2022-11-30

 Golfe, natação e râguebi

 

*Estou certo: já dei o que tinha a dar

 

Antunes Ferreira

Para o que lhe havia de dar… Nunca em tal pensara, confidenciou-me numa esplanada da Avenida enquanto bebericávamos um excelente Black Bushmills que para mim continua a ser o melhor uísque da Irlanda do Norte, melhor dizendo, de toda ela, da Europa, mesmo do Mundo, qu’eu cá só sei dizer o que vai no íntimo e nas pupilas gustativas. Boa malha!

 

Era por uma tarde de Agosto ensolarada, as ruas meio desertas, é assim que gosto da minha cidade pouco entupida apesar dos enxames de turistas como os chupa-chupas, cada cor seu paladar e país de origem. Acabara de ver no ecrã da televisão na CNN/Portugal as Breaking News uma notícia espantosa: Tiger Woods, lenda do golfe internacional, voltou esta quinta-feira à competição no 86.º Masters de Augusta, na Geórgia, mais de 13 meses depois do acidente de viação que quase lhe custou a perda da perna direita. O norte-americano de 46 anos, que venceu 15 majors na carreira, participa assim no primeiro grand slam da temporada, 17 meses após o seu último desafio.”



 

O meu amigo e companheiro de copo, um “furioso” do golfe elucidou-me que  Woods competira pela última vez na edição 2020 desse Masters, adiada para Novembro devido à pandemia de Covid-19: e que agora procura conquistar o torneio pela sexta vez e assim igualar o recorde do seu compatriota Jack Nicklaus, depois de ter ganho em 1997, 2001, 2002, 2005 e 2019.

 

A perna direita de Woods atraiu os olhares dos muitos presentes, que saudaram o regresso do que é provavelmente o melhor jogador da história. Em 23 de Fevereiro de 2021, perto de Los Angeles, um despiste provocou-lhe múltiplas fraturas expostas que obrigaram à colocação de uma haste de metal na tíbia e parafusos para consolidar os ossos do pé e do tornozelo.

 

Woods, que correu o risco de amputação, ficou hospitalizado durante várias semanas e esteve incapaz de andar durante vários meses. "Foi um caminho difícil. Voltar a jogar aqui parecia-me muito improvável naquela época", disse, em conferência de imprensa, na qual revelou que a sua recuperação está a "correr bem" e que tem "melhorado todos os dias".

 


Mário Azevedo Bernardo, chefe reformado da PSP e meu colega nos quatro primeiros anos escolares era quem me acompanhava nessa tarde de Agosto e sendo um grande fã do golfe (passava os dias a jogar num qualquer green disponível, não tinha mais nada para ocupar o ócio) ainda completou a informação sobre o golfista multicampeão: Em 2017, ele fora preso na Flórida por dirigir "sob a influência de drogas".

 

Nos Estados Unidos, esse tipo de caso é relacionado, geralmente, ao consumo de drogas como álcool ou estupefacientes. No entanto, no caso do atleta, o exame toxicológico apontou que seu organismo tinha cinco tipos de medicamentos diferentes. Woods alegou que se auto medicva por conta de problemas nas costas. As dores eram recorrentes e chegaram a tirar o jogador de diversos torneios em 2015.

 

Reservado e carismático, sempre fora um “garoto propaganda” perfeito para as marcas se associarem. Até nos casos extraconjugais de 2009. Marcas como Gatorade e AT&T quebraram os contratos  que tinham com ele. Apena a Nike se manteve fiel ao compromisso.

 

E, antes que eu interviesse, Mário disparou: O golfe é um desporto no qual os jogadores usam diversos tipos de tacos para arremessar uma bola para uma série de buracos numa vasta extensão de terreno, usando o menor número possível de tacadas.

 

É um dos poucos desportos com bola que não exige uma área de jogo normalizada. Em vez disso, o desporto é praticado num campo de g0lfe, o qual geralmente consiste numa progressão de nove ou dezoito buracos. Cada buraco inclui uma área de terreno inicial (tee) e uma área final (green), na qual se encontra o buraco propriamente dito. Entre as duas áreas existem diversos tipos padronizados de terreno e obstáculos, e cada buraco possui uma configuração única.


 

Eu bem tentava atalhar a enxurrada bernardiana mas, com mil macacos, nem a barragem do Castelo do Bode lograria tal feito incomensurável. Ele estava mesmo desgovernado, sem tacos em punho, mas lançado a toda a brida, prego a fundo, sem dar conta dos ténues esforços que eu debalde tentava intercalar. Nem que o Cícero bradasse “Ó tempora, ó mores!”  se extinguiria a verborreia…

 

Azevedo imparável: As competições de golfe são geralmente pontuadas em função do menor número de tacadas individuais, ou stroke play, ou a pontuação mais baixa em cada buraco individual durante uma ronda completa de um jogador ou de uma equipe, ou jogo por buraco. O formato jogo por buracos, no entanto, é o mais comum em todas as competições.

