2016-12-21


Os Magos e o Menino

Antunes Ferreira


B
elchior virou-se para Baltazar do alto dos seus camelos e de Gaspar nada. E o gajo que tinha dito “vou ali num instantinho e volto já; tenho um amortecedor em baixo. Passámos agora mesmo por um palácio que até tinha uma  oficina na zona das lojas” E logo lhe respondera o Baltazar. “Ó pá despacha-te, temos de chegar a horas, a Maria ainda tem o Menino e nós sem estarmos lá. Pior, Ele ainda vai para a tropa e nós aqui parados à espera dum amortecedor se calhar com IVA. Podíamos ter vindo de
...e até com sidecar
Vespa e já tínhamos chegado!” E o Belchior “até com sidecar."



O


s Magos não eram magos coisíssima nenhuma. Aliás até tinham fácies de políticos, o que era uma pouca sorte para eles, magos. Havia até quem dissesse que seriam mentirosos. Homens a esforçar-se para salvar a Pária e a Pátria não queria ser salva. Só desgraças…Quando muito seriam astrónomos, dedicavam-se a olhar para as estrelas através de um telescópio rudimentar importado de um zigurate mesopotâmico gerido por um tal Zoroastro de quem diziam que Jesus Cristo seria um plagiador. É claro, só muito mais tarde apareceria a Associação Portuguesa de Escritores, APE, mas com âmbito só para Portugal, que muito justamente odiava e perseguia os plágios.



F
ossem eles magos, e nem chegariam aos calcanhares do Harry Potter e não se importavam nada com isso. De resto este último nem sequer ainda fora inventado, muito menos os seus livros. Já no que toca à Maga Patalójica
Harry Potter


nem é bom falar. Só o Mister Walt Disney se lembraria de criar uma tal pata que habitualmente contracenava com a Madame Min, cada uma delas procurando o feiço para roubar os triliões o tio Patinhas Neste particular não passariam de meros estagiários de ajudantes de auxiliares de praticantes. E a Maya? Era só revistas e cartas de adivinhação… E televisão e até cinema. Adiante, que se fazia tarde.



B
elchior de mão em pala sobre os olhos ”ó Baltasar, lá vem ele e o camelo vem fino, já dever comprado um novo amortecedor” E outro king que obviamente era preto “comprar, ele, Gaspar?; o que ele sabe fazer é roubar as massas a todos incluindo aos reformados…” O homem chegou com a coroa à banda e explicou que o dono do castelo e por inerência da oficina também era um rei e, por acaso um gajo porreiro.




E
 foi explicando que o monarca de seu nome Herodes,  para além de lhe oferecer o amortecedor ainda o convidara para beber uns copos. E quando ele lhe dissera que iam adorar um Menino que tinha nascido e ia ser o rei de todos os judeus e arredores, lhe pedira que, quando voltasse juntamente com os compinchas lhe indicasse onde poderia ele, Herodes, ir também em adoração. Comentou o Belchior: “já ouvi falar desse Herodes, tem uma fama tramada, por isso ou te calas ou te f…ou podes passar por lélé da cuca.
A companhia de Jesus...



F

oram seguindo viagem até que encontraram s pastorinhos que além das suas ovelhas venciam em part time sprays de neve artificial pois na Judeia fazia um calor do caraças e os presépios são sempre nevados. Lá compraram uns quantos e chegados à cabana viram o Menino deitado numa manjedoura ladeado por um burro e uma vaca. Não se contiveram e o king Gaspar, coçando a carapinha, comentou em voz alta “E é isto a companhia de Jesus…” Até hoje, para atem de cada Natal, os jesuítas continuam a não gostar do dito…


47 comentários:

  1. Gosto do seu jeito de escrever e descrever ... atualizado e com humor!!!
    Festas bem felizes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gracinhamiga (II)

      Muito obrigado e Bom Natal. Para o ano novo ver-se-á...

      Qjs do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Caro Gomesamigo

      Nesta altura do ano tenho de retribuir: Bom Natal para ti e para a tua Família

      Abç do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  3. A desconstrução pura e dura do mito dos Reis Magos... Ai, ai, Henriquamigo, quando morreres, vais direto para o inferno.... (e eu também....)

