2024-08-18

 

 De homofobias – nem pensar

Costas com costas

 


Antunes Ferreira

Se há temas de que me podem acusar a homofobia não é um deles. Sempre defendi, defendo e defenderei o direito que os seres humanos têm para com o seu corpo, o que fazem dele e com ele, incluindo a morte assistida – a eutanásia que tanta celeuma tem vindo a levantar, mas que a lei portuguesa já contempla…. Entre eles, uma questão que ao longo dos milénios tem sido escamotada, varrida para baixo do tapete: a homossexualidade. Alto lá entramos por um ninho de vespas cujas picadas podem ser, e muitas vezes são, mortais.

 

Não adianta puxar para este escrito teorias mais ou menos exotéricas pois as coisas são o que são e não como deviam ser. Simplesmente registo as  orgias romanas, onde imperava a promiscuidade ou a ilha de Lesbos onde só viviam e, portanto, reinavam mulheres; daí o lesbianismo. Mas, mais recentemente ou seja nos séculos XIX/XX  surge a moral vitoriana é um extrato da moral das pessoas que viveram na época do reinado da



 rainha Vitória do Reino Unido (1837 – 1901) e do clima moral do mesmo Reino Unido ao longo do século XIX em geral que contrastava em grande parte com a moralidade da era georgiana que a antecedeu. A moral vitoriana pode descrever qualquer conjunto de valores que englobe restrição sexual, pouca tolerância para o crime e um código social de conduta pública rigoroso. Devido à proeminência do Império Britânico, muitos destes valores espalharam-se por todo o mundo.

 

É dever do escrevinhador exarar aqui e agora uma estória que lhe foi contada pelo celebrado jornalista Bob Woodward (que juntamente com Carl Bernstein, lançou os Watergate papers que levaria ao impeachment  do presidente Nixon). Pela sua brevidade e interesse – pelo menos para mim… – ela aqui fica:

 


O Chefe do Estado-Maior do Exército norte-americano, general Fred N. Murray entrou pelo gabinete do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, general John W. Silver com um papel oficial na mão e disse-lhe que vinha apresentar a sua demissão. Silver convidou-o a sentar-se, tomar um Bourbon e rasgar o papel. «Nem penses nisso! A minha decisão está tomada, não volta atrás!»

 

«Meu caro Fred, pelo menos explica-me o motivo para tão drástica decisão…» E o general Murray: «Quando nós entrámos em West Point eles eram PROIBIDOS; agora SÃO TOLERADOS; vou-me embora, antes que sejam OBRIGATÓRIOS!!!!!!»

 

E para finalizar esta tão complicada tarefa aqui deixo uma estorieta sem outra finalidade (sem ofender ninguém…) do que dispor bem para uma nova semana.

 

O que diz o Zequinha ao Chiquinho quando estão ambos na cama? «Oh. meu querido desculpa estar de costas…»     

 

 

40 comentários:

  1. Boa, voltaste a escrever!!! Dá-lhe no teclado que a vida não é só comer cake, ha!ha!
    de: RoRoZinho do Château

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caréssimo Akuñadamigo
      Ora viva quem é «une fleur»! Mas, antes de tudo, tenho de te dizer que estou abismado: não me digas que foste tu quem confeccionou o bendito cake! (a propósito, os meus mais sinceros comprimentos - com u - à Velinha pelo acondicionamento da encomenda; o Miguelzinho levou quase três quartos de hora a desembruchá-la tantos eram os papéis de lata - que grande lata! - porra, prata, chiça, alumínio e outros incluindo os de plástico)!!!!!!
      Poizé, isto vai andando, devagarinho, mas vai; talvez em Setembro já vá passar os 83 em casa. Até lá sigo escrevendo que é o que sei fazer mal como sabes. E por aí? Pelo Luís Carlos & fotos diversas (além dos mega telefonemas entre as manas mais idosas e mais novas????) parece que rola tudo sobre esferas. Ainda bem!
      Abreijos para todos os Palhaus (incluindo as lindas netas) e adjacente
      Henrique

      Eliminar
    2. 👍🏻🤪 nem a uma lamela tive direito, a minha participação foi de contramestre,
      Abração

      Eliminar
  2. E cá está o prometido, cumprido!
    Uma belíssima história em que destaco, pela sua ironia tão a propósito, a observação do General Silver, mas não o Stallone: Primeiro houve a proibição, depois a tolerância...e como quem tem cu tem medo, o general temia a obrigatoriedade...Eheheheheh

    Grande abraço, HenriquAmigo.
    Um beijo e um bocadinho do meu queijo da Ilha Graciosa - Açores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa lá esta minha taralhoca cabeça, o medroso era o General Murray.
      ;)