 


A palavra golfe em português tem origem no inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe, significando taco. Considerado um desporto de elite por muitas pessoas, sua real origem é bastante discutida, sendo que a mais aceita é a sua criação pelos escoceses que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibia a prática do golfe por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país.

 

Era chegada a altura do desengano. Recordei ao meu ex-colega da escola Mouzinho da Silveira, ali à Praça de Espanha onde cumpríramos os quatro anos da primária que no concernente ao desporto a minha praia era a natação e o râguebi e como forma de entretenimento o toque de campainhas de portão de prédios no mínimo de três andares.

 

Porém, quanto a uma tal prática desportiva que metia paus e bolas – ná!  E acrescentei: “Com a minha (nossa) idade já dei o que tinha a dar…”







Desilusão à portuguesa

mas também à brasileira

                                                                           

Finalmente quem ficou com os olhos em bico fomos nós os portuguesinhos que pensávamos que a partida com a Coreia do Sul eram favas contadas. E afinal com as festas natalícias já ali â esquina e os bolos reis nas pastelarias quem apanhou a fava foi a selecção das quinas. No restaurante que funciona na antiga cave do prédio onde moro o dono estava, minutos depois de acabar o desastre nipónico, a afixar um menu num cavalete junto à porta: DESILUSÃO À PORTUGUESA (COM TODOS). Valha-nos esse espírito…

 

A expressão do Cristiano Ronaldo, sentado no banco, depois de ter sido substituído era bem a imagem do espanto misturada com o desapontamento, o desencanto, a tristeza, a desilusão – tudo q.b. Recordar que fora ele quem dissera que penduraria as chuteiras se Portugal ganhasse o Mundial 2022. Por este andar o que temos de ganhar é bom senso e paciência porque a jogar assim temos de esperar pelo próximo Mundial…

 

Ainda há muito campeonato pela frente e tudo pode acontecer – incluindo à equipa nacional – mas pelo andar da carruagem não me parece fiável vaticinar quem será o vencedor deste singular Mundial no Qatar. Por isso e pela minha parte resta-me aguardar para ver em que vão parar as coisas. E, claro, onde vai ficar a “equipa de todos nós” frase feita mas que as mais das vezes nos causa uma verdadeira… desfeita.

 

Mas há quem diga que todo o mal acaba de certa maneira por servir de exemplo para que quem o sofra não volte a cair na mesma, Não é bem assim, infelizmente. Tentava acalmar o sistema nervoso quando me chama a minha esposa: ia começar o Brasil – Camarões. Tite, o patrão da lancha canarinha aliviava o escrete e até punha na direita os 39 anos do lendário “barcelonense” Dani Alves. Que tinha dito aos media que se fora convocado para “tocar pandeireta” a selecção tinha o melhor tocador de… pandeireta do Mundo. Tudo numa boa.

 


O mau foi ter havido – o raio dos árbitros deste Qatar 2022 não se cansam de aditar minutos, muitos, aos noventa regulamentares… - mais um prolongamento, e logo aos 46 depois de mais um ataque em massa dos brasileiros, os camaronenses reagem rapidamente através duma vertiginosa corrida pelo flanco direito. Cruzamento perfeito, cabeça do veterano Aboubakar: golo, vitória dos Camarões, mesmo assim eliminados. Mas – ganharam ao Brasil! Ainda estive para descer ao restaurante para dizer ao Pereirinha, seu proprietário e dono do balcão que escrevesse uma linha no cardápio com um prato africano, sei lá, uma muamba, Porém o meu sofá era tão confortável…

Sexta-feira para esquecer? Não. Para recordar que vitórias antecipadas nem no Monopólio…


PORTUGAL - 6 SUÍÇA - 1

Na devida altura abordarei a mmaravilhosa vitória por 6-1 sobre a Suíça coisa que encheu de alegria (quase) todos os portugueses. No sábado, depois do confronto com Marrocos - que não  é uma pera doce - aqui estarei para dar conta do que acontecer.
Infelizmente acabo de assistir à eliminação do Brasil pela Crácia em penáltis. Senti-me frustrado pois, queiram ou não somos sangue do mesmo sangue,falamos a mesma língua,somos, em resumo, pai e filho e eu tenho muito orgulho em sê-lo. Caros brasileiros não desesperem: o futuro será, estou certo, melhor!

