2022-11-18



 Nunca mais volto

*A mangueira do bombeiro

 

Antunes Ferreira

Responsável fora o Santo António que até tinha estátua em Lisboa. Do seu casamento? Pois sim, o virtuoso também ajudara ainda que fora a Câmara Municipal quem mexera os cordelinhos. Já iam uns largos anos e para a concretização da  ideia que nascera duma proposta apresentada em sessão mensal pelo vereador Augusto Pinto. Em 15 de Abril de 1958, o Diário Popular anunciava o evento, e declarava-se empenhado em "congregar esforços no sentido de se dar realização a essa tão bela ideia de promover o casamento de jovens dos bairros populares na manhã de Santo António."





Nesse ano de 1958, e nos seguintes, este jornal (entretanto desaparecido, como os restantes nocturnos) foi fundamental para viabilizar a iniciativa do casamento coletivo, mobilizando a sociedade civil, criando uma onda de simpatia, captando e noticiando apoios de particulares, estabelecimentos e marcas comerciais.

 

A angariação de padrinhos, de automóveis para transporte dos noivos, os vestidos e ramos das noivas, os penteados, os fatos e os sapatos dos noivos, as alianças, os produtos para a boda, a lua de mel, e até mesmo o fundamental para um início de vida: cursos de formação, mobílias, eletrodomésticos, bens de primeira necessidade. Em algumas edições, e mediante sorteio, apartamentos.

A cadência quase diária com que nas páginas do jornal se iam somando os apoios, e que culminava com a grande reportagem do dia da cerimónia, "grande acontecimento citadino", em que era consumado o "sonho de raparigas pobres, honestas, boas filhas e boas irmãs", "devido à generosa ternura dos nossos leitores", dá bem o tom de "uma ideia admirável em marcha".

 


O seu casamento, com ou sem o santo a tutelá-lo, dera com os burrinhos na água, o facto de ser sapador bombeiro fora a gota de água que fizer transbordar o copo. O seu Regimento era o de Benfica onde ficava situada a 4.ª Companhia. Os incêndios não eram consultórios médicos: não eram necessárias marcações. Além disso tinham um hábito horrível – em grande parte aconteciam à noite.

 

Maria Clara no inicio da vida conjugal era toda sorrisos, dengosa, terna, boa – na lida doméstica e, principalmente, na cama – amável solicita, excelente cozinheira (como prenda do dia do casório até lhe comprara n Barateira o Livro de Pantagruel); porém tinham sido efémeros uns três, mesmo quatro nos. Uma noite fatídica, um desenvolvimento macabro, um final abracadrabrizante!

 

Houvera o incêndio nas instalações da imobiliária A CASA É SUA  que ocupavam três andares dum prédio de doze Alta de Lisboa e dada a dimensão do fogo (que já se alastrava quase a todo o imóvel) todos o regimentos dos Sapadores tinham sido mobilizados para dar combate o mais eficaz possível às chamas.

 


Inclusive vieram os Voluntários do Lumiar e da Ajuda. No meio das mangueiras, escadas Magirus, jipes de comando, ambulâncias do INEM, veículos do SMV, da PSP, da Proteção Civil, podiam encontrar-se responsáveis da empresa enquanto eram assistidos muitos moradores dos restantes apartamentos do prédio. Bom bombeiro, o Justino Domingues Ferrão estava no seu elemento – contentíssimo.

 

Mas quando chegou a casa (eram umas cinco da matina) e se preparava para comer alguma coisa foi direito à cozinha para vistoriar o frigorifico encontrou em cima da mesa um envelope que lhe era dirigido. Reconheceu a letra da cara-metade e abriu-o logo. Dentro jazia um papelinho que rezava só a vermelho

FUI APAGAR OUTRO FOGO NOUTRA FREGUESIA. NÃO CONTES COMIGO, PODES ENROLAR A MANGUEIRA. NUNCA MAIS VOLTO.

 

.

34 comentários:

  1. Guerras Energéticas - A Bomba Relógio Russa VII:

    https://portugueseman.blogspot.com/2022/11/guerras-energeticas-bomba-relogio-russa.html

    ResponderEliminar
  2. Ó Henrique, então não poderias ter arranjado um final mais airoso para o abnegado soldado da paz? Coitado!
    Depois de uma descrição tão pormenorizada, sobre o início dos casórios de Santo António, sob a tutela da Câmara Municipal e o bendito patrocínio do Diário Popular, ilustrado a preceito, pensei que a coisa não descambasse para o torto e a mangueira do bombeiro continuásse no activo.

    E, para terminar, agora sou eu que te canto o fado da Maria Clara:

    Não sonhes Maria Clara
    que pode tornar-se escuro
    a alegria do teu rumo
    e toda a tua ventura ___
    ___amanhã pode ser fumo.