      Eliminar
    2. Querida Alentejanitamiga
      Tens carradas de «rezão»: o prometido tinha de ser comprido (com u). Nestas coisas de esqueletos durante milénios (falso como o Iscariotes, sem beijo) escondidos em armários esconsos, o mal é abri-los - aos armários, óbvio - tal como acontece com a caixa de Pandora...
      No que concerne a militares, sejam eles do quadro permanente, sejam milicianos, já tive a minha conta por motivos da porca política: oito anos, tendo chegado a tenente miliciano. De qualquer maneira o manda-chuva estrelado (não o ovo, mas o general) tinha as suas razões.Mais vale prevenir...
      Beijos & um pedacinho do queijo da Graciosa. Já tive uns três em casa mas... acabaram-se!
      Henrique

      Eliminar
    3. Alentejanitamiga
      Qual taralhoca qual cambalhota; tens a cabeça «ferpeitamente» fresca, juvenil, coerente, inteligente e bem escrevente no lugar onde sempre deve estar: em cima do corpo, ou seja a cereja no topo do bolo lêvedo dos Açores.
      + beijos etc.
      Henrique
      ________________
      NA - TENS DE ME ENSINAR A METER ITÁLICO OU NEGRO OU SUBLINHADO NESTES COMENTÁRIOS E RESPOSTAS. MUITO OBRIGADO.

      Eliminar
    4. Ensino, sim, Henrique, a mim também me ensinaram que não nasci ensinada!
      Dá-me o teu e-mail ou diz-me onde o encontrar por aqui.
      Beijinhos e abraços.

      Eliminar
  3. Só para testar esta coisa do smartphone!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Tintinainamigo
      Já o testaste - e pelos vistos bem!
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  4. Foi a primeira vez que funcionou. Milagre!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tintinainamigo
      Milagre? Milagre seria o Benfica despedir o Herr Roger Schmidt! Mas o Ruizinho não dá uma prá caixa!!!!!! (Eu até sou leão...)
      + abração
      Henrique

      Eliminar
  5. Pois é….e o Chiquinho vai virar-se….só para não estar de costas, né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FLRamigo
      Nestas coisas entre lençóis é como entre marido e mulher: não metas a colher... Só que aqui não sei bem quem é o quem e quem mete e onde. Enfim, gato escaldado, por isso, antes que seja obrigatório...
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  6. FerreirAmigo
    Sabes que eu gosto do Norte, das gentes do Norte.
    E as vendedeiras do Mercado do Bolhão resumiam tudo numa simples frase - Homessa o cu é seu??!!
    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedramigo
      Por vezes é difícil não gostar dos visigodos e em pormenor dos tripeiros. O maior dos problemas que têm chama-se Fê Cê Pê; já se livraram do JNPC (de quem muito gosto, abrenuncio) que parece que tem cancro - mal não lhe desejo.
      Por isso das vendedeiras do Bolhão a melhor que conheço é picantíssima: «Bizinha, hoje bou cu meu Juon ao estádio do Dragon, joga o nosso Puerto contra o Benfica»; «Pois eu bou ao nimas ver os 'Canhões de Novarone', com o Gregory Peck»; «Bocê disse o titulo do filme?»; «Disse: Os Colhões de...» «Então também vou ao nimas, que se lixe o Puerto-Benfica!...»
      擁抱
      亨利

      Eliminar
    2. O FCP agora está mais arejado e mais civilizado, FerreirAmigo.
      Na penúria, mas decente.
      Já estávamos fartos das graçolas, dos "inimigos", do Madureira, daquela escumalha toda.
      Abração

      Eliminar
  7. Quinhentosamigo
    Para mangas, fato completo, samarra, sobretudo, gabardina, capa etc.
    Abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  8. Como vivo com o meu filho e o seu marido e ... são gente boa... entendo quem tem a infelicidade de não conseguir viver tranquilamente o seu viver 💜... Quanto à intimidade, assim como não sei nada da filha, também a do filho não me incomoda! Quero é que ambos sejam felizes e gente boa! 🫂

    ResponderEliminar
  9. Gracinhamiga
    Costumo dizer e escrever que tenho a família melhor do mundo; vejamos: a minha mulher, três filhos, quatro netos e uma neta são motivo de orgulho - e com razão, não podia querer ter melhores. Pessoal e profissionalmente todos atingiram (e atingem) lugares de topo, incluindo doutoramentos e por aí fora.
    Porém, tenho um sobrinho - filho dum irmão meu que morreu com um cancro - que é gay assumido mas que faz parte do núcleo familiar, sem qualquer descriminação que a existir seria completamente estúpida. Pronto, é assim - é a vida.
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderEliminar
  10. Bom dia meu Amigo. Desejo que esteja bem. Foi com gosto que li este seu texto cheio de opinião e algum humor. Obrigada.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gracinhamiga
      Ainda bem que gostaste, quando escrevo faço-o para os que (ainda) me lêem como é, pelos vistos o teu caso.
      Muito obrigado do teu fã mais dedicado
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  11. A vida de cada um é para ser gerida pelo próprio , assim como a morte.

    Irrita-me profundamente esse descaramento prepotente de quererem determinar a vida de outras pessoas. Ninguém é obrigado a casar com uma pessoa do mesmo sexo, ninguém é obrigado a abortar, ninguém é obrigado a fazer eutanásia . Portanto , essas criaturas não têm o direito de obrigar ninguém a viver e a morrer segundo as suas crenças e convicções !!

    Te abraço, boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozitamiga
      As opiniões ficam com quem asa emitem; mais vale ter uma do que não ter nenhuma. Tu estás no teu pleno direito de expressar o que sentes e dizê-lo sem pejo n em contrição. Assim fossem todos, pois se evitarão questões que tantas vezes originam guerras. Nunca te doam as mãos, minha querida Amiga: em frente é quem segue o caminho.
      Beijos & queijos
      Henrique

      Eliminar
  12. Os homofóbicos é que deviam estar na gaiola do canário...
    Grande post caro amigo Henrique. És como o vinho do Porto feito na Régua e noutros sítios do Douro, quanto mais velho, melhor.
    Boa semana caro amigo.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  13. Ah Grande Jaimamigo
    Tenho de subscrever a tua opinião em nome da Liberdade e da Força de Expressão. como atrás disse em resposta à nossa Amiga São, cada um escolhe o caminho que acha que deve tomar - e ninguém tem nada com isso. <chamo a esse Direito o valor Supremo da Liberdade e portanto da Democracia. Sem um não pode existir o outro!
    Abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  14. Olá, querido amigo Henrique!
    Espero, sinceramente, que já se encontre quase a cem por cento.
    A escrita continua perfeita e com laivos de humor, mas como escreveu no seu magnífico texto: "as coisas são o que são e não como deviam ser" e está tudo dito ou escrito.
    Beijinhos para si e para a sua amada mulher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Céuamiga
      Adoro ver-te por cá e com comentários que expressam a categoria do teu pensamento, desta feita transcrevendo um texto meu que rotulas de magnifico. É bom, faz bem ao ego, vindo de quem vem. Por isso só me resta agradecer-te com
      Beijos & queijos (que a Raquel também assina...)
      Henrique

      Eliminar
  15. Olá, meu caro amigo Henrique, você pode aumentar a sua vaidade,
    porque isso não fará mal a ninguém, pois em se tratando de elogio
    faço-o a quem merece, que é o grande escriba, jornalista de nomeada,
    Henrique Antunes Ferreira. Quanto ao tema que você abordou, caro Henrique, está todos os dias em canais de TV aqui no Brasil. Não desconhecemos, aqui, que a Homofobia nunca deu trégua, mas ao contrário, prejudicou a vida de muitas pessoas que não nasceram com o fascínio pelo sexo oposto. O seu texto, caro Henrique, vem ajudar a todos, tanto aos que têm o sentimento homofóbico, que poderão abrandá-lo, como às suas pobres vítimas, que poderão ter uma vida mais digna e menos perigosas ( aqui no Brasil , muitas vezes os homossexuais são atacados por várias pessoas com socos e pontapés).
    Parabéns pelo excelente trabalho que, dá um toque humorado para aliviar o peso do tema.
    Uma ótimo semana, meu amigo.
    Paz e saúde, um grande abraço!

    ResponderEliminar
  16. Meu caro Pedramigo
    Quando decidi entrar pelo tema já sabia dos resultados (de alguns) que ele iria provocar - e não só no Brasil. É uma questão sensível que tem sido objecto das mais variadas opiniões (e das mais variadas censuras... )
    Felizmente as coisas vão mudando e o que era escondido aparece abertamente em público. Só há uma circunstância que me causa algum engulho: as manifestações dos LBTS. Porquê? Para quê?
    Os heterossexuais precisam de manifs para demonstrarem - o quê? Se a Natureza deu a cada um a possibilidade da escolha da sua orientação sexual... além disso a homossexualidade não é uma doença. daí que eu pergunte se o orgulho merece que se saia à rua para a demonstrar...
    Mas isso são outra contas doutro rosário. Por agora por aqui me fico, esperando voltar ao assunto se tiver saúde e disposição...
    Abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  17. Querido amigo Ferreira, o que penso sobre esse tema sobre a homofobia, que trouxeste, é o seguinte: não gosto dessas pessoas que não aceitam diferenças, que atacam homossexuais à pauladas, socos, facas, palavrões... Por quê isso? Que mal fazem à sociedade? São pessoas criativas, educadas, boas, afetivas...igual a todas as outras pessoas de bem! Sobre sua vida privada nada temos com ela. É vida deles!
    Deixem cada um com sua maneira de ser e pronto, viveremos bem melhores com mais paz. Já chegam os problemas das Guerras; chegam aqueles deuses do poder; chegam os crimes e mau tratos com crianças, idosos, negros, pobres etc. Precisamos de paz!
    Esses preconceitos são horrorosos, desumanos. Vemos muito isso aqui no Brasil, sim, e não tenho mais palavras para classificar essa gente que julga a todos.
    _________________
    E como estás, amigo?
    Deixo meus votos de rápida recuperação e que muito breve estejas junto com os teus queridos em casa.
    Beijos e queijos!

    ResponderEliminar
  18. Querida Taisamiga
    O problema não é do Brasil - é universal. Infelizmente, em muitos países e em muitos casos ele continua a se tratado como uma doença ou até crime... Mal se tocando assunto, aqui d'el- e, ei entre-se nele e logo as acusações surgem de muito lado e de muita pessoa. Talvez seja porque nãopodem ou não QUEREM ser assumidos.
    Como muito bem dizes, as guerras parece s

    ResponderEliminar
  19. Não completei a minha reposta não sei porquê ma concluo agora «Como muito bem dizes , as guerras parece ser mais importantes. <mundo louco em que vamos sobrevivendo...
    Beijos & queijos
    Henrique
    --------------------
    NA - VOU MELHORANDO MA ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA...

    ResponderEliminar
  20. Caro amigo Henrique, passei para ver as novidades.
    Por exemplo, para saber quem será o novo treinador do SLB. Não sei quem é, mas já estou com pena dele, porque sem jogadores de bom nível (físico e técnico), não haverá milagres suficientes que lhe valham. O SCP e o FCB têm muito melhores jogadores que o SLB. Assim sendo, há que lutar pelo 3º lugar no campeonato.
    Ou então para saber se o Orçamento do Estado será aprovado ou não.
    E, principalmente, passei por aqui para saber se andas bem, que a saúde é o melhor bem que podemos ter nesta vida. Espero que sim, és de uma cepa que não se deixa vindimar por dá cá aquela palha.
    Muita saúde, meu amigo, e tem uma boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jaimamigo
      Ó diabo, vieste numa altura fo...ups, lixada, pois as questões que colocas têm muito que se lhes diga. A mais pacifica é a do novo/velho treinador do Benfica, um tal Bruno Lage que já passou pelo vermelhos (encarnados era só para despistar o Salazar...) por quatro vezes e deixou obra assinável durante os quatro anos que ali esteve. vamos ver se o Rui Costa (contra o que é habitual) acertou.
      Lage estava livre e deve ganhar pouco - é pois, parece-me, como sportinguista que sou - um recurso da última hora. Para já os leões vão na frente com três pontos de vantagem sobre o segundo, o Fê Cê Pê. S fosse assim até ao fim da Liga...
      Quanto ao Orçamento remeto para o antigo João Pinto dos tripeiros: «Previsões só no fim do jogo...»
      Vou melhorando, passo a passo, vamos ver quando terminará este calvário...Abração
      Henrique

      Eliminar
  21. Vim aqui para saber se continuas com boa recuperação porque é o meu desejo que tudo esteja nos "trinques":)
    Abraços e um bom dia!

    ResponderEliminar
  22. Fatylyamiga
    Muito obrigado. Vou melhorando - ver resposta ao Jaimamigo...
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderEliminar
  23. Caríssimo Henrique. Como vai essa saúde? Espero que em França recuperação e a tempo de um café um dia destes.
    Publiquei finalmente a história da tua entrevista com o casal Ceausescu. Deves receber daqui a alguns dias a revista do Clube de Jornalistas em casa. Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  24. Gonçalamigo
    Muito obrigado. Isto vai andando, uns dias melhor outros menos bons. Mas longe desse café...
    A publicação do casal Ceausescu tem muito que se lhe diga. Hei de ler o que escreveste com a atenção que mreces.
    Abração
    Henrique

    ResponderEliminar