 

 



 

57 comentários:

  1. Um acidente que tive há muitos anos trouxe-me mazelas para o resto da vida.
    Não jogo golf mas posso comentar!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosinhamiga
      Eu próprio nunca joguei golfe e o mais próximo que estive de golfos importantes foi o Pérsico durante a reportagem que fiz para o “Diário de Notícias” entre o Iraque e o Irão. Aliás instalado em Bassorá, a segunda cidade iraquiana, no Hotel Ritz de lá, foi dele que parti para ter uma experiência inolvidável.
      Parti, juntamente com outros colegas da comunicação social em direcção ao porto situado no estreito de Bab-el-Mandeb onde
      tive a oportunidade de assistir a partir de uma trincheira de sacos de areia a um combate entre tanques dos dois países. Ainda hoje sinto o horror d ter visto saltar de carros de combate incendiados os soldados que os tripulavam a arder quais tochas humanas.
      E ao meu lado, sorrindo, satisfeito – a sorte do combate estava a cair para o lado iraquiano – rodeado da sua corte de militares e alguns civis conheci Saddam Hussein. Para golfo já bastou. E para golfe também.
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  2. Não sei qual é a graça... andar com um taco na mão a meter bolas em tanto buraco...
    Não será arriscado para a saudinha?
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Agostinhamigo, II
      Muito bem, cá estamos de novo, de plumas afiadas e molhadas nos tinteiros (Isto começava bem no século XIX…) para nos correspondermos blogesfericamente – inventei agora mesmo esta palavra e gostei, gaba-te cesto – o que espero e desejo continue como sempre aconteceu. Um destes dias – ou uma dessas noites – vou até à tua casa e pespego-te um cumentário (com o). Valeu?
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Pedrocasamigo
      Já cá está mais em baixo /honny soit...)
      Abração
      Henrique


      Eliminar
  4. Dizia eu para espreitares o grande Robin Williams a falar sobre golfe.
    E que só o facto de Trump jogar golfe nos devia afastar da prática.
    Toma lá um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas




    1. Caro Coimbramigo (só para não ser sempre o mesmo tratamento)
      Já o li mas com os óculos de ver ao longe (a idade não perdoa e a Dr.ª Alcina Granate achou que os bifocais já não eram fulcrais, olha rimalhei…) e népia: continuei teimoso na minha. Do golfe apenas me quero recordar – e sublinho o quero – do Tintin com as sua calças arregaçadas de tecido de xadrez, próprias para a prática desse desporto que nunca vi ao vivo.
      Quanto ao criminoso trumpismo no qual nunca meti sequer a unha do dedo mindinho (o Vladimir Putin, filho duma grandessíssima putina é que o fez) com ou sem golfe, o nome dele ficará para a História como o presidente mais cabotino dos EUA: esta é a minha modesta opinião.
      Abraço 擁抱
      Henrique 恩里克

