2018-08-22



Uma (quase) Feira Pré-Histórica

Antunes Ferreira
Desde há uns tempos que vinha matutando numa peregrina ideia fruto de notícias recorrentes que iam aparecendo em diferentes meios de comunicação ou para ser mais correctamente político media – leia-se por favor mídia – as feiras medievais. Pois se por todo o santo país (ou por quase, quase, quase todo) elas proliferam quais cogumelos e ainda por cima sem esporos, por que bulas o meu bairro não haveria de ter direito de organizar uma à maneira com todos os éfes e érres necessários e suficientes para surtir uma maravilha? Porquê?

Deitei mãos ao trabalho. De resto, permitam-me que vos diga que essa estória da reforma significar ripanço, sofá, mãos placidamente cruzadas na barriga, dormitando em frente do televisor mas atenção com uma bejeca ou um copo de uísque (agora é mais gin) de preferência gozando as delícias do ar condicionado, isto nos finais do Outono ou no Inverno.

Um perigo mundial


O pior é que apesar do mister Trump - um perigo mundial -  dizer que não há nada e o dólar é very strong tudo indica que já pouco resta das estações do ano o que resta é cada vez mais duvidoso, são dias miseráveis absolutamente ao contrário do que deviam ser, tímida Primavera ou no dúbio Verão, estendido numa espreguiçadeira, munido dos mesmos ingredientes no estado líquido, óculos escuros e protector solar. Se eu fosse rico teria um escravo núbio a abanar-me com um grande leque de penas de avestruz no pino do calor que agora é muito por mor de uma massa de ar quente que não é tagliatelle ou fusilli ou sequer o comezinho e nacional esparguete.
  
Porém, a Graça coliponense escreveu há meses sobre a proliferação ridícula das feiras medievais; escreveu e bem mas deixou-me enrascado. Passo a explicar. Lá se foi a intenção à vida e logo ela que me parecia uma coisa janota, até mesmo bué fixe. Mas nada de desanimar. E decidi mudar a agulha tal como fazem os senhores dos eléctritos da Carris para uma feira pré-histórica. Mas, para atingir esse desiderato tinha obviamente de estudar e para tanto documentar-me.

O lugar onde devia já estar


Não estamos de modo nenhum na época dos dinossauros, aliás quem disso sabe é o prof. Galopim a quem comecei por mandar um imeile pedindo-lhe auxílio para a empreitada a que metera ombros, para ser mais correcto cabeça, tronco e membros (incluindo obviamente os ombros). Resultado: zero, pior só o famigerado BdeC. Refiro-me naturalmente ao resultado. Mas não desarmei.



Como é evidente o energúmeno ex-presidente do meu Sporting Clube de Portugal (o único a quem isso aconteceu!) que ainda está em liberdade mas já devia encontrar-se a ver o sol aos quadradinhos também tentou participar na Feira mas obviamente como manda chuva dela. Uma vez mais saiu-se mal porque eu estava avisado das trampolinices do sacana. E quem não estaria, tantas têm sido? Basta que se veja o que o pulha tem vindo a fazer ao Sporting tentando desestabilizar o clube do meu coração. 

Sem legenda


Numa altura em que o empreendorismo é factor determinante para alcançar os objectivos a que um cidadão se propõe (não é assim que dizem os futebolistas nas flash interviews?) consultei o Manual do Empreendedor do IAPMEI e retirei dele as duas expressões seguintes nas suas versões inglesa e portuguesa. Ora vejam:
«There are gaps in the market which need to be filled especially at the start-up stage
Ora o mercado apresenta lacunas que devem ser colmatadas nomeadamente na fase de lançamento e
From this point of view, I support the programme of start-up facilities for small SMEs.
Nesta perspectiva, apoio o programa de mecanismos de apoio ao arranque, destinado às pequenas PME.»

Nada mais claro, onde se lê PME leia-se feira pré-histórica e está feito.

Agora só me faltava avançar. Ora dois quarteirões acima do meu há um terreno devoluto cuja proprietária é a Junta da Freguesia e por isso fiz um requerimento ao Excelentíssimo Senhor Presidente dela, aliás um engenheiro reformado com muito bom aspecto rogando-lhe autorização para utilizar durante três meses o dito cujo terreno e explicando-lhe o motivo do pedido.

Foi tiro e queda. Em três dias saiu o deferimento acompanhado de um aditamento em que a Junta se punha à disposição para qualquer ajuda que fosse necessária exceptuada qualquer contribuição monetária, que era o de que mais necessitava. Mas postas ao corrente dele as forças vivas e até uma agência funerária aceitaram entrar com umas massas, sendo que o dono do talho A Posta Mirandesa, o senhor Adosindo, que era portuense, afirmou que por ele não haberia qualquer problema com o guito, carago.

Sol e Estrela


Abreviando, o Lim Pó Pó da loja chinesa Sol e Estrela forneceria o esferovite para fazer as cavernas para os homo sapiens que seriam desenhadas e montadas pelos senhores Konstantin Bulgokov, Yvan Mykolev e Nikolai Kostalov, porteiros búlgaros de prédios adjacentes, arquitecto, engenheiro e médico, aguardando regularização profissional. Os feirantes usariam trajes condicentes feitos de peles sintéticas obviamente fornecidas por empréstimo a contrato pelo senhor Lim Pó Pó, com garantia de devolução em bom estado, em caso contrário pagamento, do tipo futebolistas.

Tudo seguia de feição quando o Serafim do Apito Encarnado, restaurante/bar com jogos da Santa Casa disse ao Meia Leca do Laranjinha que havia mosquitos por cordas quanto às tasquinhas para vendas na feira. Tinha ficado acordado que só seriam produtos originários de regiões das feirantes os quais pagariam uma taxa para ali exporem os respectivos bens à venda. Fora aberta apenas uma excepção: como estava na berra haveria uma tasquinha vegan. Mas o que começara a correr era que havia moscambilha e da grossa.

Sem legenda


E além disso o ajudante Marquinhos da Farmácia Vida Saudável que queria vender fruta alegadamente duma quinta que tinha em Alcobaça, o que era uma redonda trapaça e que face às dimensões do animal ou seja eu dissera que estava encontrado o Argentinossaurus, cujo fóssil fora encontrado na Argentina e que pesava entre as sessenta e as cem toneladas.

Face a isto e entre um processo crime em local próprio, uma providência cautelar  (não sei bem para quê, mas está na moda) agressão qualificada ou desistência do projecto, com muita pena optei pela última. R.I.P.     

.

22 comentários:

  1. E quando é que o retomas??
    Desistir é sinal de fraqueza, porra!
    Aquele abraço para ti, beijos para a Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro João Pedramigo [Ora toma, mudei para melhor a forma de te tratar... :-))) e espero que não digas que não. Se não concordares, 去尋找一個大型台球,因為我會繼續打電話給你 - 它更熟悉和親密 *]

      Dadas as circunstâncias decidi guardar para melhor ocasião concretizar o desiderato ora mais suspenso do que motivo de desistência muito menos de deserção. Até aos lavar dos cestos é a vindima.

      Triqjs e um abração deste teu amigo
      Henrique, o Leãozão




      *vai dar uma volta ao bilhar grande porque eu vou continuar a chamar-te assim - é mais familiar e íntimo...

      Eliminar
  2. Boa tarde, esta sua bela partilha com um texto chamativo, " foi tiro e queda".
    Bom fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Antóniamigo

      Muito obrigado e retribuo o voto de bom fim de semana

      Um abração deste teu amigo e admirador ó Poeta
      Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  3. Imaginação não te falta, Leão da Estrela.

    As minhas beijocas vão para o americano cor de laranja e para o Bruno de Carvalho (ollha que se o Sporting perder contra o Benfica, ele não é o culpado!!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Teresinhamiga

      Leão por Leão eu sou o do Lumiar quase em frente do Alvaláxia XXI e com muita honra!!!! :-)))

      Podes mandar beijocas a quem muito bem entenderes que eu não te contrario pois aqui na Travessa e em toda a parte cultivo acrisoldamente a Liberdade... Mas quando aos pulhas que nomeias nem com molho de escabeche. Aliás o resultado foi um empate,,, Escândalo foi lá para as bandas do teu Dragon...

      kleine Käse do teu amigo e admirador
      Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  4. Sr Antunes, por causa de seu português castiço e minha ignorância fluente, confesso que, vez em quando, lanço mão de um dicionário para entender algumas palavras e expressões que o Sr. utiliza, o que é ótimo para incrementar a minha latina cultura. Esse tipo de rexto cotidiano é muito agradável de se ler pois tocas em temas variados e alguns deles comuns aqui ao Brasil como o problema das feiras livres (medievais), com problemas semelhantes mas principalmente a questão da higiene e conservação de alimentos. Feiras veganas ??? não confio. Quanto ao mentecapto do Trump, admito que o que ele faz é pensando no bem do seu país , embora não concorde de jeito nenhum com tais políticas imperialistas e egocêntricas.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Estou desiludido consigo, caro Henrique. Eu nutria alguma simpatia pelo meu amigo, mas ao saber que era do Sporting até fiquei mais vermelho...
    Quanto às feiras medievais (não sei quem foi o cretino que as inventou, mas deve ter sido alguém do tipo BdC), não as recomendo a ninguém. O risco de intoxicação alimentar é elevadíssimo e o rigor histórico é quase zero. O que vi de mais aproximado foram roupas feitas de sacos de linhagem ou zarapilheira. Mas não se vêm mulheres com pêlos debaixo dos braços, tornando essas feiras, por isso, pouco credíveis.
    Caro Henrique, uma grande abraço e parabéns pelos seus textos.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Meu caro Jaimamigo

      Cada vez me convenço mais que a má sina me acompanha – e não é um pessimismo acamado. Dentre os muitos poetas hodiernos que conheço – e são muitos – só uns quantos, poucos, são meus Amigos. À cabeça de todos está o Manuel Alegre meu camarada de lutas pela Liberdade e que considero o Maior poeta vivo português que conheço pessoalmente.

      Depois e graças à blogosfera vêm a Graça Pires. O Jaime Portela e o António Gomes. E já chega, Por mal dos meus pecados dois deles são vermelhuscos: o Alegre e tu. Bem pode dizer-se que no melhor pano cai a nódoa. Ou ainda que ninguém pode ser perfeito…

      No que concerne às Feiras ditas Medievais (que tal como a Gracinhamiga I renego) adorei essa das mulheres com pêlos debaixo dos braços...:-)))))

      E para já é o que te posso dizer somente te quero agradecer as palavras amáveis que me diriges e lembrar-te que ontem ficámos empatados…

      Um abração deste teu amigo e admirador
      Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  6. Por acaso com essas duas atracções dinossauricas, O Donalpholis Trumpsaurus e o Brunononix Carvalhobator, ENJAULADOS... a feira medieval seria um sucesso !!!
    Abraço Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Ricardamigo
      Ganda malha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas referes-te à Feira Pré-Histérica, ooops, também Histórica :-))))))))

      Muito Obrigado e um abração deste sempre teu amigo
      Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  7. HenriquAmigo.
    Quase tive um siricutico quando citaste aquele inominável, patricio do nobilíssimo escritor Edgar Allan Poe (1809-1849).
    Apreciei sobremaneira como passaste a chamar nosso estimado Amigo: João Pedramigo.
    Lembranças e respeitoso abraço a querida Dona Raquel.

    ResponderEliminar
  8. Tengo que leerte con la traducción automática de Google... y me temo que ese programa no está a la altura de la riqueza de tus palabras y giros gramaticales.

    Una pena.

    Saludos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mi querido Toro Salvajamigo

      Creo que entiendes el portugués. Por lo menos.

      Um abrazo desde Lisboa de tu amigo
      Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  9. Mas onde é que já se viu o Leãozão misturar-me, logo a mim que sou tão boa piquena, com o indizível Bruno de Bandalho?! Eu sou Sporting desde os 10 anos - quando deixei Algés e deixei de ser do Belenenses - mas não quero ter nada a ver com esse Bruno de Bandalho...

    Um amigo meu, que é Benfica até à medula, mandou-me uma piada assim: foi mais fácil tirar os treze rapazes daquela gruta ma Tailândia do que tirar o BdeC do Sporting. E é verdade!

    Beijinhos sportinguistas!

    ResponderEliminar
  10. Ó minha querida Gracinhamiga fachavor não mistures alhos com bugalhos ou seja feiras medievais com pulhas ambos os dois (???) que merecem ser mandados pró car...valho!!! Donde eu jamé pensaria uma coisa tal!!!! Nunca! Nunca! Nunca! Nunca!

    Na verdade estão bem um para o outro e, ainda que seja absolutamente contra a pena de morte tenho vindo a pensar que um tirinho na mona resolveria de vez o problema, a nível caseiro do Bandalho. Bastava que um neto de um neto do Buiça estivesse a postos e pum estava feito!...

    Quanto ao camone a questão é lá com eles. Mas têm exemplos desde o Lincoln até ao Kennedy. E este bem o merece. A ver vamos como diz o ceguinho.

    Entretanto íamos ganhando na Luz, não fora o puto ter saltado do banco para empatar. E isto é só o princípio. Mas temos de dizer que não começamos mal - o que já é positivo! Viva o Sporting!

    Bjs vermelhuscos da Raquel e qjs verdíssimos do teu camarada
    Henrique, o Leãozão

    A piada mandada pelo teu amigo é bué fixe!!!!

    ResponderEliminar
  11. Mas que imaginação e que sentido de humor, meu querido Amigo! É sempre um grande prazer ler-te…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Gracinhamiga II

      Muito obrigado mais uma vez pois como sempre as tuas palavras são um bálsamo que me põe bem comigo mesmo. Mas faço-te um pedido: Lê a resposta que acima dei ao nosso comum Jaimamigo...

      Muitos qjs deste teu amigo e grão admirador
      Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  12. Gostei e diverti-me a ler e como diz a Graça imaginação e sentido de humor não falta ao meu amigo.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Franciscamigo

      Estou tão ruborizado com tantos encómios que vou já escolher esconderijo onde me enfiar pois sou muito envergonhado... :-))))))))

      Um abração deste teu amigo
      Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  13. Gracias por tu paso por el blog.

    Yo tambien tengo que leerte con la traducción automática de Google... y me temo que ese programa no está a la altura de la riqueza de tus palabras y giros gramaticales.

    Una pena.
    Yo en mi blog puse un traducctor
    espero que os ayude.
    Besos

    ResponderEliminar
  14. Misturar o Trump e o BC na mesma feira era sucesso na certa.
    Abraço

    ResponderEliminar