. Que maravilha reencontrar a Travessa do FerreirAmigo outra vez nas redes! Hoje tem portugal e Uruguai!!! Abraço, L C Vaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Luisamigo

      Poizé, para mim também pois foram três anos e picos de Inferno pelos quais passei vitima duma grave recaída da bipolar + a Covid! Mas agora parece que estou felizmente estabilizado! Sustos apenas aqueles resultantes do que se passa quanto à presença da nossa selecção no Qatar. Bastaram aqueles nove (aliás 10m e 41s) do prolongamento do Portugal-Gana… Se eu também fora cardíaco – uffff|
      Mas hoje é com o Uruguai. Más recordações do Mundial 2018 (Portugal 1 Uruguai 2) Oxalá isso não se repita. Estou a escrever no intervalo do Brasil – Suíça (0 – 0) Os canarinhos não estão, infelizmente no seu melhor…
      A Raquel e eu recordamos o nosso almoço no restaurante junto à Casa dos Bicos. Quando voltarás a este país que também é um pouco teu?
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  17. Olá, amigo Henrique, você não me viu aqui, lhe dando boas vindas e feliz por sua volta? Acho que se passou!!! rssss, Foi na sua primeira aparição, vá lá ver! 😂😁
    Como é bom e saudável recordarmos as coisas boas da família, não é? E contar com graça aos amigos.
    Bem, acabei de ver Brasil X Suíça: 1 X 0
    Agora verei Portugal e torcerei pelos amigos queridos do seu belíssimo Portugal!
    Fique calmo, o Uruguai é muito bom, mas Portugal é TRI DE BOM, como dizemos nós gaúchos.
    Depois aguardarei sua visita!
    Beijos e queijos, querido amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queridérrima Tais
      Já rebentei d’Alegria! Foi o DIA NO NOSSO PORTUGUÊS!!!! Dá para contar – como dizem os velhotes – e eu quem sou com 81 já feitos?... – sentados à lareira com o frio e a neve a bater-lhes à porta, dá para contar, dizia, sobre este “Suave Milagre” (como escreveu o nosso Eça), que nesta segunda-feira, 28 de Novembro do ano da graça de 2022 no Qatar os dois países irmãos ganharam a passagem aos oitavos do Mundial de Futebol que ali decorre.
      Depois da euforia tenho de te pedir desculpa do lapso quanto ao contacto anterior da tua parte; mas, entre amigos não há ressentimentos. E como tal guardamos para sempre essa singular Amizade que não tem – nem precisa de ter – explicação.
      Beijinhos & queijinhos do ancião
      Henrique

      Eliminar
    2. Irmãos ou não irmãos — eu torci pelos meus vizinhos suíços 🇨🇭

      Eliminar
    3. Terezinhamiga
      P'stá claro como vinho tinto!
      Küsse Käse
      Henrique

      Eliminar
  18. Aqui estou eu feliz da vida lhe dando boas vindas!!!
    Está perdoado, aguardo uma visita sua!

    https://anossatravessa.blogspot.com/2022/11/era-uma-vez-memorias-na-primeira-pessoa.html#comment-form

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taisamiga
      Quando os Amigos são Amigos não há nada que os apoquente muito menos que os esfrie. Por isso, repito: águas passadas não movem monhos...
      De segui vou já fazer uma visita com cumentário (com o) decente, 😜😜😜
      Beijos & queijos (se o Pedro não se zangar)
      Henrique

      Eliminar
  19. O susto que tu me pregaste com esta longa ausência!!!
    No news is good news.
    Foi isso que fui dizendo a mim mesmo e a quem me perguntava pelo único FerreirAmigo.
    Como sempre, eu tinha razão.
    Agora é que isto vai animar!!!
    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Pedramigo
      Entramos, portanto, em velocidade de cruzeiro, ou seja, tudo voltou à normalidade: tu estás vivinho da costa em Macau eu idem aspas mas em Lisboa, onde contrariando os “mentirologistas” em vez de chover cães e gatos faz um Sol de usar Protector 298,7. Pronto. Agora está tudo explicado e com a ajuda do Tradutor Google posso fazer este brilharete!!!! 現在一切都解釋清楚了,在谷歌翻譯的幫助下,我可以讓它閃閃發光!!!!

