2023-08-23

O pároco e o túmulo

*Da pesquisa até ao Santo Sepulcro

 

Antunes Ferreira

Alguém sabia que o túmulo que se acredita ser a tumba de Jesus foi aberto em 2016 pela primeira vez após séculos? Por décadas, arqueólogos e teólogos vêm discutindo se a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém é o o local onde ocorreu o sepultamento e a ressurreição de Cristo. A tumba foi selada em mármore desde 1500 para evitar que os visitantes roubassem peças como relíquias. Desse modo, ela é cerca de 700 anos mais velha do que se pensava, construída no ano 300, de acordo com pesquisas da Universidade Técnica Nacional de Atenas. Isso concorda-se com a crença histórica de que os romanos construíram um santuário no local por volta do ano 325 para marcar o local do sepultamento de Jesus.

Onde fica a tumba de Jesus?

De acordo com historiadores, o descanso final de Jesus fica numa caverna dentro da igreja e contém uma tumba conhecida como Edícula. O teste deu-se como parte do trabalho de restauração que abriu o túmulo pela primeira vez em séculos, em Outubro de 2016. Com efeito, a equipa da Universidade Técnica Nacional de Atenas datou a argamassa sob a laje inferior para o ano 345 usando um processo chamado luminescência opticamente estimulada, que determina quando uma substância foi exposta à luz pela última vez.




Constantino, o Grande (306 a 337 d.C.)

Além disso, acredita-se que Constantino, o Grande, o primeiro imperador cristão de Roma que governou de 306 a 337, tenha enviado representantes a Jerusalém para encontrar o túmulo de Jesus. A tumba foi descoberta em 1867, mas a crença de que este é o local exato onde Jesus foi sepultado, também vive no meio de controvérsias. Contudo, um dos pontos-chave para apoiar a autenticidade da Tumba é sua localização. À Bíblia afirma que o local de sepultamento está fora dos muros da cidade, o que de facto é o Túmulo do Jardim, ao contrário da Igreja do Santo Sepulcro, que está dentro deles.

Um outro ponto sobre a autenticidade da Tumba do Jardim é que os arqueólogos colocaram a data da tumba como sendo 9 a 7 a.C., correspondendo ao final da era do Velho Testamento. Por último, os bancos funerários da Tumba do Jardim foram cortados durante o período bizantino dos séculos 4 a 6. Isso dá crédito aos historiadores que afirmam que, se fosse um local de tal importância, não teria sido desfigurado dessa forma. Aliás, no momento da reforma do túmulo, a Igreja do Santo Sepulcro já era reverenciada como o mais importante santuário cristão.

É realmente o túmulo de Jesus?

Os especialistas ainda têm dúvidas sobre se este túmulo realmente pertenceu ou não a Jesus Cristo. Ao contrário dos representantes da igreja de Constantino que determinaram qual cruz pertencia a Jesus por meio de façanhas milagrosas; arqueologicamente, existe a possibilidade de que essa tumba também pudesse ter pertencido a outro judeu famoso como Jesus de Nazaré. Entretanto, uma longa prateleira ou leito funerário é a principal característica do túmulo. Conforme a tradição, o corpo de Cristo foi posto no local após a crucificação. Essas prateleiras eram comuns durante o tempo de Jesus em tumbas de judeus ricos durante o primeiro século. Os últimos relatos escritos por peregrinos mencionam um revestimento de mármore cobrindo o leito do cemitério.

Como é por dentro da Edícula?


A edícula é uma pequena capela

A edícula é uma pequena capela que abriga o Santo Sepulcro. Possui duas salas – uma contém a Pedra do Anjo, que se acredita ser um fragmento da pedra que selou o túmulo de Jesus, a outra é o túmulo de Jesus. Após o século XIV, uma placa de mármore sobre o túmulo agora o protege de novos danos causados ​​por multidões de peregrinos. A Igreja Católica, Apostólica e Romana, a Ortodoxa Oriental e a Apostólica Arménia têm acesso legítimo ao interior da tumba. Além disso, todas as três celebram a Santa Missa ali diariamente. Entre Maio de 2016 e Março de 2017, a edícula passou por uma cuidadosa restauração e reparação para que a estrutura para se tornasse novamente segura para os visitantes. A entrada na igreja é gratuita e turistas de todas as religiões são bem-vindos.