    Gostasti?
    Beijocas e muita Saúde, para todos os Antunes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Janitamiga
      Tal tá a moenga!
      Coitada da Maria Clara? Essa agora?! As bombas não têm regime de exclusividade portanto há que aguentar e bico (mais ou menos) caladinho. Isso de recorrer a "envelópio" já deu o pio porque nestes transes ou se é ou se não é e o resto é paisagem. Porra! Escrevi isto tudo - e não disse nada...
      Por isso (e como não tenho mangueira - honny soit - para enrolar ou desenrolar) por aqui me ou com muitos
      beijos & queijos
      Henrique
      /sem emojis porque não estou virado p'ra eles)

      Eliminar
  3. Como ela escrevia também parecia um bocadinho Bombeira
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Redondinhamiga

      Bombeira, bombeira, não faças asneira...
      Beijo & queijo
      Henrique

      Eliminar
  4. Só tu mesmo....Pobre homem e que final à sua mangueira de bombeiro,rs...abraços, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chiquinha do meu coração

      Bombeiro só há um - o Justino e mais nenhum!!!!

      Beijos & queijos
      Henriquinho

      Eliminar
    2. Chiquititicamiga
      Bombeiro, bombeiro só há um - o Justino e mais nenhum!
      Beijo & queijo
      Riquinho

      Eliminar
  5. Eu até pensava que essa tradição fosse mais antiga, que a fama de casamenteiro já leva séculos, se pensarmos que antes de ser santo, Fernando de Bulhões nascido em 1195, até estudou em Coimbra, acabando por falecer em Pádua em 1231, ou seja alguém com muita prática para juntar caras metades!
    Então e o Santo António que fazia nesses dias, não cuidava dos noivos que tinha ajudado a compor? e ainda deixou alastrar um fogo dos infernos que não parou enquanto não desfez a aliança com promessa de eternidade
    isso não se faz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Ângelamiga
      Esta questão dos Antónios relacionados com a nossa capital tem muitas implicações, a maior parte das quais suscitavam anedotas e ditos durante o malogrado “Estado Novo”. Uma das mais interessantes é a quadra qu aqui deixo:
      !Dos dois Antónios
      De que Lisboa disfruta
      Um é filho da Sé
      O outro é filho da pu…, ups, não é!”
      Rima e é verdade… Quanto às tricas entre Lisboa e Pádua elas são mais velhas do que o Matusalém. Que fique cada um com a sua; por mim renego a função pilatesiana, porque hoje já lavei três vezes as mãos…

      Bisous & fromages
      Henrique (Henry)

      Eliminar
  6. Henrique, prezado amigo,
    Sempre vinha neste espaço
    A procurar algum traço
    Do novo e via o antigo
    Estático, então, te digo
    Que eu me sentia triste
    Com texto que não existe
    Alem de preocupado
    Por falto do fiel soldado
    Que à retaguarda assiste.

    Parabéns pela volta triunfal e pela rica matéria. Abraços fraternos. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Laertamigo

      P’ra poeta não nasci
      Só na prosa é que me safo
      As coisas que já vivi
      Resumem-se num abraço
      Mas tu vens acordar
      Algumas recordações
      Abrindo de par em par
      Muitas mais desilusões
      Por aqui me quedo ou fico
      Antes que a rima m’afogue
      Mais pobre do que rico
      Irei mais ao teu belo blogue!

      Quem diria, mas com um esforço impensável e inaudito obrigaste-me a rimalhar – mesmo sem mangueira…
      Abração do
      Henrique, o anti-poeta

      Eliminar
  7. Coitado do Henrique!!! Ficou sozinho...apenas com a companhia dos fogos...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Martinhamiga

      Diz o ditado popular que #mais vale só do que etc... Quanto a fogos, já me constou que o Justino vai até à Costa Rica para tentar apagar as labaredas ateadas pela "La Roja" no Qatar- 7-0 é muita chama - de golos!!!!!

      Beijos & queijos💋💋💋🙌🙌🙌

      Enrique (Com H)


      Eliminar
  8. Já me faltavam estes textos com humor à mistura. Foi um gosto lê-lo, meu Amigo.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha queridíssima Gracinhamiga

      Não me posso aguentar: estou de novo deslumbrado com a tua presença aqui neste lugar que também é teu. E penso que devo recordar que como excelentes Amigo que eramos, somos e continuaremos a ser, já os tratávamos por TU. Espero e DESEJO que assim continue; a minha Raquel concorda - não tem ciúmes pois sabe que nunca a enganei1

      Fico aguardando os teus poemas. Já to isse milhentas vezes - mas não me canso de repetir: és a POESIA VIVA. Muito obrigado.

      Beijão
      Henrique

      Eliminar
  9. Como é bom começar o dia com a boa disposição que é teu apanágio!
    E fui atrás do tempo e " vi "ainda os casamentos de Santo António
    Uma boa semanam
    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manelinhamiga

      Tive uma criada (hoje uma "empregada doméstica") que foi uma "noiva de Santo António" Ele era ajudante (moço de recados) do dono da mercearia da minha Rua Filipe da Mata onde a minha mãe era cliente de apontamentos e pagamento mensal.