    Beijinhos e Bom Natal - com ou sem kings e assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gracinhamiga

      Poizé, os "Reis Magos" só valem em Espanha pois é no dia "deles" que se trocam as prendas. Aliás, das três tradicionais - outra fricção, oops ficção - a única que hoje ainda conta, e de que maneira, é o oiro...

      O inverno, digo, inferno é na terra (e o outro também...) e, pelo que dizes, se ele existisse, lá nos encontraríamos...

      Bom Natal em Leiria, bjs da Raquel e qjs do Leãozão e, pelo andar da carruagem, o que for suará e soará... em Belém cá da terra

      Eliminar
  4. Pronto!! O prometido é devido e às vezes de vidro, HenriquAmigo.
    Esta história, quase que me fez partir os óculos, quando cabeceei e bati com a cabeça no teclado do PC.
    Tivesses tu, meu grande amigo e inspirado escritor, feito a história girar à volta de uma certa Engenhoca, vulgo geringonça, construída segundo os mais altos padrões da actualidade actual, e outros Magos cantariam.

    Não te ofendas, Henrique, estou a brincar. Quisera eu, ter uma milésima parte do teu talento para a escrita...e, paciência, que é coisa que faz muita falta a quem escreve.
    Termino, com desejos sinceros de muita saúde, paz e alegria.

    Beijinhos, felizes festas natalícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Janitamiga

      Nunca pensei fazer sono a ninguém. Chatear sim, mas adormecer - nem pó; vá lá safaram-se os óculos e o teclado e, claro o mais importante, a cabeça :-))))

      Sento-me digo, sinto-me envergonhado com essa do insigne escritor. E lembre-me logo dum episódio que se passou com o meu primo Perfeito quando ele ia partir para Vila Velha de Freixieiro. Eu disse-lhe: "Adeus ó insigne viajante; aqui fio eu, o insignificante..." Esta é mais velha do que o...

      Não gosto da palavra geringonça - mas gosto (quase tudo) do que que o governo Costa está a fazer.

      E pronto. Uma milésima? Escrever como disse o meu Amigo Mário Zambujal é dois por cento de inspiração e 98 por cento de transpiração.

      Bom Natal para ti e para a tua Família com muita saúde, muita paz e muito amor

      Bjs da Raquel e qjs do Henrique, o Leãozão

      Uma nota de rodamão, oops,rodapé: Sabes, minha querida, que também adoro brincar e igualmente adoro que brinquem comigo. Se assim não for como poderemos suportar o raio de vida em que vamos sobrevivendo. Gostarei de ter a tua resposta a esta nota. Obrigado

      Eliminar
  5. HenriquAmigo
    Gostei desta história dos gays Magos. Agora resta-me desejar-te que não te atrases para o Natal e o possas desfrutar na plenitude na companhia dos teus.
    Um grande e fraterno abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Carlinhosamigo

    Alto lá! Achtung! Eu não escrevi que os gajos eram gays só escrevi que eram falsos Reis ou como dizem os brasucas eram reis fajutos. Mas, se mesmo assim gostaste, já ganhei o dia pois vieste até cá...

    A Raquel está preparar tudo para o Natal. No Sábado teremos cá em casa 23 bicos e no Domingo 19. Na segunda-feira, que é, como sabes o 53º aniversário do nosso casório amos almoçar fora. Já basta.

    Feliz Natal com muita saúde, paz e amor

    Bjs da Raquel abç do Henrique, o Leãozão (safei-me... em Belém)

    ResponderEliminar
  7. E queríamos nós milagres quando tivemos um Gaspar nas Finanças com um homónimo destes... =P Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Lápisamigo

      Poizé, estou inteiramente de acordo contigo. E, para rimar de novo, e mais não digo...