Outra provável tumba de Jesus

A Tumba do Jardim fica fora dos muros da cidade de Jerusalém, perto do Portão de Damasco. Desse modo, muitos a consideram como o local do sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Também conhecida como Calvário de Gordon, a Tumba do Jardim é diferente da edícula que existe na Igreja do Santo Sepulcro. A tumba foi descoberta em 1867, mas a crença de que este é o local exato onde Jesus foi sepultado, também vive no meio de controvérsias. Contudo, um dos pontos-chave para apoiar a autenticidade da Tumba é sua localização. A Bíblia afirma que o local de sepultamento está fora dos muros da cidade, o que de facto é o Túmulo do Jardim, ao contrário da Igreja do Santo Sepulcro, que está dentro deles.

Um outro ponto sobre a autenticidade da Tumba do Jardim é que os arqueólogos colocaram a sua data como sendo 9 a 7 a.C., correspondendo ao final da era do Velho Testamento. Por último, os bancos funerários da Tumba do Jardim foram cortados durante o período bizantino dos séculos 4 a 6. Isso dá crédito aos historiadores que afirmam que, se fosse um local de tal importância, não teria sido desfigurado dessa forma. Diga-se que, no momento da reforma do túmulo, a Igreja do Santo Sepulcro já era reverenciada como o mais importante santuário cristão.

Ponte Linhares cuja construção começou em 1633


Custódio Francisco Xavier Mascarenhas era o pároco da freguesia de Manduri em Goa que, diga-se de passagem, tem uma esplêndida igreja dedicada a Nossa Senhora do Refugiu ou do Amparo, desde o tempo dos portugueses. Curioso: a expressão «do tempo dos portugueses» é frequentemente usada pelas goesas e goeses da faixa etária dos 70 aos 80 principalmente os que frequentaram o Liceu Nacional Afonso de Albuquerque. Um taxista, que trazia um casal metropolitano de um casamento, ao atravessar o rio Mandovi por uma das duas pontes que unem as margens, comentou: «Uma delas caiu, foi feita pelos indianos, mas já está de novo operacional. Contudo, reparem, ali em baixo, uma pequena ponte em pedra, iniciada em 1633; é a ponte Linhares, mandada construir por Dom Miguel de Linhares que foi Governador-Geral das Índias. Quero dizer que é “do tempo dos portugueses”!»

Mas, volte-se ao túmulo de Cristo, com a longa discussão académica e metidos «ao barulho» geólogos, teólogos, historiadores dos séculos em C., fotógrafos especialistas et aliit. O padre Mascarenhas pertencia ao grupo dos não crentes em túmulos do Senhor, tantos já tinham sido encontrados, salientados, desmitificados e por fim, desmentidos! Para ele, a ressurreição de Jesus não se discutia, era um dogma. Sabendo da Fé que ele amamentava, por uma tarde de mormaço, o sacristão perguntou-lhe se queria ouvir uma anedota relacionada com a vida de Nosso Senhor no Céu. «Graças a Deus, muitas; graças com Deus, nenhumas! Mas, enfim, Sebastião, conta lá…»  

Jesus entregando as chaves do Céu a Pedro

«Jesus foi ter com o Seu Pai e pediu-Lhe: isto por cá está a tornar-se monótono, sempre a mesma coisa, de nuvem para a harpa, da harpa para a nuvem… etc. Nem sequer o Pedro perdeu as chaves…» O Espírito Santo andava numa azafama a ver se conseguia, por milagre, safar o banco, por isso o Pai de todos e de tudo perguntou a Jesus: «Meu Filho, Bem Amado, o que me queres pedir?» Cristo: «Meu Adorado Pai, autoriza-me a baixar à Terra – só por uns quatro ou cinco dias. Quero ver in locu como vão as coisas por lá…» «Mas, mas não te esqueça Meu Filho, a última vez que passaste por lá crucificaram-te!» «Mas ressurgi!»  

