2016-09-23

Parabéns

ao de lá?

Antunes Ferreira

F
ora num quartel em Luanda que se tinham encontrado. Os dois eram oficiais milicianos, um tenente outro alferes, e no dia-a-dia dessa unidade militar (cujo nome não interessa para o escrito, diz o escriba) tornaram-se amigos. Só amigos, pois não há amigos bons e amigos maus, amigos do peito e amigos da onça. Amigos. Ponto.




O
s dias foram correndo – e que pressa eles levavam – e a Amizade reforçando-se (se é possível a Amizade reforçar-se) e as coisas iam decorrendo com a normalidade possível embora no mato continuasse a guerra. Todas as guerras são estúpidas e criminosas. A mata, ali à porta da cidade parecia não dar grande tristeza aos cidadãos brancos e até mesmo aos pretos. A guerra era lá longe e os gajos que andavam aos tiros que se desenrascassem. Aliás o desenrascanço é uma palavra tipicamente portuguesa. Os enciclopédicos ingleses andam há 27 anos a estuda-la e ainda conseguiram traduzi-la…


U
m dia veio uma onda enorme e preta que mudou tudo. Caro que um dia teria de chegar – e chegou mesmo. A malta das cidades pôs-se a cavar tão depressa quanto pôde. Foi uma enorme confusão; era a independência para a qual os autóctones não estavam preparados – que diabo…
A imagem diz tudo...
Na verdade os tugas tinham embarcado naquela do "Portugal do Minho a Timor" e foi o que viu: tiveram de embarcar - mas para o Puto e outros locais. Os dois amigos também desandaram, mas cada um para o seu lado. Um foi para a aventura americana, o outro ficou pela capital do falso Império.



P
orém, a Amizade teimava em persistir, por vezes encontravam-se ou cá ou lá; aliás muito mais cá do que lá. As famílias de ambos tinham-se tornado… amigas. E a Amizade não se compra nem se vende, nem sequer se empresta: vive-se. Chegou a altura para identificar os dois casais; o de cá tinha o apelido Pereira e o de lá tinha o segundo nome: Guião. Os primeiros eram o Honório e a Rosa, os segundos eram o Francisco e curiosamente a Francisca. Via-se logo que um tinha sido feito para a outra. Feitios.


R
eformaram-se o Honório e o Francisco vivendo sempre a mesma Amizade quando os de lá vinham cá para passar férias era certo e sabido: encontravam-se. O que era mais do que porreiro, porreiríssimo. Os de cá recebiam os de lá com a alegria de sempre; entre uns copos, o Honório contava anedotas (era considerado o campeão mundial delas) os Guiões rebolavam-se a rir e a Rosa admoestava o de cá: “hás de ser sempre um chato a repetir as estórias que os de lá já sabem e deixa-te de tretas!” Isto da fêmea mandar no macho prova que o Deus quando os fabricou estava mesmo distraído… e ainda que nunca durma estava a passar pelas brasas. Por isso entreabriu os olhos e sacou uma costeleta masculina para moldar a Eva

Honório num ginásio fitness



N
o caso vertente é bom que se diga, num aparte, que o Honório começara a frequentar um ginásio fitness, primeiro porque via as miúdas boazonas que se esforçavam para ser ainda mais… boazonas. Depois, porque era gordo que nem um texugo e a família inteira apostrofava-o dia e noite, especialmente a Rosa que sempre dizia que “depois cá estou eu para te empurrar a cadeirinha de rodas por seres um desenfreado a comer e ainda por cima diabético!” Honório, o de cá, tinha contado a cena ao de lá, o Francisco, e – curioso - este tinha apoiado a Rosa com espinhos. Só não batera palmas.


C
erta noite de cá, Rosa entrou no escritório que o Honório tinha em casa e ordenou-lhe “vê se dás os parabéns ao Chico que hoje faz anos!” Era o dia 8 de Setembro e o Pereira não fazia a mínima ideia disso; embora fossem Amigos o de cá não sabia a data do aniversário do de lá, e pensava o escriba, que o inverso era verdadeiro, assim como se fora números primos; mas afinal não eram.

Um Omega Speedmaster


O
 Honório obediente (não o fora e aconteceria um tsunami róseo…) telefonou mesmo. Atendeu de lá a Chica e o de cá: “venho dar um abraço de parabéns ao Chico!”, obviamente depois de perguntar como andavam os de lá. A Chica pareceu atrapalhar-se e disse que ia passar ao Chico. “Porra, Pereira, quem foi que te meteu essa no teu cristalino bestunto? E o de cá: “foi a Rosa. Ela tem tudo apontado num calendário e está sempre certa como um Ómega Speedmaster. Por isso…”

Muito apertado


F
oi um fartote de riso do de cá e do de lá de tal modo que o cabo submarino ameaçou fazer greve se não se calassem. E o Chico, de lá, “eu aniversario a 23 de Outubro. E o Honório, de cá, “pois então dou-te já as mais sentidas cond…, oops, os mais sinceros parabéns com um abraço muito apertado” E quer o de cá quer o de lá gargalharam em decibéis altíssimos e tal modo que um deles alertou: cuidado com o cabo que ainda dá cabo de ti. Referia-se obviamente ao submarino. Sem Portas. E acrescentou: “o cabo ou os vizinhos…”

A
 Rosa, de trombas, pois ficara a ouvir o desbragamento, retirou-se, ao que Honório lhe perguntasse “… e agora a quem vou dar as Boas Festas?” Imaginam o que se passou. Ainda hoje ele traz uma perna ao peito…



(Estória verdadeira ficcionada pelo autor)





26 comentários:

  1. Realmente o feed continua sem actualizar. Já experimentou queimá-lo? Comigo resolve sempre. Quando deixa de actualizar queimo o feed e pronto.
    http://www.elainegaspareto.com/2015/06/tudo-sobre-feed-como-configurar.html
    Foi aqui que aprendi. Espero que lhe seja útil.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Elviramiga

      Inclusive já chamei os bombeiros de Odemira - e nada. Está tudo queimado. Parece o incêndio de Arouca. A combate-lo estão 56.098,3 operacionais, duas viaturas, 389,4 meios aéreos, uma bicicleta e um carrinho de linhas A GNR deteve 12.009 suspeitos de atearem fogos duas caixas de fósforos vazias um isqueiro sem gás e meia acendalha.

      À hora em que encerramos esta resposta o fogo continua incontrolável. Interrogadas por um nosso enviado espacial as chamas declararam nem a tiro. Foi convocado o Exército, a Marinha, a PSP, a PJ, o Grupo Excursionista Alegres & Contentes, dois apanha-bolas e um saltador à vara - sem vara. A (des)União Europeia vai enviar o Insolentíssimo Senhor Doutor Durão Barroso depois de o requisitar o Goldman Sachs e mais dois lobistas estagiários.

      ÚLTIMA HORA

      Espera-se a chegada de grupos de bombeiross voluntários e engraxadores de sapatos e/ou de políticos do Burundi, da Patagónia e de Alguidares de Cima. Aquando da sua chegada serão lançados foguetes e distribuídos sandes de margarina por um grupo de Senhoras aderentes ao Comité de Apoio ao MAF, Movimento dos Apaga Fogos. Sempre em cima e em baixo do acontecimento!


      Qjs do Leãozão

      Eliminar
  2. "A Nossa Travessa" desaparece-me do "radar", sem que eu perceba o motivo.
    E sim, a "estória tem graça. sim senhor. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Chicamigo

      Por favor lê o comentário e a resposta acima. De qualquer forma, volta a seguir a NOSSA TRAVESSA. Talvez não dê merda...

      E muito obrigado pela "graça"

      Abç do Leãozão

      Eliminar
  3. O endereço que mandou hoje por correio electrónico remete-nos para um blogue não encontrado.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Elviramiga

      Já foi por imeile o correcto; mas é:
      http://anossatravessa.blogspot.pt

      Obrigado

      Qjs Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  4. Henriquamigo, quer seguir o conselho de uma quase profissional dos blogues, não ligue a isso, é o que eu faço :)
    Aliás eu comento os blogues amigos, não pelas actualizações mas pelos comentários, se me comentam eu devolvo o comendatário, nem mais :)

    Quanto ao magnífico texto, fiquei com a impressão que essa amizade acabou mal :)

    Beijinhos para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fernandinhamiga

      Depois de várias tentativas, se não ficar bem sigo o teu conselho: estou-me nas tintas.

      E fazes muitíssimo óptimo... :-)))

      Obrigado pelo magnífico, mas posso garantir-te à fé de quem sou que a Amizade continua ferpeita!!!!!! oops, perfeita e recomenda-se!!!

      Bjs da Raquel e qjs do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Querida Estrelinhamiga

      Estou muito feliz por te ver por cá pela primeira vez. Muito e muito obrigado. Vou visitar sempre que possa e me dê na gana :-)))) o teu excelente e "perigoso" blogue.

      Podes fazer o favor de me enviar o endereço do teu imeile (e-mail) para o meu ferreira20091941@gmail.com? Obrigado

      Qjs do Henrique,o Leãozão

      Eliminar
  6. Boa tarde caro amigo

    Tentando ajudar... o endereço que indicou no meu bogue foi:
    htt://anossatravessa.blogspot.pt/

    Este endereço é INCORRECTO e assim NUNCA vai dar ao seu blogue.

    O endereço correcto é:

    http://anossatravessa.blogspot.pt/

    Ou seja: No endereço que indica falta a letra ... p ... tem de ser http .. e não só -- htt.

    Espero ter ajudado

    Gostei muito do texto.

    Fiquei seguidora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Floramiga

      Muitíssimo obrigadérrimo. Creio que tens razão e já está tudo corrigido. Porém há uma coisa que me faz espécie o teu nome remete para o mesmo blogue do da Estrelinhamiga. Será mais um caso de dupla personalidade????? :-))))

      Mata a minha ansiedade: inspilica-me o que se passa, tá?

      Qjs do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  7. As rosas costumam ter espinhos que arranham.
    As estórias que inventas, digo, ficcionas!

    ResponderEliminar
  8. Querid..., oops, Caro Cunhamigo

    Tá claro, cumo binho tinto (para dar cor local)...

    Abç do Henrique, o Leãozão
    A

    ResponderEliminar
  9. O facto de ter malta a seguir-me com talento para contar histórias capazes de deixar a rapaziada presa desde a primeira palavra à última é sintomático de uma de duas situações: ou eu estou a ficar muito bom nestas coisas ou o juízo perdeu-se na canalização do gás. É, só pode ser uma das duas! :P Um abraço do Lápis que tem sido Roído e que já tem o grafite nas últimas :P
    Estou a seguir-te a partir deste momento. Isto não é um elogio, é uma ameaça. Sou stalker encartado :P

    ResponderEliminar
  10. Caro Lápisamigo (Roído sem dentes, mas com dentadura postiça)

    Vamos já acertar pontas, oops, contas! Vou enviar-te um apara-lápis ynletrónicu que o meu compadre romeno, o
    Çenlenacu, me enviou pelo que lhe tive de agradecer
    mulțumesc mult que em grego se diz
    ευχαριστώ πολύ.

    Posto isto e tratando-se de canalização do gajo, não estou certo de que ele aceitará de bom modo tal é aprovação, digo a - espaço - provação.

    Adoro ameaças com mel de alecrim, acompanhadas de estofado de salsaparrilha. E, para finalizar se és encartado não convém que te esqueças que o código postal é meio caminho andado. Acabo mesmo no FIM.

    Abç do Henrique, o Leãozão

    ResponderEliminar
  11. FerreirAmigo,
    Desde que comecei a ler foi esse o feeling - isto é verdadeiro.
    Com um toque dado pelo FerreirAmigo.
    Aquele abraço para ti, beijinhos para a Raquel, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Coimbramigo

      Olha que descoberta... :-)))))

      No cuzinho do texto diz mesmo isso..

      Bjs da Raquel e meus para essa tua gente fêmea e abç para tu

      Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  12. Meu caro amigo, a sua história de uma amizade é muito bonita.
    Realmente quando é assim é para toda a vida... Quanto à Rosa, cuidado com ela...
    Boa semana. Um beijo e a minha amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gracitamiga

      Gosto muito de saber a tua opinião pois provém de uma Grande Poetisa que muito admiro. E, aliás, quando falas de mim e das minhas estórias deixas-me sempre "ruborizado" - não o mereço...

      A Amizade é das melhores coisas do Mundo; outra são as crianças. Há mais, mas estas para mim são mesmo as que mais me encantam e que gosto de viver.

      Quanto à Rosa - muitissimérrimo cuidadérrimíssimo!!!!! :-))))))))))))))))))

      Qjs do fã Henrique, o Leãozão





      Eliminar
  13. Sempre que aqui passo, gosto de tudo que leio.Mistura de verdade com bom humor! abração,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Chiquinhamiga

      Poizé. Além se seres um Paraíso para a criançada - e fazes muito bem por sê-lo que elas merecem tudo - também sabes interpretar o que se escreve aqui. Bem hajas!

      Qjs do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  14. Muito bem!
    Gostei de o ler. Esse encontro vai ser um sucesso, boa sorte para todos.

    Beijo
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Querida Cidáliamiga

    Como vais? Oxalá melhor! A vida é madrasta - mas há que seguir em frente! Se precisares de alguma coisa (excepto €€€€€.....) conta comigo. Os encontros são sempre muito interessantes. Tenta ir.

    Qjs do Henrique, o Leãozão

    ResponderEliminar
  16. Há rosas assim, mais espinhos do que doçura e perfume...
    Eu sou libriana e quero abraços de mel, no meu sítio...
    Beijinhos para ti e Raquel. Muitos.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  17. Querida madrinhamiga

    Não se nota muito mas eu sou... virgem. Mas tive uma experiência profissional que um dia contarei sobre signos que me levou a não acreditar neles nem um micronzinho...

    No entanto, depois de ter consultado a Wikipédia e outras fontes (de águas minero-medicinais) já sei o que é ser libriana. Tinhas de o ser. Basta conhecer-te aqui na blogosfera... E um dia pessoalmente...

    Bjs da Raquel e qjs do afilhado Henrique, o Leãozão

    ResponderEliminar