      Abç do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  8. Olá, querido amigo, venho desejar a você, Raquel, filhos e netos uma noite linda, com paz e amor, e para 2017, mais alegria, principalmente paciência com a política portuguesa, bem melhor do que a nossa! Aqui estamos em período de LavaJato, banhando nosso país para que volte a ter honra e vergonha. Estamos em luta constante, alerta máximo! Juiz Moro em cima deles, Polícia Federal, povo nas ruas... e outras cositas más!
    Beijos e queijos para todos!
    Taís e Pedro Luso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taisamiga

      Os votos que nos envias são retribuídos com a mesma amizade, saúde amor e paciência com a política portuguesa que o mesmo é dizer com a brasileira. Talvez a nossa seja, como dizes, m pouquinho melhor do que a vossa. Pelo menos este Governo está tentando endireitar todo o torto que o anterior fez.

      Mas, hoje, resta preparar-nos para passar um bom Natal...

      Bjs da Raquel, qjs do Henrique e abç para o Pedro e para toda a família

      Eliminar
  9. Muito bom!


    Que o este Natal seja de: Paz...Amor...harmonia, no aconchego familiar, sem entrarmos em exageros...Principalmente, que tenhamos saúde. Extensivo aos vossos familiares e amigos.
    Que todo o Mundo tenha direito ao Natal... BOAS FESTAS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cidáliamiga

      Muito obrigado.

      Saúde, paz, amizade e alegria na família para ti e toda a tua família. Oxalá o Mundo tenha direito ao Natal e ganhe juízo

      Qjs do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  10. Feliz Natal!
    beijinhos para o dono da Travessa e para a Raquel
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gabrielamiga

      Bom Natal para ti e para os teus.

      Bjs da Raquel e qjs do "Dono" da NOSSA TRAVESSA :-))))

      Eliminar
  11. AmigoHenrique, depois de fazer uma catrefada de azevias vim um pouco ao computador e dou com este teu texto e até me dói a barriga de tanto rir. Só tu mesmo para mudares o Natal. É que assim tem outro encanto. Desejo-te um Natal muito Feliz com muita saúde, paz e muito amor junto de quem mais amas. Beijos com muito carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosa-brancamiga

      Este Natal comi muito pouco pois estou com falta de apetite; e não estou brincar, estou a falar a sério. Tivemos muita gente no dia 24 mais gente hoje, 25. A Raquel está cansadíssima. Foi assim o nosso Natal.

      Que tenha corrido muito bem para ti e para os teus.

      Qjs do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  12. Diverti-me imenso, afilhado.
    Estava bem precisada e creio que muitos também estão.
    Agradeço a generosa partilha.
    Tem um Bom Natal com muitos mimos, carinhos e docinhos...
    Que o Ano Novo seja melhor do que este, velho, velho... Para esquecer!
    Abraços e beijinhos para ti e Raquel. Muitos.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida madrinhamiga

      A resposta anterior aplica-se-te também. para mim foi um Natal meio chocho - as notícias do meu irmão não são boas e o Miguel continua desempregado.

      No resto foi mais ou menos o habitual. Já chega: estou farto de Natais e desejoso que termine este desgraçado ano que devia ter terminado a 1 de Janeiro de 2016. Desculpa-me o desabafo...

      Bjs da Raquel e qjs do afilhado Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  13. Boas Festas caríssimo amigo.

    Anda coxo o nosso Leão... melhorara em breve!

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Caro Contamigo

    Pelas respostas dadas podes ver que estou um pouco em baixo - aliás como o nosso leão... Oxalá melhorem: o leão e eu

    Abç do Henrique, o Leãozão

    ResponderEliminar
  15. Felices fiestas.
    Gracias por pasar por mi blog.
    Es de agradecer.
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Annamiga

      Fiestas felices

      Muchas gracias por tus palabras y Voy a visitarle unos de estes dias

      qjs de Henrique o Leãozão

      Eliminar
  16. Festas Felizes. Tinha lido e rido e esqueci-me de comentar. Mas como sei que és um homem de coração grande...
    Grande abraço e votos de saúde (o melhor activo que se pode ter em carteira, mas muito volátil) para ti e família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Agostinhamigo (II)

      As festas possíveis. Ainda bem que tens desfrutadado dos textos malucos que escrevo.