Cristo desceu e aterrou à porta dum Centro do Serviço Nacional de Saúde. No seu tempo não havia nada disso. Movido pela curiosidade, entrou e viu que estavam sentadas várias pessoas, sobretudo mulheres idosas, outras fingia que trabalhavam atrás dum balcão e, no meio de tudo isto, circulavam uns fabianos de bata branca e com «aparelhómetro» pendurado do pescoço. Também havia um grupo sentado à espera que dentro dum espaço gritasse «Entre!» Cristo não foi de modas, queria ver aquilo até ao fim; estava uma bata branca pendurada num cabide de pé alto; vestiu-a e entrou na sala.

«Nem me mediu a tensão arterial...»


Um sujeito sentado a uma secretária paramentado como médico, quase lhe saltou para o pescoço: «O colega veio atrasado, mas veio! Tenho a família à espera, vamos para Faro. Fique já aqui e ouça o próximo doente, Chao!» Jesus assim fez: «Entre!» E entrou um jovem com os seus vinte e pucos anos, numa cadeira de rodas que, sem deixar o homem de Nazareth falar, avançou: «A culpa foi toda minha; há oito meses pelo meu aniversário, os meus pais ofereceram-me uma Harley-Davidson. Excedi-me na velocidade e veio um sobreiro contra mim! Resultado: paraplégico! Já consultámos os melhores especialistas aqui e no estrangeiro e nada! Sou uma besta muito avinagrada.»

Jesus levantou-se, pôs-se em pé junto ao paciente: «Como te chamas?» «Eleutério, senhor doutor» Cristo impôs as Suas Mãos: «Eleutério, levanta-te e anda!» E assim aconteceu. O jovem nem quis saber da cadeira de rodas e ia a sair quando o «novo doutor» mandou «Entre!» para o seguinte. Cruzaram-se os dois doentes à porta. E o que vinha para o que saía: «Que tal o novo médico?» «Uma bosta; nem me mediu a tensão arterial…» Si non è vero…

______________________

NB - O trabalho de investigação foi feito em várias fontes. O autor apenas as adaptou, em certa margem, corrigiu e por isso agradece ao Google da Wikipédia. A.F.

  

30 comentários:

  1. Olá, amigo Henrique,
    li esse se ótimo texto sobre o túmulo de jesus de Nazaré num
    fôlego só, aliás, lemos num fôlego só, Taís e eu. Texto esclarecedor
    sobre o Santo Sepulcro e mais ainda sobreo que se relaciona com
    a morte de Jesus.
    Parabéns, amigo por esses esclarecimentos sobre as certezas e as dúvidas
    relacionadas ao sepultamento de Jesus.
    Uma boa semana, meu amigo,
    grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Pedramigo!
      O tema é muito interessante e não sabia nada sobre ele. Foi m Amigão que mo sugeriu e eu zás! - lá estava em cima do acontecimento!!! Aprendi um montão de coisas dia em que não se aprende não é ia, nem nada...
      Pareceu-me interessente e também importante, dar conhecimento do que me esforcei para compreender.
      E ainda que diga e ESCREVA «fui católico - mas curei-me!» este facto histórico, para além das lendas que existiam, existem e existirão, afigura-se-me motivo, pelo menos, para especulação. Porém para adoçar a estória a anedota final põe um sorriso nas faces daqueles que anda me leem.
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  2. Ó homem! A produzir textos assim, cansas-te, pela cert. Escreve apenas duaa linhas e "viva o velho". Lá na minha "tasca", o vetusto "Duas ou Três Coisas", escrevo umas escassas linhas por dia (verdade seja que o faço todos os dias, há 14 anos) e há sempre muita gente a ler. Quanto mais compridos mais difíceis são os textos de ler. E o pessoal lê cada vez menos. Abração...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejam lá anónimo Seixasamigo
      Agradeço-te o conselho/sugestão. Mas quase a completar os 82 (20 de Setembro, para efeito de prendas) não posso mudar de estilo, de forma ou de comprimento do texto; não sou como tu, que andas nas bocas do Mundo ( a CNN Portugal é a minha cena) capaz de, no dia-a-dia aventar umas linhas. Por isso vão escasseando os meus (antigos) leitores.
      E já agora: que pensas da queda do avião na Rússia? O grupo Wagner já informou que entre os mortos (todos os que seguiam no jato «Embraer» brasileiro) estava o líder Yevgeny Prigozhin, que pereceu!
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  3. O SNS é assim tudo em corrida :)))))
    Abração