      Eliminar
  5. Henrique Amigo
    Estive três anos afastada do blog e , não sei porquê, o layout avariou, desapareceram vários blogues e não sou capaz de os acrescentar.
    Mas como me avisas por mail não deixarei de te visitar!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosinhamiga
      O que se passou está passado e não se trata de bifes - bem ou mal passados... Já passou e isso éké o importante. Como soubeste porque to disse também estive fora destas lides durante três anos e picos devido a maleitas, mas, como tu, voltei. Voltámos.
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  6. OLÁ HENRIQUE
    saúdo o seu regresso, aprecio ler todas as suas histórias de vida e, se tem histórias para contar!...
    Aqui ficamos a saber que...andou pelo golfo Pérsico durante a reportagem que fez para o “Diário de Notícias” entre o Iraque e o Irão, instalado em Bassorá, a segunda cidade iraquiana, no Hotel Ritz de lá...conheceu Saddam Hussein.
    Tinha saudades dos seu Beijos & queijos
    HOJE voltei ao blog http://orientevsocidente.blogspot.com/
    porquê?
    Porque decidi durante as semanas do Mundial de futebol no Qatar trazer fotos da capital Doha que captei durante a minha visita em 2019...é o assunto do momento, só se fala e mostram na TV imagens do Qatar.
    Espero que venha ver, pois em breve farei outro e mais outro,
    polémicas à parte, eu valorizo as coisas bonitas das cidades do Mundo, não utilizo temas de política nos meus blogues.
    Neste como kalinka e se quiser ver os artigos mais recentes como Tulipa também me daria uma grande alegria!
    Um beijinho! Continuação de uma boa semana e tudo a correr pelo melhor 
    Kalinka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kalinkamiga
      Neste momento muito problemático só te posso agradecer o comentário que tão bem expressa o teu ponto de vista sobre a blogosfera. Lamento que tenhas tomado essa tua decisão - mas isso é o exercício do livre arbitro o que é essencial e muito bom.
      De resto peço-te para leres a minha nota em baixo e compreenderás o que se está a passar.
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  7. Olá, estimado amigo Henrique!
    Fico feliz por ter voltado à blogosfera e com a habitual boa disposição. Imaginava que não estivesse muito bem de saúde, mas parece que a idade não lhe pesa. A escrita continua muito popular e atraente.
    Então, prática desportiva que inclua bolas e paus, não é do seu agrado, mas haverá outras alternativas com preliminares.
    Beijos para ambos e desejos de saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Céuamiga
      Como podes ver pela nota que publico abaixo isto está complicadíssimo. Mas de qualquer jeito agradeço as tuas palavras e, pelo menos, emquanto tiver força e principalmente saúde seguirei em frente nem que seja preciso (mesmo aos 81 anos) criar um novo GMAIL e um novo BLOGUE,
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  8. Gentamiga
    Não sei como isto aconteceu. Corrijo; sei mesmo: trata-se da minha burrice no que respeita à relação normal com as técnicas relacionadas com a BOA UTILIZAÇÀO dos instrumentos informáticos tais como a utilização das instruções quanto a determinadas formas de procedimentos.
    Resumindo: dei cabo do meu GMAIL! E não o sei reparar!!! Com isso perdi (oxalá temporariamente) o contacto com as minhas Amigas e os meus Amigos e em consequência não posso postar novos artigos aqui n’A NOSSA TRAVESSA. Apenas nele posso receber comentários e responder-lhes.
    Se o caso gravíssimo não tiver solução resta-me abandonar as lides – o que causaria um abalo tremendo como devem calcular. E nem quero pensar numa possível recaída na saúde psicológica, pois a bipolar é traiçoeira e aparece quando não se espera
    A esperança é a última a morrer. Já lancei um apelo aos meus três filhos e aos cinco netos conhecedores dos trâmites e de muitos dos “segredos” da informática e em particular da blogosfera. Talvez surja deles a solução.
    No entanto aqui também fica o pedido de auxilio aos meus correspondentes. Para os que me possam dizer algum coisa os meus telefones são o 912 810 762 e 925 799 109. Obrigado.
    Henrique

    ResponderEliminar
  9. Gosto de nadar na piscina 🏊‍♀️ que fica quase em frente da minha casa.
    Embora o meu desporto favorito seja CAMINHAR na floresta 🌳
    Deitada no sofá, vejo futebol. Talvez veja Argentina vs. Austrália 🇦🇺
    A melhor coisa no Campeonato do Mundo no Catar: a BOLA ⚽️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Terezinhamiga
      Por enquanto vou respondendo a quem como tu me merece uma verdadeira Amizade e uma Gratidão que me deixam desvanecido. E lembrar-me de que no inicio dos nossos contactos – talvez te recordes… - as coisas pareciam que iam “dar para o torto” a propósito da nomeação do António Costa para primeiro-ministro, muito a contra-gosto do Senhor Silva, então no estrebuchar de Belém. Mas, “les beaux esprits se rencontrent."
      E assim entre um português alfacinha e uma portuguesa muito germanizada se estabeleceu uma empatia que para mim é tão gratificante que até me “obriga” a ir ao Tradutor Google para escrevinhar umas baboseiras em ein paar Sätze auf Deutsch...
      Também vou ver o desafio que mencionas, aliás acabei de assistir à vitória dos Países Baixos (acabou-se a Holanda) sobre os Estados Unidos (3 – 1). O meu neto João - que no dia 21 completa 29 anos – disse-me de manhã um facto curioso: nenhuma das selecções que passaram aos oitavos alcançaram só vitórias. Curioso.
      Küsse & Käse
      Henrique


      Eliminar
    2. Os argentinos ganharam a partida, mas não saíram soberanos.
      A Austrália 🇦🇺 saíram de cabeça erguida.
      A Austrália 🇦🇺 conquistou a minha simpatia.

      Nunca gostei, nem nunca votei no Cavaco.
      Nas últimas eleições legislativas portuguesas também não votei no PS.

      Eliminar
    3. Queridíssima Terezinhamiga
      Continuamos a emitir no mesmo comprimento de onda – não sei em quantos megas por segundo – com excepção da votação no PS pois como julgo que sabes já era membro da JASP (Juventude da Acção Socialista Portuguesa) desde os meus 17 anos, na clandestinidade.
      Na altura apoiei primeiro a candidatura à Presidência da República do Dr. Arlindo Vicente, apoiado pelo PCP, mas face às dificuldades existentes entre as duas comissões eleitorais da Oposição (CED e CEUD) ele abdicou no general Humberto Delgado que também passei a apoiar.
      Isso valeu-me as primeiras “caricias” da “guarda de choque da PSP” que resultaram em várias nódoas negras oriundas de coronhadas; nada de grave, mas, mais tarde, já na Faculdade de Direito, a PIDE agarrou-me, levou-me para a António Maria Cardoso e aí sim, aí trataram-me com muita delicadeza: duas costelas partidas além de hematomas diversos. Esteve comigo mas foi vitima muito pior pois era então comunista confesso, o meu grande Amigo, camarada de lutas diversas e futuro membro do PS, Mário Sottomayor Cardia, (infelizmente já falecido) um professor universitário com uma cultura excepcional.
      E hoje ficaram “fora da carroça”, no Qatar, os Estados Unidos e a Austrália. Não gosto nem dos Países Baixos (um dia hei de contar uma estória que ali vivi quando era jovenzinho…) nem da Argentina. Mas o facto é que já estão nos quartos . por certo com casa de banho…
      Küsse & Käse
      Henrique


      Eliminar
  10. DE golfe nada percebo e agradeço assim o aumento dos meus conhecimentos.

    Do grupo Ronaldo y sus Muchachos e do iluminado que o treina , nada digo para não ser desagradável em casa alheia.

    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozitamiga
      Pelos vistos somos dois em tal matéria, mas como diz o ditado "aprender até morrer" - ainda que seja bom recordar que - adaptando outro provérbio "jogar golfe e morrer quanto mais longe melhor..."
      No que toca aos futebóis será melhor esperar pela terça-feira....
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  11. Lamento de golfe não percebo nada. Vou levar o link de novo, para ver se já atualiza porque lá no meu blogue continua a sua postagem de há 6 anos. E não encontrei o seu comentário nem no spam.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querida Elvirinhamiga
      Não vale a pena preocupares-te pois o que contava era o enorme susto por que passei poi julgava que - por uma burrice que cometi devida aos meus "fraquérrimos" conhecimentos blogo-informáticos - tinha perdidos o GMAIL e A NOSSA TRAVESSA. Portanto era para isso que te alertava. Mas só o podia tentar fazer como ANÓNIMO por ter perdido esses dados. Mas, ontem aconteceu um "milagre". Eu conto:
      Já podes voltar e comentar n’A NOSSA TRAVESSA. O problema blogo-informático foi inteiramente RESOLVIDO pelo meu primogénito Miguel Antunes Ferreira que, apesar de ser especialista (e licenciado) em Economia e Finanças também dá uma mãozinha neste domínio. E, pelos vistos, bem boa. Não lhe paguei nada…
      Quanto à tua produção apenas poderei dizer – vi-a a correr, pois depois do transtorno por que passei fiquei um tanto abalado, receando mesmo uma nova recidiva da maldita bipolar – que a achei boa. Passarei mais tarde para melhor a apreciar.
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  12. Teresa Palmira Hoffbauer4 de dezembro de 2022 às 10:56

    A terceira finalista do Campeonato do Mundo é conhecida: a França garantiu facilmente uma vaga nas oitavas de final. A Polónia foi para o machado por 3 a 1 após golos de Olivier Giroud — um belo chute pouco antes do intervalo — e o inevitável Kylian Mbappé — dois belos chutes no canto superior, imparáveis ​​para Wojciech Szczęsny. Robert Lewandowski marcou duas vezes neste Campeonato do Mundo no último minuto. Os polacos conseguiram lutar um pouco no primeiro tempo, mas acabaram sentindo-se muitíssimo fracos contra a poderosa França. Nas quartas de final, o campeão mundial espera pelo vencedor do jogo entre Inglaterra e Senegal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Terezinhamiga
      Já me adiantei, pois acabei de ver a Inglaterra dar 3 – 0 ao Senegal passando também aos quartos do Qatar 2022. Os ingleses não têm uma equipa “de encher o olho” jogam o que sabem (e não é muto) e usam o seu tradicional estilo: cruzamentos longos, sprints pelos flancos e cruzamentos sempre os mesmos.
      Os Leões de Teranga foram assim batidos pelos Leões da Inglaterra – ou pelo menos os que constam do escudo inglês. Mas o próximo obstáculo para o time do Gareth Southgate chama-se França. Aí éke vão ser elas…
      Küssen & Käse
      Henrique

      Eliminar
    2. Teresa Palmira Hoffbauer4 de dezembro de 2022 às 16:30

      Inglaterra passa facilmente pelo Senegal e enfrenta a França nas quartas de final … um jogo a não perder ⚽️

      Eliminar
  13. Querida Terezinhamiga
    Aber vor morgen haben wir die Schweiz... Diese sollten Sie sich nicht entgehen lassen!!
    (... e vivó Tradutor Google!)
    Küsse & Käse
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6 de dezembro de 2022 às 13:55

      6:1 CONTRA A SUÍÇA

      Portugal humilha suíços sobrecarregados

      Marrocos humilha a seleção espanhola
      E o melhor guarda-redes neste mundial chama-se „Bono“

      Eliminar
  14. Meu Amigo Henrique, bom dia! Tenho a certeza que não conseguiria acertar nada se jogasse golfe. Woods não desistiu e merece admiração. Quanto à nossa selecção, claro que estou a torcer por ela e a sofrer com ela. Vamos ver o que nos reserva o resto do Mundial. Gosto de ler o que escreve, sempre com algum humor à mistura. Não perdeu esse talento.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito querida Gracinhamiga
      Também sigo com atenção o Mundial 2022 e não tenho falhado nenhuma das transmissões em directo. Aliás acompanhado da minha Raquel que quando veio de Goa em 1957 de futebol apenas sabia que era do… Benfica; mau gosto! Mas depois, com os meus horários estapafúrdios de jornalista, depois de sair do emprego ficava em casa com os nossos três filhos – e com eles aprendeu tudo sobre o futebol!
      Tornou-se uma “especialista” e comentamos o que se vê n ecrã e, há que reconhecê-lo, nem sempre as opiniões coincidem… Mas nada de grave acontece e normalmente pelo smartfone os neto e a neta torcem pela avó – sou um pobre coitado…
      Vamos ver o que acontecerá amanhã. Num Mundial que até à data surpreendia pelas surpresas, agora nos oitavos não há lugar para elas. Pelo sim, pelo não vou estar preparado para tudo… Mas sobretudo nada fazer para prejudicar o bem maior que é a saúde.

      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  15. Estoy viviendo el mundial sin ningún apasionamiento.
    El fútbol, como otros deportes, está dejando de ser deporte para ingresar en el mundo del espectáculo.
    Hay demasiados intereses económicos que lo están envenenando.
    Disfruto más de un partido de infantiles o juveniles que no viendo a estos profesionales que parecen estrellas de cine disfrazados de deportistas.
    Saludos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ¡Hola Xaviamigo!
      Muchas gracias por tu comentario que, como puedes ver, ya ha sido publicado.
      El fútbol, que es un deporte que amo mucho, se ha transformado -como bien dices- en un negocio que huele muy mal a mierda!
      Y por hoy me detendré aquí.
      Abrazo
      Henrique

      Eliminar
  16. Olá Henrique,
    isso de golfe é para o nosso Algarve que possui "40 dos melhores campos de golfe do mundo"
    https://
    www.portugalgolf.pt/algarveC.htm com os respetivos nomes
    https://
    www.visitalgarve.pt/pt/menu/107/golfe.aspx

    Mesmo assim no futebol, conhecendo pouco da coisa, parece que
    perder acontece aos melhores..
    e ao mesmo tempo a perder se ganha na mesma…
    até aos últimos jogos em que as malas são feitas para o regresso a casa
    da maioria,
    então as apostas devem subir pelas alturas!
    no mínimo os nossos jogadores sabem a letra do hino nacional :)

    ResponderEliminar
  17. Querida Àngelamiga
    Assim é. e temos de valorizar o que há de bom no nosso país. O golfe no Algarve é um verdadeiro chamariz para os estrangeiros, membros da UE e outros, nomeadamente do continente americano. O terrorismo global “deu uma ajuda” e os empresários do Algarve têm vindo a aproveitar; mas também d outras nacionalidades; enfim é também o “global”…
    Quanto ao futebol creio já ter dito tudo o que peso. Hoje, terça-feira, 6, pelas sete horas da tarde, vou estar “plantado” em frente do televisor, a sofrer. Nem me passarão pela cabeça os cifrões m jogo – embora haja al à volta do relvado muito “passarão”!
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderEliminar
  18. Olá, HenriqAmigo!

    E com a mesma pedalada de outros tempos - que o tempo nem passa por ti - cá vais falando de golf e futebol tudo passatempos nos quais sou "expert"...Estou a brincar e espero que estejas bem disposto.
    Só vejo futebol quando joga a nossa Selecção, sei quando acontece um prolongamento e quando têm de ir a penaltys e que é golo quando a bola entra na baliza, ah, mas sou uma valente e acérrima defensora dos nossos rapazes.
    Só por curiosidade, já estamos a ganhar à Suíça por 3x0 e o CR continua sentadinho...na bancada.