      Obrigado também pelos votos de saúde um tanto abalada psicologicamente por estes dias

      Abç da ti e toda a tua família do Henrique o Leãozão

      Eliminar
  17. Festas Felizes. Tinha lido e rido e esqueci-me de comentar. Mas como sei que és um homem de coração grande...
    Grande abraço e votos de saúde (o melhor activo que se pode ter em carteira, mas muito volátil) para ti e família.

    ResponderEliminar
  18. Feliz ano de 2017 com a concretização de todos os sonhos.
    AG

    ResponderEliminar
  19. Caro Gomesamigo

    Retribuo o voto e muito obrigado

    Abç do Henrique o Leãozão

    ResponderEliminar
  20. Um grande abraço natalício (festejamos hoje o segundo dia de Natal) e os meus votos de que tenhas um NOVO ANO FELIZ e tudo de bom para ti e para a tua família, Leãozão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresinhamiga

      Muito obrigado pelos teus votos que retribuo. Mas tenho uma coisa muito importante que te vou mandar por imeile

      Qjs do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  21. Continuação de Boas Festas
    Feliz ANO NOVO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manuelamiga

      Muito obrigado pelos desejos que te retribuo

      Qjs do Henrique o Leãozão

      Eliminar
  22. É impossível resistir à boa disposição com que escreves...
    Desejo que o teu ano de 2017 traga tudo o que mais queres para ti e para todos os que amas.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gracitamiga

      Muito obrigado; estragas-me com mimos.

      Oxalá 2017 seja "menos mau" do que este 2016

      Qjs do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  23. Olá, Henrique
    Para corresponder ao teu pedido, eis-me aqui, após leitura atenta desta passagem, camuflada de história,mas sempre cheia de graça.
    O certo é que, mesmo sem me pedires, tenho deixado vários comentários em alguns dos teus interessantes apontamentos.Espero que os tenhas lido.
    Um abraço
    Beatriz
    VIDA E PENSAMENTOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Beatrizamiga

      Com pedidos ou sem pedidos, como comentários ou sem eles, o que interessa é que estás aqui - e a comentar. Isso, para mim, é o mais importante. Muito obrigado

      Qjs do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  24. Uma história engraçada e bem contada. Que eu já tinha ouvido, mas em versões diferentes... ainda que sem ouro, incenso ou mirra...
    Os meus sinceros votos de um FELIZ 2017, caro amigo Henrique.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jaimamigo

      Cada vez é mais difícil encontrar temas inéditos. O "segredo" (se é que o é...) está na maneira de os embrulhar em papéis mais ou menos coloridos - como os "rabuçados...

      Votos recebidos e retribuídos

      Abç do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  25. Henriquamigo:
    Com Magos destes não admira a vaca e o burro a fazerem companhia ao menino.
    Felizmente que o Natal já passou, agora só me resta desejar-lhe uma boa entrada em 2017, se possível deixando para trás tudo de menos bom que aconteceu em 2016.

    Um beijinho à amiga Raquel e para si um abraço muito especial de amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fernandinhamiga

      :-)))))))))))))))))))))))))))))))))))) Mas os jesuítas...

      Bjs da Raquel e qjs do Henrique, o Leãozão para ti minha querida Amiga

      Eliminar
  26. Mas tu embrulhas muito bem e, afinal, já quase ninguém inventa nada... E, Os que o fazem, nem sempre são bem pagos por isso...
    Aproveito para renovar os meus sinceros votos de um FELIZ ANO NOVO, extensivo aos teus familiares, caro amigo Henrique.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jaimamigo

      Já houve grandes superfícies que me quiseram contratar para embrulhar prendas de Natal... Mas, eu recusei - cansa muito.. :-))

      muito obrigado e para ti teus também

      Abç do Henrique, o Leãozão

      Eliminar
  27. Amigo Henrique
    O teu sentido de humor continua a atrair-me até ao teu blog.
    Volta depressa.
    Muita saúde.
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar