Debruado a rugas
AVISO AOS INTERESSADOS E ATÉ AOS DESINTERESSADOS:
Este post tem apenas umas pinceladas políticas; não parece bem
ao modesto autor dele que seja muito saudável bater e rebater
questões que vão dos Panama Paper’s (onde o Senhor Ângelo Correia
nunca participou, segundo declaração do Senhor Ângelo Correia)
até aos erros ou os sucessos deste Governo, e a frenétíca presidência
do Senhor Marcelo Rebelo de Sousa
passando pelo fel destilado pelo Senhor Passos Coelho
em cada discurso ou comentário que faz…
Adicionar legenda |
Antunes Ferreira
Comparar o velho debruado a rugas com Noé era exemplo de asneira; o homem da arca vivera até aos 950 anos tornado exímio desengarafador de tinto, branco, rosé ou verde. Se o fizermos com Matusalém, o resultado ainda é pior. De acordo com a Bíblia – Antigo Testamento, citado no Génesis 5:21-27 e transcrevendo a Wikipédia, o nosso personagem terá sido avô de Noé e falecido no ano em que começou o Diluvio Universal a coisa é muito diferente pois este personagem bíblico chegou à bonita idade de 969 anos.
Matusalém, Metusalém ou Metusalah (do hebraico מְתוּשָׁלַח) foi o homem mais longevo que marcou lugar nas páginas sagradas seguidas especialmente pelos judeus. Pois o velho que quando jovem vendia cautelas, anda hoje à roda, o primeiro prémio é de cinco mil contos, num local próprio, na esquina dos Restauradores com a rua Jardim do Regedor onde ficava a antiga sede dos vermelhuscos encarnados, hoje conta as horas, os dias e quiçá os anos, e vê passar os navios em especial os de cruzeiros sentado à sombra do Adamastor no Largo de Santa Catarina.
Não é preciso perguntar-lhe quantos anos tem – ele sabe-os bem – pois, tal como as damas subtrai-lhes uma quantidade deles. E a cara sulcada por muitos arados, daí as rugas, informa, muda, que o velho tem muitos anos. E os que passam paulatinamente, reformados a quem o Passos e o Portas tiraram uma fatia das pensões, miram o velho mas não se detêm a fim de apanhar lugar nos bancos de madeira e ferro que são poucos. Nos outros – nem pensar.
Um dia vou perguntar-lhe se sabe quem foi o Matusalém e tenho a certeza de que me vai responder que não o conhece mas se calhar é gajo para ter jogado no Oriental. Não se recorda mas tem a certeza que não foi futebolista quando os Grandes incluíam o Belenenses.
Amigo Henrique, isto é que tem sido difícil a sua
ResponderEliminarvida com a Net. Sim, penso, que é mais fácil enviar
comentário através deste seu blogue.
Espero vir aqui muita vez.
Um abraço amigo.
Irene Alves
Boa tarde, "Não é preciso perguntar-lhe quantos anos tem" o que interessa é a sua historia.
ResponderEliminarAmigo Henrique,tenha uma boa semana,
AG
Isto agira já é visitável. Abr.
ResponderEliminarAgora e não agira
ResponderEliminarE, já agora, vai espreitar o comentário que publiquei no teu texto na Zorra. zzzzz!
ResponderEliminarEstá aí alguém?
ResponderEliminar