    ResponderEliminar
  4. «Camarada» Pedramigo
    Não tenho dúvidas de que sabes (e muito berm) r4edviar o essencial do acessório: é o caso controversial, mas importantíssimo, do achado suposto (mas bem defendido por altas sumidades na matéria) e tu, talvez por viver em Macau, vizinho e administrado por Beijing tenhas adoptado os procedimentos dos «camaradarás»!
    Pelo contrário focaste-te no SNS que tem muitos problemas - mas igualmente carradas de virtudes, como me reconhecia há uns meses, um alto responsável por igual Serviço mo Reino Unido.
    擁抱
    恩里克
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ciência, FerreirAmigo.
      Cada vez mais sou voltado à ciência e a provas.
      Cálice da última ceia quantos são??
      Três.
      Eu também tenho um lá em casa...
      Mas não deve ser.
      Santo Sudário, túmulos, quantos são??
      Também tenho lá uns lençóis em casa...
      Mas não devem ser.
      O alto responsável foi o inefável Boris??
      O Bambam inglês??
      Abração, bfds

      Eliminar
  5. Caríssimo Pedramigo
    Gostei. Palavra que gostei dessa da «Ciência» . Fui, talvez, umas quantas vezes, à Cova da Ira. Em miúdo, levado por meus pais e uns tios maternos (não me lembro quais). Na altura, recordo-me ,como se fosse hoje, e tinha os meus nove anos, qual a razão de umas senhoras andarem de joelhos a dar voltas ao recinto. Respondeu-me a Dona Glória, minha mãe, que eu não tinha idade para «entender isso»... Mas havia muitas velas.
    Depois, ou acompanhando membros das delegações dos Tribunais de Contas estrangeiros, dos ministérios das Finanças idem, dos goeses (profundamente católicos) ou uns membros afastados da família, em busca dum «milagre» inventado pela Igreja Católica Apostólica Romana para sacar uns carcanhóis (muitos!) aos peregrinos.
    Aquando das visitas papais, estava eu no DN como chefe da Redacção, o problema era saber quantos milhares (quiçá milhões) estavam no recinto que, entretanto, fora muitíssimo «melhorado». Quem pagou esse fausto?
    O comércio, quer da parte da Igreja, quer daqueles que se estabeleceram (lojas de recordações, pensões, hotéis, restaurantes, tascos. guias profissionais e outros não9 enfim toda uma panóplia »religiosa) = $$$$$$$$.
    Pois bem, também tenho, oferecidos (e guardo pelo sim, pelo não, um terço, um invólucro para vela, uma caixa de fósforos (Tudo made in China e com a imagem a cores da Senhora e dos três pastorinhos e, absurdo, um postal com a «verdadeira azinheira»... «Ciência» ou mistificação? Em Lourdes, recolhi a cópia a papel químico de Fátima e em Djakarta comprei um video sobre as crucificações.
    Por hoe, fico-me.
    Abração
    擁抱
    恩里克

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FerreirAmigo,
      Lembras-te do Roque Santeiro?
      Não estava ali tudo?
      O "milagre" e o comércio todo a que deu lugar??
      Uma perfeita comédia de costumes.
      Abração