      Eu tinha seis anos e não percebi o motivo por que a menina Elvira levou para o altar uma barriga bem redondinha. Será que comia muita feijoada ou o namorado (que era dos voluntários de Campo de Ourique) levava a mangueira quando se encontrava com ela? Ninguém me esclareceu.

      Até a Dona Glória, minha mãe, me avisou: "Riquinho. se voltas a falar no assunto levas com a colher de pau!!! Fora isso, os casamentos correram muito bem e até comi dois esquimós fresquinhos,

      Beijinhos & queijinhos😜😆❤

      Henrique

      Eliminar
  10. Olá, olá. Como tem passado? À quanto tempo, hein?
    Gostei da publicação. resumido. O Bombeiro quando apaga muitos fogos ao mesmo tempo algum fica mal apagado :))
    Muita saúde para si. Obrigada pela visita ao meu "coisas" 🙏
    .

    Beijo e uma excelente semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidáliamiga

      P'stá claro como vinho tinto; o reencontro é sempre motivo para reencanto. E no caso de "velhos" amigos (eu vou nos 81 sem descontos...) é, naturalmente, maior a alegria de nos (re)vermos. Temos de continuar a trocar visitas e comentários. Concordas? Tenho a certeza de que sim! E não será preciso chamar os bombeiros...

      Beijo & queijo💋💋💋
      Henrique

      Eliminar
  11. Que bom que voltou, amigo. E muito obrigada pela anedota que deixou no Sexta.
    Adorei esta história. Já tinha saudades destes textos tão cheios de humor.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Elviramiga
      Antes do mais um grande xi-coração de agradecimento pelas amáveis palavras que me dirigiste. É sempre bom para quem tem por oficio a escrita e além disso d´um valente empurrão ao ego...
      E por hoje é tudo.
      Beijo & queijo
      Henrique

      Eliminar
  12. Provavelmente a mangueira do bombeiro, com tanto uso, começava a acusar algum desgaste.
    Terminou à mesa de uma secretária!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Rositamiga
      Por mal dos meus pecados o Justino não é meu confidente, donde não sei nada sobre a mangueira ele - nem quero saber. Para mim já basta o que basta no que concerne a fogos, fogueiras, fogachos, incêndios, fósforos, amorfos, isqueiros extintores, mangueiras, ambulâncias e quejandos.
      Na minha secretária de madeira (antiga) estão o computador, o teclado, uma impressora e uma porrada de livros, papeis avulsos e até o "Prontuário Ortográfico" *Guia da Línjua Portuguesa 50.ª Edição da autoria de Magnus Bergström e Neves Reis NOVA EDIÇÃO ATUALIZADA conforme o Acordo Ortográfico (que eu não sigo). Mas nenhuma mangueira mesmo que enrolada...
      Beijo & queijo
      Henrique

      Eliminar
  13. Obrigada pelo comentário e visitinha .
    Seus textos sempre com um humor que necessitamos.
    Que venham muitos outros, não se demore.
    abraços e bons dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva Lisamiga
      Agradecer as tuas simpáticas palavras não é um dever - é uma obrigação que cumpro com o maior prazer. Depois da paragem sinistra de três anos e picos (recaída da bipolar + Covid) tenho vindo a escrevinhar a 198,7% à hora, pelo que estão acumulados nas gavetas da minha secretária desde os finais de Outubro 27 novos testti..., ups, textículos que irão sair a conta-gotas. E por agora é tudo.

      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  14. Mais uma boa. Raul do Polo Norte

    ResponderEliminar
  15. Ó Raul
    Destes "anormais", digo, anónimos, gosto. Aproveita e vê se me mandas umas grades de Bushmills da loja do Pai Natal que fica a 27º do Polo Norte. É uma ORDEM!!!!!!!
    Abração do
    Riquinho

    ResponderEliminar
  16. Vi que voltou à lides blogueiras e vim visitá-lo.
    E em boa hora, já que os seus textos são imperdíveis.
    Continuação de boa semana, caro Henrique.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Jaimamigo
      Há quanto tempo não nos encontrávamos! Por minha culpa é certo; ou melhor por mor da recaída da bipolar + Covid. Mas, para já um grande, grade, grande obrigado!

      Abração
      Henrique

      Eliminar
  17. PS: o sapador que mantenha a calma, só há 91 homens para cada 100 mulheres. Portanto, sobram 9, é só escolher um novo quartel onde haja incêndio para apagar...

    ResponderEliminar
  18. Jaimissimo
    Gostei, Eu seja ceguinho, mas essa da percentagem caiu-me no goto. Boa malha! Repito: GOSTEI!!!!!
    + um abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  19. Depois de tantos anos a vê-los encarniçados, em encarnados carros, fiquei a saber que há bombeiros que o não são.
    Falta ou defeito de material? Ou desgoverno.
    Abraço.

    ResponderEliminar