      Abração
      Henrique (恩里克)



      Eliminar
  20. Teresa Palmira Hoffbauer29 de novembro de 2022 às 06:56

    Ao fim de duas rondas só há três seleções com duas vitórias:
    França, Brasil e Portugal.
    Há a bem encaminhada ALEMANHA 🇩🇪
    Embora eu não goste de “velhotes”, gosto muitíssimo do “rei” do futebol [CRISTIANO RONALDO] e do Fernando Santos.
    O Brasil ganhou contra a belíssima seleção suíça, porque afastou do jogo aquele tipo ridículo que está sempre a cair …

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Terezinhamiga
      Estou 99,2% de acordo contigo; os 0,8 dizem apenas respeito a um tal FS de quem tu gostas – e eu não. Basta (para mim, é claro) vê-lo no banco, figura triste, testa franzida, olhos no chão, parecendo adivinhar uma desgraça quase iminente. Substituições – quando e onde?
      Espero e desejo que este seja o adeus do engenheiro Santos às lides da selecção nacional. Quem vier depois terá uma tarefa nada fácil: comandar um grupo de estrelas que se tinham habituado ao “padrinho eterno…”
      Mas, por agora, há que esperar pela Coreia do Sul e por mais uma belíssima exibição do melhor jogador da nossa selecção: Bruno Fernandes,
      Küsse Käse
      Henrique



      Eliminar
    2. Teresa Palmira Hoffbauer29 de novembro de 2022 às 12:04

      Olha que o Carlos Queiroz após o golo dos Estados Unidos ficou de testa franzida, olhos no chão, compreendendo a desgraça iminente. Não queria ver o jogo, porque não tenho favorito 😍 Estão no intervalo, não me apetece ver a continuação …

      A minha família alemã nunca compreendeu a má disposição dos portuenses, figuras tristes, sempre à espera de Dão Sebastião.

      Eliminar
    3. Querida Terezinhamiga
      Ora ainda bem que falas no Carlos Queiroz que eu conheço pessoalmente e bastante bem desde que nos encontrámos pela primeira vez pouco depois dele ter vindo para Lisboa de Moçambique de onde era natural. Nessa altura preparava-se para frequentar o INEF, o Instituto Nacional para a Educação Física que viria a concluir e até de obter um mestrado.
      Ao longo de alguns anos fomos mantendo esporadicamente contactos e devo ter sido um dos primeiros jornalistas (senão mesmo o primeiro) a quem ele informou que tinha sido convidado em 1987 a integrar os quadros da Federação Portuguesa de Futebol para desempenhar o cargo de técnico nacional nas camadas jovens.

      Aí apostou forte na formação dos jovens jogadores que tinha a seu cargo e foi o responsável pelo aparecimento de craques como Luís Figo, Rui Costa, Vítor Baía, Paulo Sousa, Abel Xavier, Fernando Couto e João Vieira Pinto. Até 1991 Queiroz esteve à frente das seleções jovens, com as quais conquistou por duas vezes o título de Campeão do Mundo FIFA Sub-20: em 1989, na Arábia Saudita, e em 1991, em Portugal. Foi um feito inédito que marcou o futebol português, nomeadamente porque nessas Seleções alinhavam alguns jogadores que viriam a ser dos melhores do mundo e que desde sempre foram acompanhados por Carlos Queiroz.
      A Federação Portuguesa de Futebol quis aproveitar o talento de Carlos Queiroz e a seguir à conquista do Mundial Sub-20 de Futebol de 1991 promoveu-o a líder da seleção principal. Mas nem tudo correu bem e Portugal não se conseguiu apurar para a Campeonato do Mundo de 1994, que teve lugar nos Estados Unidos. Em Portugal ainda passou pelo meu Sporting mas foi um flop… Seguir-se-ia uma curiosa carreira internacional estando agora no Irão onde é muito acarinhado.
      Tens razão quando dizes das posições sobre o calmo que ele tem habitualmente no banco. É do seu feitio que eu bem conheço; mas também se exalta – nada ou quase nada tem que ver com essa curiosidade darwinista que dá pela sigla FS…

      Küsse & Käse
      Henrique
      ____________
      NB - Não gosto de ficar com louros que não mereço. Os dados estatísticos fui buscá-los à Wikipédia.




      Eliminar
  21. "Não estava pronto"!?
    Prontíssimo, feliz_mente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Agostinhamigo
      Se por puro acaso encontrares o marciano diz-lhe que também há nascituros com "aparentemente" seis meses (?????) de gestação que nascem perfeitinhos só lhes faltando falar... Que pais acelerados... :)))
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  22. Estoy viviendo el mundial sin ningún apasionamiento.
    El fútbol, como otros deportes, está dejando de ser deporte para ingresar en el mundo del espectáculo.
    Hay demasiados intereses económicos que lo están envenenando.
    Disfruto más de un partido de infantiles o juveniles que no viendo a estos profesionales que parecen estrellas de cine disfrazados de deportistas.
    Saludos.

    ResponderEliminar