    Beijos e abraços! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Janitamiga
      Tal tá a moenga! Tens toda a razão quanto ao meu conhecimento do golfe: sou um ZERO. Ou antes, era, porque aprendi imenso para escrever este testi, ups, textículo. Toma lá esta e vai-te curar…
      No que toca ao Mundial vens muito atrasada. Na segunda parte éke foi uma caixa de bombons oferecida aos da terra dos chocolates: 6-1. Os relojoeiros nem queriam acreditar – isto sem o Cristiano Ronaldo que só entrou quase no fim para participar na grande festa. Porque em muitos anos de ver futebol nunca eu tinha presenciado uma tal exibição da selecção que um dia alguém chamou “de todos nós”.
      De qualquer jeito obrigado pela visita e pelo comentário; no sábado vai ser contra Marrocos. Não misturando desporto e política (o que se faz correntemente por aí e muito mal) diria que poderia ser a vingança de Alkacer Kibir…
      Beijos & queijos
      Henrique


      Eliminar
  19. Teresa Palmira Hoffbauer6 de dezembro de 2022 às 13:58

    Portugal erreicht triumphal das WM-Viertelfinale: Gegen überforderte Schweizer sitzt der alternde Superstar Cristiano Ronaldo lange auf der Bank.
    Gonçalo Ramos vertritt ihn spektakulär.

    ResponderEliminar
  20. Querida Terezinhamiga
    Isto começa a se monótono: tu escreves – eu concordo e vice versa. Mesmo em alemão vou-me desenrascando. Foi uma equipa de truz a que evoluiu no Lusal Stadium para demonstrar que, quando queremos, levamos a carta a Garcia sem empenhos muito menos cunhas.
    O homem do jogo foi um puto chamado Gonçalo Ramos apenas com 19 anos e, (no melhor pano cai a nódoa), atleta do Benfica. Chamado pela primeira vez à equipa lusa cumpriu – e de que maneira. Já tinha saído do banco, mas desta feita foi efectivo. Não esteve com rodriguinhos: marcou logo um hat trick! Não vai aquecer o lugar no clube a que chamam “o Glorioso”!
    No sábado é outra loiça pois Marrocos sabe o que vale e como estar no relvado; mas se a nossa equipa jogar como agora fez pode ir mais longe. Onde? Não tenho uma bola de cristal…
    Küsse & Käse
    Henrique

    ResponderEliminar
  21. Futebol e golfe, dois desportos separados pela diferença entre o popular e o mais burguês.
    Em todo o caso dois desportos muito atrativos.
    Saudações cordiais.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  22. Caro Juvenalamigo
    Antes do mais muito obrigado pela tua visita e comentário. Julgo que é a primeira vez que tal acontece; por isso sê bem vindo.
    Concordo - ainda que em parte - com o que dizes. Nisso reside a liberdade de opinião.
    Vou já de seguida fazer-te um visita.
    Abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  23. Un post molto bello tra golf e calcio. E Cristiano Ronaldo ha lasciato un ottimo ricordo qui in Italia per i tanti goals segnati quando militava nella Juventus.

    ResponderEliminar
  24. Meu caro Constantinamigo
    Muito obrigado pela tua visita e pelo teu comentário. Os desportos devem ser respeitados e não ser objecto de negócios escuros que é o que infelizmente muitas vezes acontece.
    O Cristiano Ronaldo está a chegar ao fim duma carreira maravilhosa. Provavelmente é ainda fabuloso; mas para mim foi o melhor do Mundo.
    Abbraccio
    Henrique


    ResponderEliminar
  25. Olá, meu amigo Henrique, pois fiquei muito contente que não brigaste com o Gmail, era só alguma coisa pequena que teu neto descobriu, e que bom!
    Quanto à Seleção Portuguesa acho que não está mais te dando dor de cabeça, depois de ter derrotado a Suíça por 6 X 1. Que goleada!! Aqui, no Brasil, principalmente em São Paulo, a Colônia Portuguesa fez muita festa, regada a Vinho Português, como vimos várias tomadas pela TV. Foi mesmo uma grande festa aqui, em muitos lugares depois desse grande jogo.
    Então, amigo Henrique, agora é esperar o final entre Portugal e Brasil!!! Terá sorrisos e lágrimas. Seria bom que o técnico do time português escalasse o Cristiano Ronaldo, que ainda é um grande jogador, muito admirado no Brasil.
    Já imaginaste, querido amigo, um final entre esses dois países? Cruzes!!!
    Beijo pra ti e pra tua querida Raquel! 😂😃 😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Taisamiga
      Diz o povo que “não há duas sem três…” o que para mim significa neste momento especial do futebol que tal com diz Pessoa “tudo vale a pena se a alma não é pequena”…
      Embora não consiga encontrar essa coisa sobre a qual o filósofo setecentista francês Étienne Bonnot de Condillac disse: "Nunca encontrei a alma na ponta do meu bisturi" - eu nunca encontrei na escrita essa distinção. Mas, basta de citações, isto é uma resposta não uma enciclopédia (ara isso há a bendita Wikipédia) e vou ao que interessa,
      O escrete – Como vocês dizem – lusitano deu um verdadeiro baile aos relojoeiros helvéticos. Agora vai ter pala frente os seguidores de Alá que não são, de todo, alunos de jardim escola futeboleira. Temos de ganhar para estar nas meias – que não são as que se usam nas pernas. Se chegarmos `final e se ela for contra o Brasil vai manar fogo. Até lá valha-nos a Senhora da Agrela que não há santa como ela…
      Beijos, muitos & queijos, também e mais um abração para o Pedro e para o resto da família do
      Henrique

      Eliminar
  26. Venho agradecer a visita ao meu cantinho. É um gosto em lê-lo novamente por aqui.
    ps: Deve rever o spam...
    .
    Surge, a voz do silêncio ...
    .
    Beijo. Boa quinta-feira.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cidáliamiga
      Os agradecimentos são mutuums. Quanto aos spams vou tomar a maior atenção.
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  27. Veremos o que acontece amanhã com Marrocos.

    O melhor é não considerarmos que , por termos aquela boa exibição e excelente resultado face à Suiça, temos o jogo ganho : eu vi como eles conseguiram ultrapassar Espanha.

    Abraço, bom final de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sãozitamiga
      Poizé inteiramente de acordo contigo. Nesta sexta-feira estou a escrever um testi…, ups, textículo em que tento antecipar o que vou sentir perante os únicos resultados possíveis do desafio de amanhã: ou sim ou spas. Portanto, e porque à cautela cortei as unhas até ao sabugo não as posso roer. Daqui é tudo. Passo a emissão para…
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  28. Ola Henrique
    Embora o futebol não seja uma das minhas paixões não há como não vibrar com a goleada da nossa selecção. Mas nada de precipitações. Tudo no seu timing e confiança.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Querida Manuelazinhamiga
      A questão é simples tal como escreveu um tal William Shakespeare: “To be, or not to be, that is the question”. Goste-se ou não se goste de futebol a verdade é que amanhã pelas três da tarde muito boa gente vai estar sentada em frente dum televisor qualquer com o credo na boca e – mesmo não sendo católico, como é o meu caso, que já fui mas curei-me – a rezar à Senhora da Agrela, que não há santa como ela, para que os nossos deem um enxurro de porrada nos marroquinos. Porra, nunca escrevi um período tão longo!
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  29. Nunca experimentei jogar golfe e não costumo ver futebol, mas gosto que a Seleção ganhe - agora fiquei espantada com a derrota do Brasil
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  30. Querida Gabiamiga
    Não ponhas mais na carta porque eu penso como tu; mas estou mojito "sastifeito" (foi isto keu escruvi açim mesmo) e até já imeilei aos brasucas meus amigos/as a contar a tristeza com que fiquei pois vi a partida (que foi mesmo uma parida difícil de engolir).
    Gosto de te ver por cá e espero vivamente que repitas a visita, ok?
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderEliminar
  31. Que bom voltares com um novo Espírito

    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  32. Meu caro Solamigo
    Pronto - já nos reencontramos! O que não é bom - é excelente; mais, é excelentíssimo! E isto foi apenas o recomeço, portanto vamos continuar.
    Abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  33. A desilusão não tem cor: no melhor pano cai a nódoa.
    Portugal também já está de malas aviadas.
    Abraço grande do nosso descontentamento.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Juvenalamigo

      Costuma dizer-se que a esperança é a última a morrer – mas não é bem assim. Os ditados populares (e também os que dizem que o são e que bem vistas as coisas não são) valem o que valem e muitas das vezes servem apenas como válvulas de escape.
      Mas neste caso da presença portuguesa no Qatar (ou será Catar? Catar os problemas se é que os havia deveria ter sido feito a tempo e horas para depois não se chegar com desculpas esfarrapadas) um país esperava Mundos e fundos.
      Ora muito bem: Mundos já os descobrimos em tempos de caravelas e naus; fundos? Os que veem da falecida CEE e da actual UE para que bolsos foram parar?
      E perguntar não ofende, mas hoje já é demais. Vou acabar de ver o França-Inglaterra, depois do Kane marcar um penalti e falhar o segundo. É a vida…
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  34. Um desporto para o qual julgo não ter paciência...😉

    ResponderEliminar