      Eliminar
  6. Texto interessante. Tenho estado de férias e estou a regressar lentamente. Beijos e abraços Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Martinhamiga
      Que tal foram as féria? Espero que Tenham sido óptimas. Contudo diz o velho ditado «tudo o que é doce, acabou-se😥🤢👽👩🏽‍🎨»
      Beijos🧑🏼🧑🏼🧑🏼 & queijos flamengos
      Henrique

      Eliminar
  7. É assunto que não me tira o sono.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosiinhamiga
      A nm também não - mas é um assunto muitíssimo importante...
      Beijos👸🏼🤴🏼👳🏼‍♀️ & queijos brancos
      Henrique

      Eliminar
  8. Belos textos que me fascinou e divertiu ler. Cumprimentos e grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Ryk@rdamigo
      É essa uma intenção ma, a principal diz respeito à polémica entre os especialistas no tema que de há muito serve de especulação. E não vai acabar!
      Fico muto satisfeito de t ver por cá; volta mais vezes, obrigado.
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  9. Querido amigo Henrique, sim, Pedro e eu lemos juntos aqui, e achei muito interessante tua postagem, nunca pensei que esse assunto, da tumba de Jesus fosse envolvido por tantas dúvidas. Nunca tinha escutado falarem disso. Gostei de alguns esclarecimentos outras continuaremos em dúvida, pois nem os historiadores, arqueólogos, geólogos, teólogos chegaram a uma conclusão! Deixam dúvidas, embora milhões de cristãos o visitem nesse lugar. Mas a Igreja não se manifestou quanto esses estudos e escavações? Isso é muito relevante, pois se há dúvida...
    Aquela conversinha de Jesus com o pai está hilária, dei boas risadas, pois lógico que não seria uma boa ideia que o “Filho” viesse ver como estamos, o que acontece no planeta Terra!! Meu Deus!!! Que não tenha a ideia de visitar o Brasil, srssrs não estamos num bom momento! 😁😅😄😆🙏
    Perfeito, querido amigo! Adorei!
    Votos de um feliz fim de semana pra você e Raquel!
    Deixo beijos e também os queijos!
    Aguardo tua visita!!! 😜🤞 Não esquece da gente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Taisamiga
      Eu próprio não sabia desta polémica e foi um antigo colega, do Lyceu Camões, que se tornou teólogo (o curso dele era o de Matemática Quântica) que me alertou para o interessante assunto. Daí a ter lido tudo, ou quase tudo sobre o túmulo de Jesus Cristo.
      Fui, paulatinamente, encontrando antas versões e opiniões a respeito que levaram ao Santo Sepulcro, onde, ao que parece, convivem as três religiões cristãs, o que para nim «que já fui católico - mas curei-me...» mais uma razão de aprofundar os meus conhecimentos e da-los aos que (ainda) me conseguem ler...
      A anedota final, par aligeirar a questão, foi-me contada em Mapuçá pelo padre Gerónimo Marquês de Suza , Menezes e Albuquerque.
      Beijinhos & queijos de leite de búfala *a maneira goesa
      Henrique

      Eliminar
  10. Se o teu paroco sabe o que andas a escrever receita-te uma penitencia exemplar , assim como ficares sem sobremesa no proximo almoço de domingo
    Rauzinho do Chateau

    ResponderEliminar
  11. Akañado Raualzinhamigo
    Sem sobremesa? Daquelas que a Margarida faz? Nem pensar!!!! Esta (embora não pareça) é uma casa de gente séria. Só quando tu cá vens, dás cabo dessa qualidade - o que, felizmente só acontece de dois em dois anos!!!!!!!!
    Abreijos
    Pra todos os Palhaus (especialmente incluindo as netinhas, tdinhas) & adjacentes
    Henrique

    ResponderEliminar
  12. Voltando

    O tumulo de Jesus é um local que sinceramente gostava de visitar. Pura curiosidade. Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota: Tenho pena que na sua lista de blogues não conste o Pensamentos. Apenas uma questão de pormenor. Bom fim de semana

      Eliminar
    2. Ryk@rdamigo
      Também eu. Por pura curiosidade, mas também para tentar entender quantos «sábios» se têm envolvido num tema tão sério.
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  13. Ryk@rdamigo
    Já tentei - mas não posso; o Blogger indica «PARAR DE SEGUIR». Lamento.
    + 1 abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  14. Olá, Henrique!
    Já o sinto melhor das maleitas e isso deixa-me contente.
    Agradeço a sua visita e palavras deixadas no meu blogue. Pouco a pouco, vai lendo o que escrevi anteriormente. Eu só posto uma vez por mês, portanto, não há muito para ler.
    A História é feita de histórias, por isso a História não é uma ciência exata.
    Não sabia de tantas teorias acerca da localização da tumba de jesus, mas como sou agnóstica, fico mais aliviada.
    A última parte do seu post tem imensa piada, aliás, como já é costume. Enfim, o homem nem notou que já deixara de ser paraplégico, mas a medição da tensão arterial era o mais importante. Enfim, tretas, que nos fazem rir.
    Dia 20 será dia do seu aniversário. Tentarei não me esquecer de passar por cá.
    Beijos para o Henrique e esposa.

    ResponderEliminar
  15. Viva, Céuzitamiga!
    Um cumentário (com o) de se lhe tirar o chapéu! Ele só vem confirmar o que e tinha escrito no teu maravilhoso blogue. Postes ou não, uma vez por mês, o que já li (e voltei atrás, vicio de jornalista ex-chefe da Redacção do DN de Lisboa) levou-me a poder reafirmar que gostaria de te ter como minha colaboradora no antigamente. Não haja dúvidas: escreves «mito bem!»
    Creio que uma pitada de riso é um dos melhores remédios para melhorar a vida sensaborona que vamos levando. Nos anos 1980, a pitada era do rapé, he he he... Nem a tensão arterial, nem o estetoscópio muito menos o termómetro; Cristo, fale-se a verdade, não nascera para ser...Esculápio - [e agora, o velho recurso à Wikipédia do Google (em latim: Aesculapius) ou Asclépio (em grego: Ἀσκληπιός, transl.: Asklēpiós), na mitologia grega e na mitologia romana, é o deus da medicina e da cura.
    Existem várias versões de seu mito, mas as mais correntes o apontam como filho de Apolo, um deus, e Corónis, uma mortal. Teria nascido de cesariana após a morte de sua mãe, e levado para ser criado pelo centauro Quíron, que o educou na caça e nas artes da cura. Aprendeu o poder curativo das ervas e a cirurgia, e adquiriu tão grande habilidade que podia trazer os mortos de volta à vida, pelo que Zeus o puniu, matando-o com um raio.
    O seu culto disseminou-se por uma vasta região da Europa, pelo norte da África e pelo Oriente Próximo, sendo homenageado com inúmeros templos e santuários, que atuavam como hospitais. A sua imagem permaneceu viva e é um símbolo presente até hoje na cultura ocidental.]

    ResponderEliminar
  16. Eres una persona muy culta.
    Te envidio por ello.
    Saludos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toramigo
      Muchas gracias! No tienes que envidiarme, tu tambien eres culto!
      Abrazos
      Henrique

      Eliminar
  17. ESTÁ ENGRAÇADO! GOSTEI DE LER. TEM MUITA IMAGINAÇÃO! PAREABÉNS

    ResponderEliminar
  18. Querida Herminiamiga
    Fico muito feliz por saber que gostaste do que leste. A imaginação tem limites e, neste caso, as diversas opiniões de pessoas muito qualificadas levaram-me a pensar que seria mais útil publicar o que fui sabendo. De qualquer jeito, muito obrigado.
    Beijos🤩🤗🙄 & queijadinhas da Casa do Preto em Sintra

    ResponderEliminar
  19. Querido Henrique,
    Enquanto vou conhecendo
    suas publicações, vou deixando aqui
    um recado que
    Durante um período vou divulgar Blogs
    que aprecio.
    Se desejar visitar deixo aqui o link:
    https://ressurgidodascinzas.blogspot.com/
    Desejo um ótimo fim de semana e
    e deixo Bjins de gratidão
    por essa convivência literária.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar