2023-03-18

 



Um remate fenomenal

 

*Sporting eliminou o Arsenal em Londres

 

Antunes Ferreira

Sentado no meu sofá preparei-me para uma verdadeira “degola de inocentes” porque no habitual derrotismo português o meu sportinguismo estava pelas ruas da amargura depois do empate de 2-2 no estádio de Alvalade frente ao Arsenal – o líder da lPremier League inglesa, considerada a melhor do Mundo.

 

Como não posso beber o meu uísque preferido, o Bushmills – nem qualquer outro por via dos medicamentos que tomo quotidianamente, muni-me de um ice. Tea sem açúcar, estendi as pernas e só não me benzi pois como costumo dizer e escrever fui católico, mas curei-me. Os dados estavam lançados e veríamos o que “aquilo” ia dar. Felicidade – nem pensar.




 

O jogo começou com o Arsenal – aliás como lhe competia – a tentar resolver a partida tão depressa quanto possível, mas pelo que estava a ver, o meu Sporting estava no relvado do Emirates Stadium decidido a vender cara a possível. E previsível derrota. Os comandados de Ruben Amorim traziam bem estudada a tática para dificultar ao máximo os gunners (para quem não saiba é o nome no jargão futebolístico dado aos jogadores arsenalistas).

 

Mas – há sempre uma miserável adversativa para dar cabo da ilusão que se apossara do assistente cada vez mais admirado da prestação dos leões – eis que ao minuto 19 um tal Granit Xhaka, um suíço de má memória para as equipas lusitanas arrancou um remate indefensável em recarga com a baliza aberta depois de Adán ter rechaçado um primeiro remate. Estamos feitos pensei para com os meus botões. O resultado “agregated” entre Lisboa e Londres era 3-2.

 

O futebolista comemorou o tento com um gesto de escárnio agitando os dedos da mão direita apoiados no nariz como que gozando antecipadamente com os lusos irremediavelmente eliminados. E, na verdade tudo indicava que assim iria acontecer. O Arsenal estava na mó de cima e o Sporting parecia muito abalado. Mas não era bem assim. Os verde-e-brancos não atiraram com a toalha ao chão.

 

O intervalo chegou e eu mudei de canal para ver um pouco de policial e desanuviar. No fundo, não me restava uma esperança fundada, mas às vezes, enquanto o diabo esfrega um olho… Regresso à transmissão da partida e noto – ou penso notar – que os jogadores leoninos vêm com um ânimo de antes quebrar que torcer. Boa, penso, atitude não lhes falta – o que lhes falta são golos...




Batendo-se com denodo e pundonor os leões não davam mostras de inferioridade perante os líderes do campeonato inglês. E de repente, o espanto: do meio-campo, aproveitando um ressalto da bola feito por Paulinho, Pedro Gonçalves entrou para a história do futebol português e quiçá para o europeu. Levantou a cabeça e percebeu que o guarda-redes do Arsenal, Aaron Ramsdale, estava adiantado em relação à baliza e aplicou um remate inacreditável que resultou num golo fantástico! Fenomenal! Estava feito o empate, Da partida e da eliminatória. Eu nem queria acreditar. Mas era mesmo assim.

 

Depois foi o arrastar dos noventa minutos mais uns quatro de ajuste e o resultado não se alterava. Eu sofria, nunca tendo pensado anteriormente que tal me aconteceria. Recorreu-se então ao prolongamento de mais trinta minutos e ninguém conseguia acertar nas balizas. Só restava a lotaria dos penaltis.

 


Cinco para cada lado como estipula a norma. Os quatro primeiros quer do lado do Arsenal – por sorteio o primeiro a rematar – quer do Sporting resultaram em golos. Porém ao quinto, Gabriel Martinelli atirou por forma a permitir a defesa de Adán! Que, de resto, tinha feito um jogo extraordinário defendendo tudo o que era possível e até o “impossível”… Faltava o quinto do Sporting. Eu já estava de pé quando Nuno Santos arrancou para a bola e com um chuto certeiro eliminou o Arsenal no Emirates Stadium! Hurra!  Ultra!! Como escreveu o “Mais futebol” há mais de vinte anos que os ingleses não ganham um troféu europeu.

 

Esta crónica foge ao habitual, mas o meu sportinguismo justifica a alteração. Pelo menos do meu ponto de vista, No momento em que escrevo este texto já se sabe que nas meias finais o Sporting irá defrontar a Juventus. Um novo desafio, um outro obstáculo que terá de ser ultrapassado se os leões quiserem chegar à final e – quem sabe, no desporto-rei tudo é possível? – ganhar a competição europeia.

 

Mas aqui entra um factor que não pode ser ignorado: as previsões. Ninguém – nem mesmo a Pitonisa de Delfos – se atreveria a antever o resultado registado no Emirates Stadium. As apostas iam todas no sentido da vitória do clube treinado por Mikel Arteta. Por isso, depois do empate em Alvalade (2-2), tudo se inclinava para um resultado na segunda mão que ditasse o afastamento dos lisboetas.

 

Ficou célebre nos anais do futebol a frase do jogador João Pinto do Futebol Clube do Porto quando lhe pediram para fazer uma previsão duma determinada partida. “Previsões.. só no fim do jogo…”

 

 

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Caríssimo Carlosamigo
      A resposta está dada ao comentário seguinte...
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  2. Descreves bem o sofrimento e a posterior alegria dos sportinguistas que tiveram coragem para ver o jogo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau caro Carlosamigo
      Foi uma noite para esquecer de princípio e de loucura depois. Até ia tendo uma borracheira de Ice Tea de pêssego sem açúcar!
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  3. E viva o Sporting…. E quem não é do Benfica,não é bom chefe de família, como se dizia no tempo da outra senhora. Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlosamigo
      Era mesmo assim que se dizia nesses tempos que se se viveram e que nao devem - e não podem! - voltar mais! Bem lebrado.
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  4. Correção: e quem é ou quem não é? Já não me lembro…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlosamigo
      A resposta que dei anteriormente mantem-se.
      Abração
      Henrique

      Eliminar
  5. Sendo um jogo, o futebol,
    Nem sempre é melhor que ganha
    E a vitória é uma façanha
    Efêmera como o arrebol
    Da manhã, pois sai o Sol
    E ilumina o outro lado
    Que se sentia apagado
    Pela derrota sofrida.
    É igual a própria vida
    Que entre subida e descida
    há um ponto de inflexão
    E o maior esforço é vão
    Para vencer uma partida.

    Aqui dis-se que o jogo é jogado como o peixe é pescado - um dia a sorte é do peixe que não mordeu a isca e o outro é do pescador. Abraço cordial. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Laertamigo
      Duas obsecrações:
      1) Um poema sobre o futebol é muito bem achado e u conseguiste fazê-lo com graça e substância. Tenho portanto de te felicitar pelo engenho e acho que o chamado desporto-rei ficou mais rico com a tua parti pação poética.
      2) A comparação entre o futebol e o peixe para mim é inédita. Muertos parabéns pela ideia!
      Abração
      Henrique .

      Eliminar
  6. Não era previsões, era prognósticos, FerreirAmigo.
    Não cites mal o grande capiton do Fêquêpê, carago!
    O Sporting é o Ruben Amorim e o Porto é o Sérgio Conceição.
    Dois treinadores que fazem omeletes deliciosas sem ovos.
    Ser treinador com os craques que o Guardiola tem até eu era.
    Estes é que são bons, não são os que têm três craques para cada posição.
    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Pedramigo
      Na generalidade estou de acordo com o que escreves. De resto o teu comentário diz bem do nível a que chegaram os treinadores portugueses o primeiro dos quais e lhes abriu as portas do Mundo futebolístico foi o Special One.
      Já no que concerne à comparação entre o Ruben Amorim e o Sérgio Conceição estou de acordo com o facto de serem excelentes técnicos fazendo (como disse o Otto Glória fazendo omeletes sem ovos, aliás ficou também nos anais do futebol outra frase: “o treinador quando perde é uma besta, quando ganha é bestial…”) com equipas sem “estrelas”.
      Já quanto ao procedimento social a diferença é abissal: enquanto o Ruben é o modelo de moderação nas declarações que faz, Conceição está nos antípodas, roçando a má educação – a “azia” como ele próprio diz…
      No final veremos os resultados alcançados a nível internacional. O FCP foi mais longe, O Sporting vai dando algumas alegrias como é o meu caso…
      擁抱 Abração
      恩里克 Henrique



      Eliminar
    2. Caro Pedramigo
      Por isso a Europa considerou-o o golo da semana!
      擁抱 Abração
      恩里克 Henrique

      Eliminar
  7. Espero poder escrever um post destes depois do nosso jogo com o Inter de Milão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica vai passar (eu sou portista).
      Porque é melhor.

      Eliminar
    2. Caro Trintinainamigo
      Não sou benfiquista - mas também espero que eles passem. E tenho uma certa fé que isso vai acontecer. Os vermelhos estão ua máquina!
      Abração
      Henrique

      Eliminar
    3. Caríssimo Pedramigo
      Ninguém é perfeito... Mas como já disse antes estou esperançado que o Benfica vai passar. O teu Porto é que não anda bem...
      擁抱 Abração
      恩里克 Henrique

      Eliminar
  8. Eu também previ uma chacina impiedosa.
    Mas, apesar de ser benfiquista, torci e sofri pelo Sporting.
    O golo do empate foi milimétrico. Ou antes, um palmo acima ou abaixo e não seria golo. Há horas de sorte, ainda que a mesma dê muito trabalho e astúcia.
    Que venha o próximo, pode ser que o prognóstico esteja de novo errado...
    No campeonato, com o empate de ontem entre o Braga e o FCP, o Sporting começa a ver uma luzinha no fundo do túnel. Quem sabe se o Sérgio Conceição não vai ficar ainda com mais azia...
    Boa semana, caro amigo Henrique.
    Um abraço.

    PS: o comentário imediatamente anterior desapareceu 2 minutos depois.

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Jaimamigo
    Finalmente apareceu o teu comentário; do anterior não vale a pena chorar sobre o que o depravado Blogger terá feito… O golo do Pedro Gonçalves, o Pote, teve alguma componente chamada sorte mas ela só surge a quem procura. De qualquer forma a Europa considerou o “golo da semana” e está tudo dito.
    Não sou anti benfiquista, bem pelo contrário e reconheço que este ano o Benfica tem uma equipa de se lhe tirar o chapéu! Vai ganha o campeonato tranquilamente e com toda a justiça pois é o melhor time. E espero que ultrapasse o Inter e que chegue à final da Champions. E aí tudo pode acontecer. Oxalá a sorte também esteja com ele!

    ResponderEliminar
  10. ADENDA
    Quanto ao Conceição as coisas parece serem no bastante complicadas. Não gosto dele principalmente das declarações que faz e da sua "famosa azia". Tem as costas quentes por Pinto da Costa que já veio dizer que o treinador tem contrato até 2024. Por vezes essas declarações são um par de patins...
    + um abração
    Henrique

    ResponderEliminar
  11. Pois, parabéns à equipa do Sporting!
    A esperança deve ser sempre a última a morrer :)

    ResponderEliminar